segunda-feira, 29 de março de 2010

Tecnologia de ponta do HCOR chega às ambulâncias do SAMU da Bahia

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com o Ministério da Saúde, realiza hoje (29) e amanhã (30), no SAMU Metropolitano de Salvador, a implantação da telemedicina em todas as ambulâncias de Unidades de Suporte Avançado (USA), dos SAMU 192, da Bahia. Além disso, estão sendo treinados 200 profissionais (médicos e enfermeiros) de 22 municípios. O projeto piloto do Ministério da Saúde é uma parceria com o Hospital do Coração (HCor), que detém a tecnologia digital, e faz parte da iniciativa Hospitais de Excelência a serviço do SUS, lançado pelo governo federal em 2008.

Cada ambulância do SAMU será equipada com um pequeno aparelho chamado tele-eletrocardiógrafo digital portátil, capaz de transmitir o eletrocardiograma via telefonia celular ou mesmo por telefone fixo. O exame, realizado no paciente em sua residência ou na ambulância, é transmitido para a internet e analisado na Central de Telemedicina do Hospital do Coração (HCor), e o laudo retorna para a ambulância de origem. Todo esse processo dura, em média, cinco minutos.

A central dispõe de 16 médicos para a leitura dos eletrocardiogramas do SAMU, 24 horas por dia. Além disso, o médico que está atendendo o paciente pode discutir o caso com os especialistas de apoio no HCor. O trabalho é realizado diariamente em tempo real. De acordo com o coordenador de Urgência e Emergência da Sesab, Paulo de Tarso, os benefícios diretos dessa tecnologia são a redução do tempo de atendimento, análise mais apurada do quadro do paciente e a realização de uma triagem ainda na casa da pessoa ou na ambulância, para o encaminhamento mais ágil ao chegar a um hospital.

"O serviço, também, vai melhorar a gestão do atendimento na rede hospitalar do SUS", explicou Paulo de Tarso, acrescentando que muitos pacientes que apresentam dor no peito não têm necessariamente doença cardiovascular ou não precisam ser internados. "Nos Estados Unidos, a ausência de triagem correta é responsável por cerca de cinco a oito bilhões de dólares de gastos desnecessários por ano e, o diagnóstico eficiente pode evitar que essas pessoas sejam hospitalizadas desnecessariamente", finalizou o coordenador.

Na Bahia, 200 profissionais (médicos e enfermeiros) estão sendo capacitados, além de receberem os equipamentos para equiparem as USAs dos municípios de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Juazeiro, Camaçari, Jequié, Alagoinhas, Eunápolis, Vera Cruz, Lauro de Freitas, Ilhéus, Porto Seguro, Senhor do Bonfim, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitoria, Guanambi, Paulo Afonso, Simões Filho, Madre de Deus, São Francisco do Conde e Candeias.

Pesquisa inédita

O sistema Tele-Eletrocardiografia digital faz parte do projeto Hospitais de Excelência a Serviço do SUS. É uma parceria firmada em 2008 entre o Ministério da Saúde e seis hospitais de referência para humanizar e melhorar o atendimento aos pacientes do SUS. O convênio com esses hospitais envolve a aquisição de novas tecnologias, capacitação profissional, pesquisas e consultorias na área de gestão com a cooperação de hospitais do país de reconhecimento nacional e internacional. A parceria prevê o desenvolvimento de 114 projetos em três anos.

O Sistema Tele-eletrocardiografia digital vai permitir ainda a produção de uma pesquisa inédita no país. Com as informações registradas nos computadores centrais do sistema, será possível levantar dados sobre o tempo de atendimento dos pacientes, número real de casos, gravidade das doenças e impacto na redução das complicações clínicas e da segunda opinião de especialistas. O estudo será coordenado pelo HCor e deve começar ainda neste semestre. A previsão é que os primeiros dados sejam divulgados no segundo semestre deste ano.

fonte: www.saude.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário