quinta-feira, 11 de março de 2010

MS lança Manual de Comunicação para emergências de saúde pública

Com o objetivo de estabelecer uma comunicação mais eficaz e melhorar o relacionamento com a mídia em situações de crise, o Ministério da Saúde (MS), a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), reuniram nesta quarta-feira (10), em Brasília-DF, os assessores de comunicação das secretarias estaduais da saúde de todo o País para o lançamento do manual de Comunicação Eficaz com a Mídia Durante Emergências de Saúde Pública. Esta obra foi elaborada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde, cuidou de traduzir para o idioma português, diagramar e imprimir. Inicialmente, foram produzidos mil exemplares e o público alvo para a distribuição são os profissionais de comunicação de instituições de saúde pública, porta-vozes e gestores.

O evento contou com as presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do ministro da secretaria de Comunicação, Flanklin Martins, do secretário de vigilância em Saúde, Gerson Penna, a presidente do Conass. Beatriz Dobashi, além de representantes do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e Organização Panamericana de Saúde (OPAS), técnicos do MS e Conass. Na sua fala, Franklin Martins destacou a importância do manual para se estabelecer uma comunicação eficaz diante das questões emergenciais de saúde. Para ele esta publicação é uma ferramenta fundamental e estratégica para otimizar resultado.

Na avaliação do secretário de vigilância em Saúde do MS, Gerson Penna, é necessário aperfeiçoar as técnicas de comunicação, objetivando atingir formadores de opinião, especialistas e principalmente para a população sobre as ações de prevenção de doenças, "é preciso estabelecer uma sintonia entre a saúde e a sociedade por meio da comunicação, porque é com esse instrumento que poderemos garantir mais prevenção" reconheceu. No evento, Penna apresentou o plano de comunicação e as estratégias do MS para o enfrentamento da Influenza H1N1.

Para José Gomes Temporão é preciso convencer a população a partir de uma relação diária com os cidadãos. Ao se referir sobre a campanha de vacinação para o H1N1, ele afirmou se tratar de uma uma mega operação, pois vai atingir mais de 90 milhões de brasileiros, e que irá exigir de todos os gestores um diálogo mais freqüente com a população. "Precisamos passar com a maior clareza possível a necessidade de reafirmar nossas mensagens nesse universo da comunicação", destacou.

Beatriz Dobashi, ressaltou a importância da solidariedade como aspecto fundamental para o sucesso de qualquer ação em Saúde. Ela citou o exemplo da campanha de vacinação da rubéola, que vacinou 70 milhões de pessoas, contando sempre com o auxílio de diversos setores da sociedade e, principalmente com a colaboração do cidadão comum, "para isso é imperativo contar com um processo de comunicação eficaz e eficiente, como parte de uma grande estratégia".

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