sexta-feira, 9 de julho de 2010

HGVC amplia em 155% número de procedimentos cirúrgicos



W.O.S, de apenas 15 anos, passou por cirurgia de aneurisma nesta quarta-feira (30), e encontra-se na UTI II, em estado estável.



O Hospital Geral de Vitória da Conquista deu um salto em sua produtividade, principalmente na qualidade e quantidade de cirurgias realizadas. Os números, a cada mês, são superados em percentuais muito satisfatórios, garantindo resolutividade, diminuindo a fila de espera, permitindo, enfim, que a população seja beneficiada conforme as diretrizes do SUS.

Analisando os números do ano de 2006 e os semestres de 2009 e 2010, ficou comprovado que o HGVC vem aumentando a sua eficácia e eficiência, garantindo rotatividade dos leitos, resultante de ações promovidas pela diretoria da unidade em parceria com a equipe médica, funcionários dos setores e com o apoio das secretarias da Saúde do Estado (Sesab) e Municipal de Saúde de Vitória da Conquista.

Aliado a este fato, a direção do HGVC lembra que tudo está sendo possível graças aos equipamentos e profissionais de ponta disponibilizados pelo Governo do Estado. "Viabilizamos a realização de procedimentos inéditos nos últimos meses. Com a aquisição, principalmente do arco cirúrgico e do microscópio cirúrgico, hoje é possível tratamentos de tumor cerebral, tumor medular, cirurgia de nervos periféricos, aneurisma e artrodese (cirurgia de coluna vertebral - traumatismo raquimedular e doença degenerativa da coluna vertebral) dentre outros procedimentos", comenta Gerardo Júnior, diretor geral da unidade.

Em pouco mais de 60 dias, após a implantação de cirurgias neurológicas de alta complexidade no HGVC, 30 procedimentos cirúrgicos (aneurismas e TRM) foram realizados, diminuindo os desgastes dos pacientes e familiares que antes se deslocavam para Salvador ou outro centro especializado.

Atualmente, o centro cirúrgico do HGVC mantém escalas completas de todas as especialidades, estoque de sangue sempre disponibilizado, além de a manutenção contínua do material de centro cirúrgico. E agora, a partir deste mês, serão implantados os serviços de cirurgias pediátrica e urológica. "Enfatizamos o grande esforço da Sesab para com a região sudoeste, pois ressaltamos que os dois únicos cirurgiões pediátricos existentes em nossa região foram contratados para trabalharem no HGVC. A cada dia nosso atendimento cresce com qualidade", lembra Gerardo Junior.

Comparados os números de procedimentos em maio de 2006 (128) da gestão do governo passado e maio de 2010 (402), o HGVC teve um aumento de 314% em relação a 2006 e de 135% a maio (299) de 2009. Já em 2010, o número de procedimentos saltou de 258, em janeiro, para 402, já revelados, em maio, atingindo um aumento de 155%. Em relação a 2006, quando foram feitos 1.559 cirurgias, os dados revelam uma grande diferença com os 1.553 procedimentos em apenas cinco meses de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário