sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

HGVC na campanha para doação de medula óssea



A doação de medula óssea é um ato de solidariedade e pode salvar a vida de muitos pacientes que tem o transplante como única chance de cura. Por conta disso, a equipe de Hematologia e Hemoterapia da Bahia/Hemoba, unidade em funcionamento no Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC, realiza o cadastro de doadores voluntários e, em seguida, coleta uma amostra de 5 ml de sangue, afim de verificar a compatibilidade.

O sangue coletado é armazenado e enviado, junto com os dados do doador, para o hemocentro do estado,com sede em Salvador. Posteriormente, é realizado um cruzamento dessas informações com os dados das pessoas que estão necessitando de transplante. Caso seja constatado a compatibilidade com um paciente, o doador é informado para que compareça na unidade para exames complementares e para realizar a doação. A chance de compatibilidade é de 30% para irmãos de mesma filiação e de 1 para cada 100.000, chegando a 1 para cada 1.000.000 de pessoas.

No perído de 26 de julho a 31 de dezembro de 2010, foram realizados 424 cadastros na Hemoba do HGVC. A equipe do local prioriza não só a captação, mas também a informação sobre a doação de medula óssea. "No ano passado, fizemos diversos trabalhos sociais, participamos de feiras nas universidades, faculdades e escolas de Conquista, além de utilizar as mídias sociais. Esse trabalho de divulgação nos ajudou bastante, pois em pouco tempo conseguimos um número satisfatório de doadores para apenas um semestre", afirma contente a assistente social da Hemoba, Elianna Tavares.

Para ser um doador basta ter entre 18 e 55 anos, boas condições de saúde, preencher um formulário e realizar a coleta para o teste de compatibilidade. Vale ressaltar que doadores de sangue também podem fazer o cadastro para ser um doador de medula óssea. O horário de atendimento é das 7h às 11h.

O processo de transplante da medula óssea é bem simples: o paciente recebe, por meio de transfusão de sangue, a medula doada. A partir da segunda semana, o paciente já estará produzindo novas células. É um processo tranquilo e de fundamental importância para quem recebe.

O cadastro de doadores de medula óssea continua. Em 2011, a unidade da Hemoba do HGVC já contabiliza 11 novos doadores cadastrados. "Iremos trabalhar para que esse ano possamos conseguir um maior número de cadastros de doadores e, consequentemente, possamos salvar mais vidas", diz a assistente social. Quanto mais pessoas estiverem inscritas no programa, mais fácil será encontrar um doador compatível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário