Mais de 65 profissionais de enfermagem do Hospital Geral de Vitória da Conquista passaram por recente capacitação para adequação aos novos protocolos, que vão auxiliar na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), uma normatização observada pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/Ba 007), obrigatória nas instituições de saúde no âmbito do Estado da Bahia.
segunda-feira, 28 de maio de 2012
HGVC implementa Sistematização da Assitência de Enfermagem
SIAST realiza ação de combate â Dengue no HGVC
Implantado recentemente no Hospital Geral de Vitória da Conquista, o Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (SIAST), deu início a seu trabalho com importante ação integrada com a Secretaria de Saúde do Município, na luta contra o mosquito transmissor da dengue, promovendo uma série de medidas preventivas.
Para se manter livre da circulação do mosquito, o SIAST realizou, em todo o hospital (área interna e externa), uma inspeção técnica, com o objetivo de garantir a prevalência das medidas de proteção contra o Aedes aegypt e o tratamento predial do HGVC, realizado pelo Centro de Combate a Endemias, que consistiu na inspeção de todos os reservatórios de água do HGVC. Em seguida, foi feita a pulverização da área externa do HGVC, visando o combate ao Aedes aegypti na fase adulta, quando a fêmea transmite o vírus da dengue.
sexta-feira, 25 de maio de 2012
HGVC implanta serviço odontológico em UTI
Reunião da diretoria define detalhes do novo serviço |
O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) será um dos primeiros hospitais da Bahia a implantar o serviço de higiene bucal dos pacientes internados em UTI, garantindo a descontaminação oral dos pacientes sob cuidados intensivos, com o objetivo de reduzir o risco de infecção, tempo de internação, e custos com o usuário, além de aumentar a rotatividade e produtividade da unidade.
Os pacientes serão avaliados por cirurgiões dentistas, sendo observados o índice de cáries, processos inflamatórios, abcessos e outros problemas orais que aumentam o risco do interno. Estes cuidados serão maiores nos pacientes cuja respiração só é possível com auxílio de ventilação mecânica, que acabam retendo em maior escala a quantidade de resíduos na placa dentária.
Ondontóloga apresenta kit de higiene oral que será utilizado |
"Identificadas as patologias, cada paciente receberá tratamento geral, com utilização de antissépticos e intervenções cirúrgicas, procedimentos que vão evitar a retenção de resíduos, de forma a garantir a saúde bucal destes pacientes", explicou a cirurgiã dentista Rita de Cássia Dias Viana Andrade, responsável pelos serviços no HGVC.
O protocolo de higienização bucal do HGVC passa pelo estudo do prontuário com auxílio do médico responsável, avaliação física do paciente e elaboração de proposta individualizada. Prevê ainda três ou quatro escovações diárias, uso de antissépticos, raspador de língua ou limpeza com gaze e fio dental.
O programa odontológico é um serviço de prevenção de doenças respiratórias, sobretudo a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV), infecção mais frequente em UTIs, diretamente ligada à saúde bucal. Os tratamentos previstos eliminam a colonização de microorganismos respiratórios patogênicos, que poderia conduzir o paciente de alto risco a problemas respiratórios, que podem levar à PAV.
Para Sandro Bahia, supervisor médico do HGVC, o serviço vai somar positivamente para a recuperação do paciente. "A saúde bucal é muito importante, pois reduz incidência de infecções, principalmente pneumonias em pacientes críticos, que são a principal causa de sepsse nesse ambiente hospitalar. Com isso, reduz necessidade de uso de antibióticos, número de dias em ventilação mecânica, permanência na UTI, custo e mortalidade", explicou.
Segundo o diretor geral Gerardo Junior, o HGVC tem dado importantes contribuições nos serviços de saúde à população conquistense e regional, ampliando o número de serviços, resultado de política de descentralização da saúde implementados pelo governo do Estado e Sesab, e ainda dos esforços da diretoria no sentido de atender a grande demanda regional e do norte de Minas Gerais. "Cada serviço que agregamos ao HGVC é motivo de orgulho e de satisfação por poder ajudar na recuperação dos nossos usuários. O serviço odontológico é um grande avanço, pioneiro na Bahia e quem sabe no Nordeste, e sem dúvida vai contribuir muito no tratamento dos internos das UTIs", finalizou.
segunda-feira, 21 de maio de 2012
HGVC realiza seminário para efetivação do NUGTES
O Hospital Geral de Vitória da Conquista reuniu, em oficina
realizada recentemente, a equipe da unidade que estará à frente do Núcleo de
Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (NUGTES), que consiste na união de todos
os setores que de alguma forma gerem ou promovam a melhoria das condições de
trabalho e desenvolvimento de pessoas.
Na oficina de implementação do NUGTES do HGVC foi discutida a
implantação do colegiado de gestão, dispositivo fundamental de gestão que propõe
viabilizar a participação dos trabalhadores através do estímulo ao protagonismo
dos sujeitos, a co-gestão e valorização do trabalho e do trabalhador em saúde.
Segundo a secretária técnica da direção geral, Milena Andrade,
o primeiro passo foi a realização de um planejamento com todos os setores
envolvidos, quando se estabeleceu a comissão de trabalho que se reunirá
quinzenalmente, às sextas feiras, para definição de agenda de trabalho. "O
objetivo é a elaboração do planejamento coletivo e integrado do núcleo, como
forma de fortalecer a Gestão do Processo de Trabalho do HGVC, compartilhando as
responsabilidades e decisões, além de superar as fragmentações das ações do
trabalho desenvolvido na unidade hospitalar", afirmou.
"A vantagem que traz aos servidores é que trabalharemos em
conjunto, não mais isoladamente. Desta forma, teremos uma visão mais ampliada
das necessidades reais de cada setor, para assim planejarmos de forma mais
eficiente, soluções para cada situação", explicou Eliude Tanan, diretora de
Recursos Humanos do HGVC. "Tanto na área da educação continuada, como nas ações
de promoção à saúde, vamos buscar motivação e melhores condições de trabalho,
entre outras ações que visem a qualidade de vida dos servidores", concluiu.
Participaram da oficina representantes da direção
Administrativa, Recursos Humanos e Setor Pessoal, coordenação de enfermagem,
Núcleo de Educação Permanente, Ouvidoria, Humanização, Acolhimento, Assesssoria
de Comunicação e o SIAST/Saúde Ocupacional. "Esta participação ampliada faz
valer a idéia de gestão compartilhada, com a participação efetiva de setores
estratégicos em uma metodologia de trabalho voltada para a qualificação técnica
e saúde dos nossos servidores", avaliou o diretor administrativo, Rudolf
Bauer.
quinta-feira, 17 de maio de 2012
HGVC realiza eleição da Comissão de Ética e Enfermagem
A Diretoria de Enfermagem do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) realizará no próximo 31 de maio o processo eleitoral para formação da Comissão de Ética de Enfermagem (CEE), órgão representativo dos conselhos regionais junto à instituições de saúde, com funções educativas, consultivas e fiscalizadoras do exercício profissional e ético dos profissionais de Enfermagem.
Todos os profissionais efetivos de Enfermagem do HGVC puderam inscrever-se como candidatos, desde que obedecessem critérios como mínimo dois anos de inscrição definitiva e estarem em dia com suas obrigações junto ao Conselho Regional de Enfermagem (COREN-BA).
A CEE será composta por cinco membros titulares e respectivos suplentes, sendo três Enfermeiros e dois Técnicos ou Auxiliares de Enfermagem. Os candidatos eleitos terão na sua escala de trabalho horas dispensadas para o trabalho da CEE acordadas com a diretoria de enfermagem de acordo com as necessidades de funcionamento da comissão. O processo eleitoral ocorrerá das 08 às 20 horas, nas dependências do hospital mediante eleição direta e por votação secreta e direta.
Conheça os candidatos
quinta-feira, 10 de maio de 2012
Sesab entrega mais uma ambulância nova ao HGVC
O Hospital Geral de Vitória da Conquista foi contemplado com uma ambulância básica nova. Esta é a segunda entregue entre 2011 e 2012, sendo um investimento da ordem de R$56,660. Com isso, a frota do HGVC passa para oito veículos que ajudam nos serviços operacionais e assistenciais da unidade, facilitando o fluxo de demandas da rotina, afirmou o coordenador de Transportes, Joás Magalhães. "A chegada de mais uma ambulância vai contribuir diretamente para a melhoria dos trabalhos e faz parte de uma antiga solicitação da unidade, que foi atendida com esta ambulância e outra do mesmo modelo enviada recentemente", explicou Joás.
Segundo o diretor geral Gerardo Junior, ao longo dos últimos anos, muitas demandas foram solicitadas aos vários setores da Sesab, "e aos poucos, com o apoio do secretário Jorge Solla, estes equipamentos vem chegando cada vez mais ao HGVC", avaliou. Gerardo lembra que a unidade hoje atua realizando procedimentos complexos e cirurgias que só poderiam ser tratadas em Salvador ou outro centro. "Crescemos com qualidade todos os serviços e tipos de procedimentos cirúrgicos no HGVC e esta nova ambulância nos ajudará em muito nas transferências, quando necessário, de pacientes estáveis que é a nossa maior necessidade", concluiu.
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Projeto leva contação de histórias e diversão para crianças do HGVC
Segundo Thais Lebrão, o objetivo é desenvolver atividades lúdicas para que sejam minimizados os efeitos do processo de internação sofrido pelas crianças em estadia no hospital. “Com este momento acreditamos na recuperação mais rápida destas crianças, oferecendo alegria e interação durante o período de internação, com contos infantis, brincadeiras, histórias, fotografias e fazendo com que elas façam parte deste cenário de diversão”, acrescentou a estudante.
As crianças se enfeitaram com máscaras e mergulharam no universo literário e lúdico, animados pelo Grupo Girassóis Contadores de Histórias, formado por animadores culturais, pedagogos, psicopedagogos, estudantes de Psicologia, Direito e Educação Física, empresários, publicitários e contadores de estórias que atuam, voluntariamente, em hospitais e casa de apoio às crianças em tratamento, utilizando a literatura infantil e histórias bíblicas para alegrar a garotada.
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Cihdott/OPO realizam 26ª captação no HGVC
A Cihdott/Organização de Procura de Órgãos – OPO, do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) conseguiu nesta quarta-feira (3), a 26ª captação de órgãos. O procedimento, que durou 3h, foi feito por uma equipe de Salvador, quando foram retirados coração, rins e tecidos (córneas) de uma criança de dois anos de idade, que vão beneficiar ao menos oito crianças da mesma idade, que aguardam na fila de espera.
Os pais, Márcia Cardoso (34), contadora e o pai, Edmilson Moreira Neves (29) vigilante, cientes do diagnóstico de morte encefálica, optaram pela doação. "A decisão foi nossa. Nós tivemos vontade de doar os órgãos dela a partir do momento em que soubemos do diagnóstico. Quando sentimos que não havia nada mais que fazer, e eu percebi que ela tinha todos os órgãos funcionando, coração batendo sem medicação, sem aparelhos e funcionando, conversei com meu esposo e, em comum acordo, resolvemos fazer a doação", narrou a mãe da criança.
A família, orientada pela médica plantonista da UTI Pediátrica da Unidade, procurou a Cihdott/OPO e manifestou o desejo da doação e logo foi a encaminhada a realização da entrevista para doação, cumprindo os rigores legais exigidos. Os médicos da UTI Pediátrica deram abertura ao protocolo de morte encefálica e após cumprir todos os critérios de avaliação clínica foi o protocolo foi fechado, constatando a morte cerebral.
A doadora, uma garotinha do município de Tanque Novo, a 350 km de Vitória da Conquista, foi vítima de um atropelamento por motocicleta na última sexta-feira (27), e com o impacto sofreu Traumatismo Crânio Encefálico (TCE). A criança foi socorrida e lavada ao hospital da cidade, e em seguida transferida para o HGVC, onde veio a óbito devido à gravidade das lesões.
Os pais, Márcia Cardoso (34), contadora e o pai, Edmilson Moreira Neves (29) vigilante, cientes do diagnóstico de morte encefálica, optaram pela doação. "A decisão foi nossa. Nós tivemos vontade de doar os órgãos dela a partir do momento em que soubemos do diagnóstico. Quando sentimos que não havia nada mais que fazer, e eu percebi que ela tinha todos os órgãos funcionando, coração batendo sem medicação, sem aparelhos e funcionando, conversei com meu esposo e, em comum acordo, resolvemos fazer a doação", narrou a mãe da criança.
A família, orientada pela médica plantonista da UTI Pediátrica da Unidade, procurou a Cihdott/OPO e manifestou o desejo da doação e logo foi a encaminhada a realização da entrevista para doação, cumprindo os rigores legais exigidos. Os médicos da UTI Pediátrica deram abertura ao protocolo de morte encefálica e após cumprir todos os critérios de avaliação clínica foi o protocolo foi fechado, constatando a morte cerebral.
Segundo Karine Barbosa, psicóloga da Cihdott/OPO, o número de doações no HGVC tem aumentado e, nos últimos meses, houve um crescimento de quase 93% nas doações em todo o Estado da Bahia. "O que mais preconizamos é que as pessoas digam aos seus familiares sobre o desejo de doar. É preciso desmistificar muitas restrições em torno da doação. O HGVC tem profissionais capacitados para tirar todas as dúvidas de qualquer pessoa da comunidade que queira orientação", explicou a psicóloga.
Assinar:
Postagens (Atom)