sexta-feira, 25 de maio de 2012

HGVC implanta serviço odontológico em UTI


Reunião da diretoria define detalhes do novo serviço
O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) será um dos primeiros hospitais da Bahia a implantar o serviço de higiene bucal dos pacientes internados em UTI, garantindo a descontaminação oral dos pacientes sob cuidados intensivos, com o objetivo de reduzir o risco de infecção, tempo de internação, e custos com o usuário, além de aumentar a rotatividade e produtividade da unidade.

Os pacientes serão avaliados por cirurgiões dentistas, sendo observados o índice de cáries, processos inflamatórios, abcessos e outros problemas orais que aumentam o risco do interno. Estes cuidados serão maiores nos pacientes cuja respiração só é possível com auxílio de ventilação mecânica, que acabam retendo em maior escala a quantidade de resíduos na placa dentária.

Ondontóloga apresenta kit de higiene oral que será utilizado 
"Identificadas as patologias, cada paciente receberá tratamento geral, com utilização de antissépticos e intervenções cirúrgicas, procedimentos que vão evitar a retenção de resíduos, de forma a garantir a saúde bucal destes pacientes", explicou a cirurgiã dentista Rita de Cássia Dias Viana Andrade, responsável pelos serviços no HGVC.

O protocolo de higienização bucal do HGVC passa pelo estudo do prontuário com auxílio do médico responsável, avaliação física do paciente e elaboração de proposta individualizada. Prevê ainda três ou quatro escovações diárias, uso de antissépticos, raspador de língua ou limpeza com gaze e fio dental.

O programa odontológico é um serviço de prevenção de doenças respiratórias, sobretudo a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV), infecção mais frequente em UTIs, diretamente ligada à saúde bucal. Os tratamentos previstos eliminam a colonização de microorganismos respiratórios patogênicos, que poderia conduzir o paciente de alto risco a problemas respiratórios, que podem levar à PAV.

Para Sandro Bahia, supervisor médico do HGVC, o serviço vai somar positivamente para a recuperação do paciente. "A saúde bucal é muito importante, pois reduz incidência de infecções, principalmente pneumonias em pacientes críticos, que são a principal causa de sepsse nesse ambiente hospitalar. Com isso, reduz necessidade de uso de antibióticos, número de dias em ventilação mecânica, permanência na UTI, custo e mortalidade", explicou.

Segundo o diretor geral Gerardo Junior, o HGVC tem dado importantes contribuições nos serviços de saúde à população conquistense e regional, ampliando o número de serviços, resultado de política de descentralização da saúde implementados pelo governo do Estado e Sesab, e ainda dos esforços da diretoria no sentido de atender a grande demanda regional e do norte de Minas Gerais. "Cada serviço que agregamos ao HGVC é motivo de orgulho e de satisfação por poder ajudar na recuperação dos nossos usuários. O serviço odontológico é um grande avanço, pioneiro na Bahia e quem sabe no Nordeste, e sem dúvida vai contribuir muito no tratamento dos internos das UTIs", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário