sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cihdott/OPO realizam 26ª captação no HGVC

A Cihdott/Organização de Procura de Órgãos – OPO, do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) conseguiu nesta quarta-feira (3), a 26ª captação de órgãos. O procedimento, que durou 3h, foi feito  por uma equipe de Salvador, quando foram retirados coração, rins e tecidos (córneas) de uma criança de dois anos de idade, que vão beneficiar ao menos oito crianças da mesma idade, que aguardam na fila de espera.

A doadora, uma garotinha do município de Tanque Novo, a 350 km de Vitória da Conquista, foi vítima de um atropelamento por motocicleta na última sexta-feira (27), e com o impacto sofreu Traumatismo Crânio Encefálico (TCE). A criança foi socorrida e lavada ao hospital da cidade, e em seguida transferida para o HGVC, onde veio a óbito devido à gravidade das lesões.

Os pais, Márcia Cardoso (34), contadora e o pai, Edmilson Moreira Neves (29) vigilante, cientes do diagnóstico de morte encefálica, optaram pela doação. "A decisão foi nossa. Nós tivemos vontade de doar os órgãos dela a partir do momento em que soubemos do diagnóstico. Quando sentimos que não havia nada mais que fazer, e eu percebi que ela tinha todos os órgãos funcionando, coração batendo sem medicação, sem aparelhos e funcionando, conversei com meu esposo e, em comum acordo, resolvemos fazer a doação", narrou a mãe da criança.

A família, orientada pela médica plantonista da UTI Pediátrica da Unidade, procurou a Cihdott/OPO e manifestou o desejo da doação e logo foi a encaminhada a realização da entrevista para doação, cumprindo os rigores legais exigidos. Os médicos da UTI Pediátrica deram abertura ao protocolo de morte encefálica e após cumprir todos os critérios de avaliação clínica foi o protocolo foi fechado, constatando a morte cerebral.

Segundo Karine Barbosa, psicóloga da Cihdott/OPO, o número de doações no HGVC tem aumentado e, nos últimos meses, houve um crescimento de quase 93% nas doações em todo o Estado da Bahia. "O que mais preconizamos é que as pessoas digam aos seus familiares sobre o desejo de doar. É preciso desmistificar muitas restrições em torno da doação. O HGVC tem profissionais capacitados para tirar todas as dúvidas de qualquer pessoa da comunidade que queira orientação", explicou a psicóloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário