sábado, 28 de abril de 2012

Diretor do HGVC participa de discussão sobre prevenção do câncer


                                                                                                    Fotos: Giselli Moreira

O diretor do Hospital Geral de Vitória da Conquista, Gerardo Azevedo Junior participou nesta quinta-feira (26) de uma reunião no auditório da 20ª Dires, com representantes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Jorge Saíyde e da diretoria da Fundação Estatal de Saúde da Família da Bahia/FESF, Carlos Alberto Trindade, para discussão de projeto piloto de prevenção do câncer na atenção primária, em parceria com o Governo Cubano.

Resultado de uma cooperação entre Cuba e o Brasil, a proposta de luta contra o câncer na atenção básica em Vitória da Conquista faz parte dos 300 projetos acordados entre os dois países, considerando que o câncer se tornou um problema de saúde pública, alcançando a segunda posição em causa de morte no Brasil. A mesa experiência está prevista para Vila Clara, localizada na província de Santa Clara, em Cuba.


Segundo Carlos Alberto Trindade, diretor da Fesf, a ideia é de que os projetos aconteçam simultaneamente em Vitória da Conquista e em Vila Clara, com a cooperação técnica do Ministério da Saúde, por meio do Inca e do Governo Cubano. "Acredito que este seja um projeto muito interessante para o Brasil, para Bahia e Vitória da Conquista”, analisou.

“A proposta do Inca neste momento é o novo, é buscar o controle da doença na Atenção Básica, como acontece com a hipertensão e o diabetes, por isso escolhemos Vitória da Conquista, por ter uma rede primária de saúde já bem estruturada”, ressaltou Jorge Saíyde, gerente-administrativo do Inca. Saíyde destacou ainda que há uma cultura a ser vencida, que é a resistência das pessoas em procurar assistência preventivamente. "Geralmente as pessoas dizem que não buscam fazer exames por medo de descobrir alguma doença, e isso resulta no enorme número de pacientes em estado avançado da doença, e este tipo de pensamento não deve existir", afimou.  

A secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane Araújo Sampaio, apresentou a todos a Rede Municipal de Saúde e agradeceu pela escolha da cidade para implantação do projeto. “Com essa proposta, Conquista se torna mais uma vez pioneira, estamos felizes e otimistas pela escolha entre todos os municípios do Brasil e da Bahia, e sabemos que a escolha não foi aleatória, pois, nosso histórico de gestão e organização em saúde já nos credenciou para mais esse desafio”.

Para o diretor do HGVC, Gerardo Junior, esta parceria significa mais um importante passo para Vitória da Conquista, por ser uma cidade polo, estruturada, sendo referência para 2 milhões de pessoas. "Este é um projeto de grande importância para a região e esperamos que se consolide, sendo importante ferramenta na luta contra o câncer".

Uma comitiva formada por Carlos Alberto, Jorge Saíyde, Márcia Viviane, Marilene Ferraz, diretora da 20a Dires e José Cristiano Soster, coordenador da Diretoria de Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde/SESAB, Daniel Ortega, representante da Biocen Cuba e demais autoridades, visitaram a Unidade de Saúde da família Nestor Guimarães e a Unidade de Assistência Oncológica do HGVC/ Unacon, espaço apresentado por Gerardo Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário