sexta-feira, 20 de abril de 2012

HGVC oferece ginástica laboral na luta contra stress e sedentarismo

Nas duas últimas semanas, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) mudou a rotina de dezenas de trabalhadores de almoxarifado, manutenção, lavanderia e higienização da unidade, com a implantação do projeto de intervenção de ginástica laboral, entre 7h30min e 8 horas, diariamente. Aos poucos, o projeto vem conquistando mais adeptos.

"Está sendo uma iniciativa importante e apreciada por todos os participantes", analisa a fisioterapeuta Rita Pithon, supervisora de Ensino e Pesquisa do NEP, que deu início ao projeto após os resultados obtidos na Pesquisa de Observação Participativa.

"Sabemos que o trabalho contínuo em uma mesma atividade pode causar alguns problemas à saúde de qualquer trabalhador. Todas as atividades tem suas particularidades, e cada uma delas precisa e merece seus cuidados", explica a supervisora.

Além de diminuir a carga de estresse por interromper o trabalho, a ginástica laboral ainda evita o sedentarismo. Esta prática pode melhorar muito o desempenho de um funcionário, além de evitar lesões por esforço repetitivo (LER) e outras doenças provocadas pelo trabalho contínuo e a falta de exercícios físicos. Por conta destes benefícios, ela ajuda a diminuir o afastamento dos funcionários da empresa.

Para a recepcionista Rosângela Oliveira Fernandes da Silva, 36, a experiência resultou em melhor rendimento e disposição para o trabalho. "Tem sido ótimo, maravilhoso, muito boa iniciativa. Começar a carga horária com este tipo de trabalho diminui dores musculares e reduz o impacto do esforço repetitivo, evitando a LER e outros males. Estou adorando!", relatou satisfeita a servidora.

Rita Pithon explica ainda que a ginástica é composta por exercícios físicos, alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações, e é uma prática coletiva, promovendo a descontração e interação entre os colegas de trabalho. "Além disso, ela age psicologicamente, ajudando a aumentar o poder de concentração e motivando-os em sua auto-estima", conclui.

A execução do projeto conta com o auxílio de Vivian Oliveira, estudante de enfermagem da UFBa, que está realizando estágio supervisionado no NEP e também do estudante Éric Santos, do estágio Cotidiano do SUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Nenhum comentário:

Postar um comentário