quinta-feira, 5 de abril de 2012

Bahia registra aumento de 93% na doação de órgãos

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Sistema Estadual de Transplantes, contabilizou 27 doações de múltiplos órgãos nos tres primeiros meses do ano, representando um aumento de 93 % em relação ao ano anterior (2011), quando foram registradas, no mesmo período, 14 doações.
Segundo o médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, o número de doações possibilitou que fossem feitos, entre os meses de janeiro e março, 117 transplantes de órgãos, sendo 17 de fígado, 40 de rins e 60 de córneas. No mesmo período, foram registradas, esse ano, 22 doações de córneas, contra 19 no ano passado.
Para o médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, o número de doações ainda é muito baixo no estado, em decorrência, principalmente, do elevado índice de negativa familiar - cerca de 50% das famílias de potenciais doadores não autorizam a doação.
O médico conta que a Sesab tem feito diversos investimentos para ampliar o número de doações e transplantes de órgãos, entre eles a promoção de cursos de capacitação para profissionais de saúde e o desenvolvimento de ações educativas para difundir informações sobre o processo de doação junto à população em geral.
O coordenador do Sistema Estadual destaca ainda o apoio constante da Casa Civil, disponibilizando transporte aéreo para equipes envolvidas na captação de órgãos, e a implantação da Organização de Procura de Órgãos (OPOs), organismos com papel de coordenação regional, responsáveis por organizar e apoiar, no âmbito de sua área de atuação, o processo de doação/transplantes.
Já foram implantadas as OPOs dos hospitais Ernesto Simões Filho, Geral do Estado e Geral Roberto Santos, as de Itabuna/Ilhéus (Hospital de Base), Feira de Santana (Clériston Andrade), e Vitória da Conquista (Hospital de Vitória da Conquista) e a do Extremo Sul, em Porto Seguro.
fonte: Ascom/Sesab

Nenhum comentário:

Postar um comentário