segunda-feira, 28 de maio de 2012

HGVC implementa Sistematização da Assitência de Enfermagem

Mais de 65 profissionais de enfermagem do Hospital Geral de Vitória da Conquista passaram por recente capacitação para adequação aos novos protocolos, que vão auxiliar na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), uma normatização observada pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/Ba 007), obrigatória nas instituições de saúde no âmbito do Estado da Bahia.

A SAE tem por objetivo organizar a assistência prestada ao paciente através da coleta de dados, histórico de enfermagem, identificação das necessidades humanas básicas afetadas, diagnóstico de enfermagem, implementação de cuidados e prescrição de enfermagem.

 "A SAE consiste em uma ferramenta básica para o exercício profissional do enfermeiro e um caminho para a garantia da qualidade da assistência de enfermagem e segurança do paciente", afirmou Gabriela Amaral, diretora de enfermagem do HGVC.

Segundo Gabriela Amaral, a SAE vai assegurar a humanização da assistência de enfermagem, estímulo do indivíduo ao autocuidado, respaldo do profissional para a defesa legal, além de garantir a qualidade da assistência prestada e oferecer subsídios para auditorias. "Desde 2010, decidimos pela implantação da SAE no HGVC, e só agora foi possível a implementação, graças à parceria com a Coordenadora de Enfermagem da UTI I, Ana Clara Fróes, que organizou os impressos e o aumento do quantitativo de enfermeiros convocados no último concurso", finalizou.

Um comentário:

  1. Quero parabenizar a equipe de enfermagem do HGVC pela iniciativa e quero enfatizar a importância da contextualização política, assistencial e administrativa para a apropriação deste processo nas organizações, passo fundamental para a adesão e compreensão dos profissionais de de enf.sobre a SAE. Apenas fazendo uso do reciocínio crítico em tudo que se refere a nossa práxis alcançaremos uma enfermagem organizada, fundamentada cientificamente, motivada, autônoma e reconhecida com seu devido valor perante a sociedade.

    ResponderExcluir