sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Semana do Doador termina com saldo positivo no HGVC

Doadores participaram durante todo o evento


Músicos se apresentaram durante a semana
Leninha abre o evento
A Semana do Doador de Sangue teve o seu encerramento hoje, 28/11 com muita música e solidariedade. De 24 a 28 de novembro foram coletadas cerca de 160 bolsas de sangue que serão muito úteis no suprimento da demanda do Hospital Geral de Vitória da Conquista, do Hospital Esaú Matos e dos municípios para onde parte do sangue coletado é encaminhado.




A assistente social Eliana Tavares, do Hemoba, disse que a população atendeu ao chamado e compareceu em bom número ao Banco de Sangue do HGVC durante toda a semana quando, além de doar vida, apreciou boas apresentações musicais e participou de uma Feira de Saúde na terça-feira, 25/11, em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue.. “Foi muito produtiva. Foram formados alguns grupos de doadores, como o Sesc/Senat, o Sesi, o Grupo Mãos que Ajudam,estudantes de universidades, além dos doadores voluntários que comparecem todo o ano”.

/Ascom/HGVC

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Formação técnica profissional estimulada pelo HGVC

Estudantes do Pronatec conhecem a UPA
Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e à distância, além de aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional são alguns objetivos do Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

Estudantes do IFBA e Colégio Abdias Menezes que participam do curso de Instalador e Encanador Predial, via Pronatec, estiveram no canteiro de obras da Emergência do Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde participaram de uma aula presencial orientada pelos professores Cláudio Gomes do Nascimento e André Porto. “A importância deste momento é tirar o aluno daquela aprendizagem só teórica. A possibilidade que esta visita proporciona é a de eles viverem realmente a prática do curso. Sem dúvida é uma oportunidade ímpar para estes alunos”, comentou o professor André, que também é psicólogo orientador da turma.Os discentes tiveram noções de instalação elétrica e encanamento in loco e puderam esclarecer algumas dúvidas com os engenheiros das construtoras CKM e Prates Bonfim.

Além da Emergência, a turma, dividida em dois grupos, conheceu as instalações da Central de Materiais Esterelizados e a UPA. Comentando a visita, o estudante Marcelino Santos Ribeiro disse: “Pra mim é fundamental, principalmente porque já tenho alguma base; trabalho em construção há vinte anos. Aprendi muitas coisas com este curso e cresci muito em minha profissão”. Para a discente Brenda Souza Ribeiro, a aula foi bastante produtiva: “Já sou técnica em edificações e aqui me qualifica mais, a gente lida com pessoas mais experientes na área e acaba se espelhando nelas”, avaliou.

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica e melhorar a qualidade do ensino médio.

/Ascom/HGVC

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Correios e HGVC lançam Selo e Carimbo Comemorativos aos 20 anos do Hospital

Ascom/HGVC
Ato de lançamento do Selo solidifica parceria HGVC-Correios
A parceria entre o Hospital Geral de Vitória da Conquista e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, através da sua Diretoria Regional da Bahia, promoveu o lançamento de um Selo Personalizado e um Carimbo Comemorativo em homenagem aos 20 anos do HGVC, com a chancela do Ministério das Comunicações.

O evento ocorreu no próprio hospital e contou com as presenças do secretário de saúde do Estado da Bahia, Washington Couto, da subsecretária Suzana Ribeiro, do gerente regional dos Correios, Nilton Santa Cruz Guedes, autoridades políticas, civis e religiosas de Vitória da Conquista.

Após a apresentação de um vídeo com o histórico dos 20 anos do Hospital de Base, a diretora Marilene Ferraz foi convidada para o ato de aplicação do carimbo e assinatura da cartela de lançamento, juntamente com as médicas Nadya Habbib e Eugênia Ferraz Silva. Entre os homenageados estavam Dr. Ademir Abreu Magalhães (ex-diretor), Sônia Cristina Ferraz Almeida, Gilsélia Isabel Alves e Rute Moreira dos Santos, servidoras. Todos receberam uma réplica do Selo e do Carimbo. Por meio de um telegrama, o prefeito Guilherme Menezes justificou sua ausência e parabenizou o HGVC pelo lançamento.

O Carimbo comemorativo é uma marca postal histórica e circula nas peças filatélicas e correspondências das instituições que pleiteiam sua emissão, propagando, por meio de imagem e legenda, o tema que lhe deu origem, no caso, as duas décadas do HGVC. A fotografia do Selo foi feita pelo servidor James Freire Souza e a arte produzida pelo servidor Jean Marcos Barbosa Silva. As peças carimbadas e assinadas pelas autoridades no ato de lançamento passarão a fazer parte do acervo filatélico dos Correios e servirão como fonte de pesquisa e registro de tão importante acontecimento no contexto histórico e sociocultural.

Secretário Couto fala aos presentes
O secretário Washington Couto agradeceu a parceria dos Correios e congratulou o Hospital de Base pelos serviços prestados nestes vinte anos, tornando-se referência na oferta de diversas especialidades na área de saúde, destacando, ainda, os grandes avanços pelos quais o hospital tem passado, inclusive na sua área estrutural e de equipamentos.

Marilene Ferraz aplica carimbo
O original do carimbo ficará na Unidade dos Correios de Vitória da Conquista onde será aposto em todas as correspondências, divulgando o HGVC nacional e internacionalmente. Uma cópia dele ficará na Central de Vendas à Distância no Rio de Janeiro, onde os marcofilistas (colecionadores de marcas postais do mundo inteiro) enviam suas peças para serem carimbadas.

O Hospital Geral de Vitória da Conquista funciona no seguinte endereço:
Avenida Filipinas, s/nº - Jardim Guanabara
Vitória da Conquista, BA. Cep: 45.023-300
Telefone: (77) 327-4606







sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Doar órgãos ajuda a salvar vidas

HGVC lidera ranking estadual de captação de córneas
Sábado, 13 de setembro, é o dia da Caminhada pela Vida, evento promovido numa parceria entre a OPO (Organização de Procura de Órgãos), OPC (Organização de Procura de Córneas) e HOC (Hospital de Olhos de Conquista). Profissionais de saúde e estudantes interessados partirão da Avenida Olívia Flores, na área do Supermercado G. Barbosa às 8h com a finalidade de sensibilizar a população quanto a importância da doação de órgãos e tecidos para transplante.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset) realizou até agosto deste ano mais de 400 transplantes de órgãos, dentre eles: 229 de córnea, 62 de rim, 42 de fígado, 39 de medula óssea, 19 ósseos e um transplante de pele. Até o momento, foram realizadas 78 doações de múltiplos órgãos por morte encefálica, o que representa um aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2013.

Ainda de acordo com a Central de Transplantes da Bahia, a lista de espera para transplante de órgãos no Estado da Bahia conta hoje com aproximadamente 2.000 pessoas, sendo: 52 aguardando por um fígado, 929 por um rim, 1004 pessoas por uma córnea e 25 para transplante de medula. Atualmente, na capital e no interior da Bahia estão em funcionamento 02 centros de transplantes de fígado, 06 centros de transplante renal, 02 centros de transplante de medula óssea e mais de 15 centros de transplante de córnea.

Hoje, o transplante é um alento para as famílias que, em outras circunstâncias, não teriam mais esperanças de sobrevivência para o seu ente querido. As famílias que autorizam a doação de órgãos se mostram confortadas em seu luto, uma vez que os órgãos do seu familiar viverão em outra pessoa, representando assim, o prolongamento desta vida. Para o transplantado surge a esperança de uma nova vida, com novas possibilidades.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Jornada de Endoscopia Digestiva termina com saldo positivo

Equipe do CHD do Hospital de Base

Com adjetivos como “proveitoso” e “relevante” a enfermeira Luciene Henrique mostrou sua satisfação ao referir-se ao encerramento da II Jornada do Aparelho Digestivo do Interior da Bahia realizada em 5 e 6 de setembro no Hospital Geral de Vitória da Conquista e auditório do CEMAE, concomitantemente. O HGVC recebeu a população de demanda reprimida para exames endoscópicos e atendeu 63 casos, alguns com triagem para tumores malignos ou benignos. Os atendimentos foram feitos pelo médico endoscopista Sylon Ribeiro, vice-presidente da SOBED – Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.

Dr. Sylon Ribeiro e equipe
Sem custos para o hospital, uma vez que equipamentos e insumos foram emprestados ou doados, o evento foi muito elogiado pelos profissionais e pela população, desde o espaço físico até a equipe que trabalhou com afinco nos dois dias da jornada. Dr. Sylon Ribeiro agradeceu o apoio da direção do HGVC e em especial do Dr. Braulito Perazzo, coordenador do Centro de Hemorragia Digestiva. “A Jornada foi além das expectativas”, disse ele. “Todos se empenharam ao máximo para dar vazão no atendimento aos pacientes”, concluiu.

Para maiores informações sobre o CHD do Hospital Geral de Vitória da Conquista, ligar para o número (77) 3427-4461.

Ascom/HGVC

SIAST integra um novo modelo de serviço em saúde do trabalhador

Integrantes do Serviço Integrado de Assistência à Saúde do Trabalhador – SIAST, da Comissão Local de Saúde do Trabalhador - CLST e do Grupo de Trabalho Humanizado – GTH do Hospital Geral de Vitória da Conquista estiveram em Salvador, de 26 a 28 de agosto, no Fórum Gestão do Trabalho e Educação na Saúde com lançamento do Manual de Implantação e Funcionamento do PAIST – Programa de Atenção Integral à Saúde da Trabalhadora e Trabalhador da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

Vaílson Monteiro Lopes (SIAST), Valéria Rabelo de Freitas (GTH) e Flávia Neves Cardim (CLST) participaram ativamente das discussões sobre humanização do trabalho e das oficinas de construção do Manual PAIST. Na realidade, o HGVC destaca-se como referência estadual, tendo sido implantados nesta Unidade a 1ª CLST e o SIAST como projeto piloto, pois o mesmo não existia ainda no interior do Estado. Assim, o hospital conseguiu atingir a proposta desde 2011, antes mesmo do lançamento do Manual. Vaílson lembrou que, para a SESAB, Conquista conseguiu extrapolar as expectativas no que tange à saúde do trabalhador com a implantação do SIAST do HGVC já naquela época.

Vaílson, Valéria, Anne e Flávia. Ações em saúde e Humanização
Falando sobre a importância desta obra para a gestão do serviço em saúde, Anne Cattuzo, coordenadora do SIAST, afirmou: “O trabalhador às vezes só vê o controle e esquece-se dos benefícios que ele tem com o SIAST. Então esta questão de faltas, homologação e revisão de atestados médicos, não foi a gente que criou. Tudo agora está regulamentado. Além de ser lei, ela está normatizada pela SESAB”.

Presente também ao evento, Valéria Rabelo destacou a necessidade de integralizar as ações dos diversos setores do hospital para cuidar do bem estar físico e mental do servidor em saúde. “É necessária uma valorização em relação a este Manual. O trabalhador tem que entender que este serviço beneficia a ele mesmo. Isso também é uma ação de humanização”, asseverou.

O Manual PAIST pode ser acessado na íntegra no site da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia: www.saude.ba.gov.br/dgtes. O Serviço Integrado de Assistência à Saúde do Trabalhador funciona no Hospital de Base de segunda a sexta, das 7h às 19h.

Ascom/HGVC

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Endoscopia Digestiva em foco

Parceria CHD e Administração do HGVC viabiliza oficinas

Será realizada em nossa cidade, nos dias 5 e 6 de setembro, a II JADIB - Jornada do Aparelho Digestivo do Interior da Bahia, sob a coordenação do Dr. Sylon Ribeiro, vice presidente da SOBED – Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva em parceria com o Dr. Braulito Perazzo, coordenador do Centro de Hemorragia Digestiva (CHD) do HGVC e presidente do Capítulo Sudoeste da Bahia.

Dr. Sylon Ribeiro
No Centro de Hemorragia Digestiva do Hospital Geral de Vitória da Conquista teremos:
  • Oficina de Treinamento em Procedimentos Endoscópicos (público-alvo: médicos) e
  • Oficina de Limpeza em tubos e acessórios endoscópicos (público-alvo: enfermagem), com entrada franca e sem taxa de inscrição.                                                                                                              

Equipes médica e de enfermagem não podem perder esta oportunidade de aprimoramento profissional. Maiores detalhes, procurar a enfermeira Luciene Henrique Santos, no Centro de Hemorragia Digestiva do HGVC.

Ascom/HGVC

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Não apenas saúde, mas também educação

Administrador Cláudio fala aos alunos da FTC

O Hospital Geral de Vitória da Conquista recebeu, nesta segunda-feira, 25, uma turma de alunos do curso de Engenharia da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) para conhecerem as obras da emergência e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A visita fez parte da aula de campo sobre Fundações e Obras de Terra, agendada com a direção do hospital e regida pela professora Mariluce Dórea. Os futuros engenheiros observaram com atenção os detalhes das obras e tiveram a oportunidade de sanar algumas dúvidas com o engenheiro Jairo, da construtora Prates Bonfim.

“Nosso objetivo foi mostrar, in loco, o que a academia tenta passar para os alunos na teoria”, disse a professora Mariluce.

O HGVC consolida-se cada vez mais como um hospital-escola e tem parceria com diversas instituições de ensino. O Núcleo de Educação Permanente (NEP) está à disposição no telefone 3427-4581.

Ascom/HGVC

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Representantes do Conselho Municipal de Saúde visitam obras no HGVC

Fátima Amorim e Ana Tibúrcio


"As obras estão avançadas, gostei do que vi. A grande beneficiada será a população". Assim se expressou Ana Tibúrcio, que veio hoje ao Hospital Geral de Vitória da Conquista com outra componente da Comissão de Saúde do município, Fátima Amorim, averiguar o andamento das obras de ampliação da Emergência do HGVC e a construção da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), vizinha ao hospital.

Ambas se mostraram satisfeitas com o andamento das construções que desafogarão o pronto-socorro do Hospital de Base, no sentido em que os atendimentos de baixa e média complexidade serão direcionados para a UPA, ficando o HGVC na responsabilidade apenas dos casos de maior gravidade. Ana e Fátima ainda conversaram com o engenheiro responsável pela obra da UPA e sugeriram algumas melhorias para os usuários. 

As obras da emergência foram retomadas após a retirada dos postes
de energia elétrica ser autorizada pela Sesab e pela Coelba. Algumas modificações internas já foram feitas, como a transferência da ala feminina para o local onde antes funcionava a UTI II, mais espaçoso e confortável. A UPA tem previsão de entrega até outubro de 2014. O Conselho Municipal de saúde fiscaliza o cumprimento da legislação referente ao funcionamento do SUS.



sexta-feira, 11 de julho de 2014

Secretário Washington Couto visita o Hospital de Base

Couto visita a UTI Neonatal

O secretário de saúde do Estado da Bahia, Washington Couto, esteve em visita técnica ao Hospital Geral de Vitória da Conquista nesta sexta-feira, 11, para verificar o andamento das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e também da nova emergência.

UPA em fase adiantada
Acompanhado da diretora Marilene Ferraz e do administrador Cláudio Nascimento, Couto apreciou as salas e ambientes da UPA que trará importantes benefícios à população de Conquista e cidades circunvizinhas. “As obras estão bastante adiantadas e a gente espera ainda este ano entregar este grande equipamento que vai servir, principalmente, pra dar um atendimento mais qualificado”, disse o secretário. “Nós vamos saber aquele paciente que precisa de um atendimento imediato, o paciente que pode esperar um pouco mais, porque é uma consulta, é uma medicação que ele vai tomar na própria unidade, ele vai ser liberado depois, não vai precisar ser internado. Os pacientes que precisarem ser internados vão dar entrada no hospital por uma porta exclusiva pra esses pacientes”, explicou, numa referência à nova emergência do hospital de base.


Couto confere o projeto da Emergência
O Pronto-Socorro está passando por uma grande ampliação. Haverá um acréscimo substancial no número de leitos, eliminando de vez o problema das macas nos corredores. Segundo Couto, com isso a SESAB qualifica e dota o hospital de algo mais moderno, com novas estruturas, novos procedimentos e novas formas de recepcionar os pacientes. “Mas, acima de tudo, a gente vai tratar o paciente com mais humanização, com mais cuidado, e dotar o hospital de uma nova tecnologia, que é a classificação de risco e colocar os nossos servidores em condições melhores de trabalho. A gente renova aqui com a população o nosso compromisso, que é qualificar o hospital de base de Conquista”, concluiu o secretário.


Leninha avaliou a visita do secretário
Para a diretora Marilene Ferraz a visita foi importante, no sentido de que houve uma visão ao vivo das importantes reformas pelas quais está passando o hospital. Washington visitou ainda as UTI adulto e Neonatal, o setor de Acolhimento, a CME, além do Centro-Cirúrgico e Laboratório. “É importante que o secretário veja e esteja nos apoiando neste processo de reestruturação, de reorganização de toda esta demanda do nosso hospital, principalmente a obra do pronto-socorro que já foi iniciada e a questão da UPA também. Porque há necessidades que só o secretário pode definir, como os rumos de agilização de construção destas obras”, finalizou Leninha.

                                                   



Ascom/HGVC

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Retomadas as obras da Central de Materiais Esterelizados

Equipe trata de adequações no projeto da CME

A Direção do Hospital Geral de Vitória da Conquista, juntamente com a coordenadora da Central de Materiais Esterelizados (CME), Jacira Vilhares, equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), da Hotelaria e da Qualidade, avaliaram o projeto da nova CME e sugeriram modificações.

Em reunião realizada nesta quarta-feira, 09, foram repassadas as recomendações à Edificar Engenharia, empresa responsável por dar continuidade à obra, representada pelo proprietário, senhor Osvaldo Barbosa.
"Orçado inicialmente em R$247.000,00, o projeto sofrerá algumas mudanças e, consequentemente, um acréscimo de custos", observou o engenheiro da DIOPS/SESAB, Hairan Carlos, que veio de Salvador para participar da reunião e observar o andamento da construção.

A nova Central de Materiais Esterelizados tem previsão para entrar em funcionamento no final do mês de agosto de 2014 e atenderá todas as exigências legais para uma melhor qualidade no serviço.



Ascom/HGVC

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Novidade no acompanhamento dos pacientes na UTI do Hospital de Base

Dr, Miquéias (com prancheta na mão) fala à equipe

Médicos de diversas especialidades se uniram no propósito de melhor acompanhar os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral de Vitória da Conquista. Sob a supervisão do Dr. Miquéias Martins, coordenador da UTI 1, está sendo formada a equipe de Visita Multiprofissional.

No parecer da enfermeira Elaine Barbosa, a visita multiprofissional é importante porque traz a visão de vários profissionais à situação de determinado paciente, o que promove uma cobertura mais completa no tratamento. Há uma troca de opiniões relevantes de acordo com a profissão de cada um. “Quem está naquelas 24h sempre tem alguma coisa a mais pra dizer, pra completar sobre o paciente”, disse. “A minha opinião, a opinião do outro, só vem somar. Você ouve a opinião da equipe toda e não somente a de um, da fisioterapia ou da enfermagem”, reiterou.


Neste sentido, ganha a equipe médica e ganha o paciente, que terá a sua evolução acompanhada mais de perto por profissionais de diversas áreas da saúde. 

Ascom/HGVC

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Manutenção do HGVC é elogiada por comitiva do Hospital Prado Valadares

Representantes do Hospital Geral Prado Valadares, de Jequié, realizaram nesta sexta-feira, 06, uma visita previamente agendada ao Hospital Geral de Vitória da Conquista para conhecerem o funcionamento do contrato de manutenção predial.

Sílvio Arcanjo, diretor administrativo do HGPV; Denise Cunha, coordenadora do setor de compras e Aílton Ramos, coordenador de manutenção, foram recebidos pelo administrador do HGVC, Cláudio Nascimento e apresentados aos coordenadores Renato Silva e Reumar Cerqueira (manutenção predial e de equipamentos, respectivamente). A seguir, fizeram uma visita guiada a todos os principais setores do hospital onde a manutenção preventiva e corretiva se faz mais necessária.

Para Denise Cunha a visita foi muito importante para absorver ideias a serem utilizadas no Hospital Prado Valadares, uma vez que o gerenciamento de custos desonera bastante o serviço público. Sílvio Arcanjo, diretor administrativo do HGPV, comentou: “Ao observar todo este trabalho da equipe, nós ficamos bastante satisfeitos, principalmente pela organização do serviço e por entender que este contrato de manutenção predial favorece muito a gestão no sentido de proporcionar economia do gasto de recursos e facilitar e muito a necessidade de atendimento às demandas”. Ele apreciou notadamente o trabalho do SIAST (Serviço Integrado de Assistência à Saúde do Trabalhador) e também do Centro de Hemorragia Digestiva. “Estamos saindo bastante satisfeitos e pretendemos retornar pra ver outros serviços que o Prado Valadares não tem e que nós pretendemos também implantar”, concluiu.

Além do setor administrativo, a equipe visitou os setores de Laboratório, SIAST, Gerador, Marcenaria, Arquivo do Same, Lavanderia, Almoxarifado, Nutrição, Farmácia, UTI (adulto e neonatal), Emergência e CHD. “Fiquei impressionado com o trabalho do pessoal de manutenção daqui do hospital de base”, exclamou o coordenador Aílton Ramos. “Estão de parabéns e espero que possamos implantar lá em Jequié este mesmo trabalho”, disse.

O Hospital Geral Prado Valadares também faz parte da rede própria da SESAB e atende casos de média e alta complexidade.
Ascom/HGVC


sexta-feira, 30 de maio de 2014

Novo controle de admissão e alta de pacientes é implantado no HGVC

Ronaldo Costa apresenta o novo sistema
“É um início de um projeto que estava um tanto atrasado, que é a modernização dos protocolos de entrada do hospital. Vamos iniciar segunda-feira já e acredito que dentro de 30 dias a gente tenha corrigido bastante o problema de fluxo de entrada e saída de pacientes do hospital”. Assim se expressou Humberto Carvalho, coordenador de Gestão de Pessoas do Hospital Geral de Vitória da Conquista sobre a implantação do sistema de regulação de fluxo de pacientes na Unidade. O projeto foi apresentado nesta sexta-feira, 30, no auditório do HGVC pelo coordenador de Tecnologia da Informação Ronaldo Costa Júnior e contou com as presenças da administração do Hospital de Base, além de representantes dos setores responsáveis pelo controle de internamentos.

“Esse projeto visa, principalmente, regular o fluxo de entrada de pacientes e diminuir a perda de material de produção”, disse Ronaldo, acentuando que, com o sistema implantado, o HGVC vai diminuir o número de perdas de AIH, aumentar a produtividade e organizar o fluxo de pacientes, o que acarretará num saldo positivo no faturamento do hospital.

“A gente não pode estimar a quantidade de medicamentos porque a gente não fatura e nem consegue estimar todo mundo que está dentro da unidade hospitalar. Então, os principais fatores de ganho com esse sistema são o controle de fluxo, o aumento na produtividade do hospital e a questão da AIH, que ficava em aberto e agora a gente vai poder faturar por ela”, finalizou Ronaldo.

O sistema será distribuído especificamente nos setores que controlam o fluxo de pacientes do hospital, que são: registro, emergência, clínicas, Same e diretoria.

Ascom/HGVC



quarta-feira, 28 de maio de 2014

Acolhimento e Treinamento dos Estagiários do SUS

SESAB e NEP recepcionam os estagiários
Durante todo o dia 28 de maio, acontece no auditório do HGVC a oficina do Programa de Estágio Não-Obrigatório da SESAB: “Cotidiano do SUS”. A Oficina, sob a supervisão do Núcleo de Educação Permanente – NEP, conta com a presença da coordenadora de Integração da Educação no Trabalho na Saúde (CIEST) e técnica da Escola Estadual de Saúde Pública, Luciana de Oliveira Alves. Segundo ela, este estágio tem uma importância fundamental, que é realçar o papel de integração ensino-serviço, contribuindo para a formação dos futuros profissionais de saúde do SUS.

Para a enfermeira Valdenice Silva, coordenadora do NEP, este período de estágio é ‘excelente’. “Esse momento com os meninos tem sido uma troca maravilhosa. Eles vivenciam a nossa realidade e trazem conhecimentos novos, conhecimentos acadêmicos e eles saem entendendo melhor o SUS”, opinou.


A Oficina serviu como encerramento para a turma de 2013 e acolhimento do grupo de 2014.




Ascom/HGVC

Obras de ampliação da Emergência já começaram

Vista parcial da planta do HGVC com área de ampliação da Emergência

O Coordenador Administrativo do HGVC, Cláudio Nascimento, traz um balanço das mudanças estruturais que estão sendo feitas na Emergência do Hospital Geral de Vitória da Conquista. A ampliação deste setor teve início em 28 de abril de 2014, com a montagem do canteiro de obras com cerca de 15 operários e uma previsão de 60 funcionários diretamente empregados na obra.
A ampliação da emergência do HGVC é uma demanda antiga que agora está sendo concretizada. Será um benefício tanto para a população quanto para os servidores do hospital.

O valor orçado pela CKM Construções é de R$ 4.954.973,39 (Quatro milhões, novecentos e cinqüenta e quatro mil, novecentos e setenta e três reais e trinta e nove centavos). A previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2015.

Ascom/HGVC

segunda-feira, 26 de maio de 2014

HGVC recebe a visita da Comissão de Saúde da Câmara

Direção do Hospital recepciona vereadores

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores visitou, na manhã desta segunda-feira, 26, o Hospital Geral de Vitória da Conquista, cumprindo a agenda de visitação das mais importantes instituições de saúde da cidade, a fim de averiguar as instalações e o atendimento na emergência, assistência básica e clínicas médica e cirúrgica.

Em reunião com a diretora Marilene Ferraz, os vereadores Dr. Ademir Abreu e Cícero da Hospec esclareceram algumas dúvidas sobre o andamento de cirurgias, principalmente ortopédicas e sobre equipamentos em manutenção. Leninha passou aos representantes do legislativo municipal os dados referentes à demanda do HGVC, salientando a necessidade de um trabalho em conjunto com os municípios pactuados para que as dificuldades sejam amenizadas. Os vereadores também ouviram um relatório das ações implementadas no Hospital de Base, tanto na área estrutural, quanto na assistência à saúde.

“Foi uma reunião importante”, avaliou o vereador Cícero Custódio. Deixamos aqui algumas idéias, como reunir os gestores hospitalares, juntamente com a secretária Viviane (PMVC) e Washington Couto (SESAB), pra gente começar a debater a melhoria da saúde em Vitória da Conquista”, finalizou.

A Comissão da Saúde é composta, além de Ademir e Cícero, pelo vereador Juvêncio Amaral.


Ascom/HGVC