sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Direção do HGVC reúne equipe para definir planejamento

Uma gestão planejada, compartilhada e humanizada. Estas foram as palavras que vigoraram na reunião realizada ontem (17), entre a direção geral do HGVC e representantes de todos os setores. O diretor geral, Gerardo Júnior, apresentou a todos os coordenadores e diretores as diretrizes internas que estarão sendo aplicadas no decorrer desse ano, passando pela Programação Anual de Saúde e sua finalização, com o relatório anual de gestão.

Dos muitos temas em pauta, o diretor destacou os projetos de reforma e ampliação da unidade, agradecendo o grande esforço da equipe em 2010, quando o HGVC alcançou indicadores positivos, como a realização de mais de 4.000 procedimentos cirúrgicos, mais de 8.000 tomografias, além dos excelentes serviços desenvolvidos pelo Programa de Internação Domiciliar e pela Comissão Intra Hospitalar de Doação e Captação de Órgãos (Cihdott), entre tantos avanços.

Para alcançar esse resultado, houve muito trabalho de toda a equipe. Dos setores de higienização, compra de materiais, manutenção dos equipamentos, centro cirúrgico, UTIs, clínicas até, finalmente, a alta do paciente. Todos foram parabenizados e também lembrados da necessidade de aumentar mais ainda a atenção para uma gestão estratégica, que busque maior planejamento, maior organização, metas a serem atingidas, com a finalidade de fechar o ano de 2011 com o máximo de aproveitamento e qualidade.

Foi enfatizada a maior necessidade de orientação e cuidados com os usuários da unidade e merncionado o fato de a superlotação ser um incômodo para todos, devido a causas multifatoriais. "É necessário que tenhamos tranquilidade e muita paciência no trato com as pessoas que buscam os serviços do hospital, que já chegam emocionalmente abaladas. Nós é que devemos ser pacientes na hora do atendimento, em qualquer momento", afirmou.

O HGVC, nesta perspectiva organizacional, implantou a assessoria técnica, ligada à direção geral, posto assumido pela enfermeira Milena Rebouças Andrade, que terá como uma das suas prioridades acompanhar e dar celeridade ao processo de implantação de todos os protocolos operacionais padrões dos setores, reativar, implantar e, ou, potencializar todas as comissões necessárias para o bom funcionamento do HGVC.

Das deliberações destacam-se a formação de uma comissão intersetorial para elaboração do regimento interno do HGVC, que deverá se reunir na primeira semana de março; uma oficina para que todos os setores apresentem seu planejamento contendo as respectivas metas, a ser acompanhado pelo diretor administrativo, coordenador de Planejamento, assessoria técnica e Núcleo de Vigilância Epidemiológica, e entrega das informações para o relatório de gestão 2010, que será enviado à ainda no mês em curso.

Ficou definido ainda que todas as comissões, rotinas, normas, protocolos e o regimento interno deverão estar prontos até o mês de junho. O diretor informou também que a Comissão de Revisão de Prontuário será publicada esta semana, e brevemente estará em funcionamento. Outra ferramenta importante a ser implantada é a coordenação de leitos do HGVC, que cuidará da lotação na unidade.

Na avaliação da coordenadora de Fisioterapia, Rita Pithon, a metodologia apresentada pela diretoria da unidade demonstra uma preocupação em promover uma maior organização. "A partir do momento em que há uma reunião buscando garantir um trabalho conjunto de planejamento, pressupõe-se que existe o desejo de melhoria no atendimento. Essa é uma novidade muito boa", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário