terça-feira, 10 de maio de 2011

Bahia é pioneiro na integração de sistemas da Ouvidoria Geral e OuvidorSUS

O estado da Bahia é o primeiro do Brasil a promover a integração do sistema estadual de ouvidoria com o OuvidorSUS, sistema nacional de ouvidoria do Ministério da Saúde. A medida visa agilizar a resposta para o cidadão e fornecer dados mais fidedignos da área de saúde.

Atualmente, os ouvidores de saúde, que atuam em hospitais, na Secretaria da Saúde (Sesab), nas Diretorias Regionais da Saúde (Dires) e nas demais unidades, precisam utilizar o Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG), desenvolvido pela Ouvidoria Geral do Estado da Bahia e o OuvidorSUS. Isso, segundo, o coordenador da Rede de Ouvidorias e Projetos da OGE, José Weber, “consome mais tempo dos ouvidores, uma vez que precisam operar dois sistemas”. A partir da integração, os sistemas irão se comunicar, e a tramitação de uma manifestação será realizada de forma automática, do TAG para o OuvidorSUS e vice-versa. A mudança facilitará o trabalho dos ouvidores porque o encaminhamento deixa de ser manual.

“Estamos dando o primeiro passo para uma integração mais ampla. Vamos simplificar as operações que envolvem tecnologia da informação, fazendo com que o ouvidor esteja mais focado em responder ao cidadão”, explica o coordenador de Tecnologia da Ouvidoria Geral, Nelson Marinho.

Em 2010, a OuvidoriaSus/Bahia prestou 10.416 atendimentos aos cidadãos em todo estado. Por falta de integração dos sistemas, esse total deixou de ser quantificado quanto à tipologia, procedência, meio de contato, gênero e classificação dos assuntos no TAG.

"Foram mais de 10 mil registros que deixamos de traduzir em nossos relatórios. Opiniões importantes para avaliarmos a qualidade dos serviços prestados na Saúde", afirma o ouvidor-geral do Estado, Jones Carvalho. Com a integração, ele acredita que os relatórios da OGE serão mais fidedignos e traduzirão a realidade da atuação do Estado na área da saúde.

Fonte: Agecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário