segunda-feira, 2 de maio de 2011

Secretário apresenta investimentos na região de Vitória da Conquista



O secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, apresentou, nesta sexta-feira (29), as realizações governamentais na área de saúde feitas no Território de Identidade de Vitória da Conquista. A exposição, que foi feita na Casa do Médico, em Vitória da Conquista, reuniu prefeitos, secretários municipais de saúde, profissionais da área de saúde, estudantes e representantes da sociedade civil. “Estamos empenhados em ampliar o acesso da população aos serviços de saúde”, afirmou Jorge Solla.

Em sua exposição, Jorge Solla apontou que foram investidos, durante o período de 2007 a 2010, cerca de R$100 milhões em ações de saúde da região. Entre os investimentos feitos estão a ampliação dos serviços prestados aos pacientes, aquisição de equipamentos hospitalares, medicamentos, ambulâncias e veículos administrativos . Além disso, houve o repasse financeiro para o Serviço Móvel de Urgência (Samu) e Estratégia de Saúde da Família.

Jorge Solla apontou que foram abertos 21 novos leitos de UTI para atender a região. No Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) houve a abertura de oito leitos de UTI e catorze leitos de clínica médica e cirúrgica. A emergência da unidade passou por reforma ganhando três leitos para pacientes críticos e oito leitos para pacientes cardíacos.

Foi implantação no HGVC cirurgia pediátrica e urológica no hospital, que recebeu neste período R$ 4,9 milhões em equipamentos, dentre eles um tomógrafo, um arco cirúrgico, um microscópio cirúrgico. Para o reforço no atendimento à população foram contratados 46 médicos via concurso público para atuarem no HGVC.

Para a expansão da cobertura da Estratégia da Saúde da Família (ESF), o secretário destacou que foram entregues 36 unidades de saúde da família, tendo sido 29 construídas e sete reformadas. Para qualificação da ESF, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) apoiou os municípios na regularização funcional de 1542 Agentes Comunitários de Saúde e realizou o curso de especialização em Linhas do Cuidado e em Gestão da Atenção Básica. “Fizemos um grande investimento para a expansão da Atenção Básica no Estado e na região sudoeste não foi diferente”, disse Jorge Solla.

Outros investimentos destacados por Jorge Solla foi a implantação do Programa de Internação domiciliar que já funciona com duas equipes que já atenderam 289 pacientes e a realização do Saúde em Movimento que realizou 2.953 consultas oftalmológicas e 1.509 procedimentos cirúrgicos de Catarata e Pterígio.

Projetos

Entre os projetos para o Território de Vitória da Conquista o secretário apontou a reforma e melhorias na infra-estrutura com ampliação do número de leitos cirúrgicos do Hospitalo Regional de Vitória da Conquista; reforma e adequação física do Hospital Afrânio Peixoto com implantação de atenção a dependentes químicos; construção de UPA tipo III nas proximidades do HGVC; e a implantação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia que foi aberta nesta sexta-feira (29).

Nenhum comentário:

Postar um comentário