sexta-feira, 27 de maio de 2011

MS vistoria e aprova segunda OPO do Estado, instalada no HGVC

Com o objetivo de ampliar o trabalho realizado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), será inaugurada na próxima terça-feira, 31, a sede da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO). A implantação visa atender e desenvolver as atividades do processo de doação nos hospitais Esaú Matos, Samur e São Vicente, localizados em Vitória da Conquista, e no Hospital Geral Prado Valadares, da cidade de Jequié.

Uma vistoria do Ministério da Saúde, representado pelo coordenador do Sistema Nacional de Transplantes, Heder Murari Borba, aprovou na manhã desta quinta-feira (26) a OPO do HGVC. Segundo o coordenador, o trabalho em Vitória da Conquista vem crescendo no que se refere à doação de órgãos. "Estamos fazendo um esforço muito grande para que as regiões em que as doações tem baixos índices dêem essa reviravolta, e acho que Vitória da Conquista pode ser o carro chefe no estado da Bahia para mudar este perfil", afirmou Murari, que prevê para breve a realização de transplantes aqui do HGVC.

A OPO tem como objetivo realizar atividades de procura, identificação, manutenção e captação dos doadores para fins de transplantes de órgãos e tecidos, os quais serão encaminhados aos centros especializados. A efetivação da OPO, por meio do trabalho desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Sistema Estadual de Transplantes, é resultado da política de transplantes de órgãos e tecidos, que busca ainda a conscientização da sociedade sobre as vidas que podem ser salvas a partir dessas medidas.

Na opinião do diretor geral do HGVC, Gerardo Junior, a OPO trará mais eficiência na busca por doadores e, consequentemente, diminuirá o número de pacientes na fila de espera. "O HGVC já é conhecido pela captação de órgãos feita pela Cihdott, por isso, acredito que esse será um momento de fortalecimento da política de transplantes e do trabalho desenvolvido pelo HGVC em nossa região", afirmou o diretor. Gerardo Junior destaca ainda o empenho e a dedicação dos profissionais da OPO, "os que merecem parabéns pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo, colocando Vitória da Conquista como referência na Bahia", finalizou.

O Ministério da Saúde investirá, mensalmente, 20 mil reais, para a manutenção do serviço. A OPO do HGVC contará com equipamentos de alta qualidade, como o doppler transcraniano, que constata de forma eficaz e rápida a morte cerebral. Uma equipe de profissionais qualificados, composta por um médico, quatro enfermeiros, um assistente social e uma psicóloga, estará à disposição para atender os usuários.

Segundo a assistente social Eloneide Caracas, o número de captações deve aumentar, pois a Cihdott, fortalecida pela OPO, ganha a readequação dos servidores, além de uma atuação regionalizada, o que facilitará a identificação e notificação de potenciais doadores. "Iremos elevar o número de doações de órgãos e tecidos, tendo maior efetivação dos transplantes no estado da Bahia", finaliza a assistente social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário