A OPO tem como objetivo realizar atividades de procura, identificação, manutenção e captação dos doadores para fins de transplantes de órgãos e tecidos, os quais serão encaminhados aos centros especializados. A efetivação da OPO, por meio do trabalho desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Sistema Estadual de Transplantes, é resultado da política de transplantes de órgãos e tecidos, que busca ainda a conscientização da sociedade sobre as vidas que podem ser salvas a partir dessas medidas.
Na opinião do diretor geral do HGVC, Gerardo Junior, a OPO trará mais eficiência na busca por doadores e, consequentemente, diminuirá o número de pacientes na fila de espera. "O HGVC já é conhecido pela captação de órgãos feita pela Cihdott, por isso, acredito que esse será um momento de fortalecimento da política de transplantes e do trabalho desenvolvido pelo HGVC em nossa região", afirmou o diretor. Gerardo Junior destaca ainda o empenho e a dedicação dos profissionais da OPO, "os que merecem parabéns pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo, colocando Vitória da Conquista como referência na Bahia", finalizou.
O Ministério da Saúde investirá, mensalmente, 20 mil reais, para a manutenção do serviço. A OPO do HGVC contará com equipamentos de alta qualidade, como o doppler transcraniano, que constata de forma eficaz e rápida a morte cerebral. Uma equipe de profissionais qualificados, composta por um médico, quatro enfermeiros, um assistente social e uma psicóloga, estará à disposição para atender os usuários.
Segundo a assistente social Eloneide Caracas, o número de captações deve aumentar, pois a Cihdott, fortalecida pela OPO, ganha a readequação dos servidores, além de uma atuação regionalizada, o que facilitará a identificação e notificação de potenciais doadores. "Iremos elevar o número de doações de órgãos e tecidos, tendo maior efetivação dos transplantes no estado da Bahia", finaliza a assistente social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário