terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cihdott e OPO realizam captação no Dia Nacional da Doação de Órgãos

Fabrício, doador declarado, durante campanha de arrecadação de alimentos

Hoje, 27 de setembro, Dia Nacional de Doação de Órgãos, o Hospital Geral de Vitória da Conquista se prepara para a realização de mais uma doação oficializada na manhã desta terça, resultado de mais uma intervenção das equipes da Comissão Intra Hospitalar de Doação e Transplantes de Òrgãos (Cihdott) e a Organização de Procura de Órgãos (OPO), setores do HGVC.

Após receberem notificação do Hospital Samur, os profissionais da Cihdott e OPO, Eloneide Caracas, assistente social; karine Barbosa, psicóloga e jose Coqueiro Neto, enfermeiro, realizaram todos os procedimentos para a captação de órgãos do jovem Fabrício Mendes de Jesus (23), que teve morte encefálica declarada nesta manhã.

Eloneide Caracas e karine Barbosa, da equipe da Cihdott e OPO
Outro importante procedimento foi a entrevista com a família do doador, que decidiu pela doação porque era um desejo já manifestado por Fabrício, que os pais, Ionete Mendes de Jesus (41) e João Paulo Alves (42) de Jesus, decidiram atender.

"Sinto alívio em saber que meu filho vai salvar uma vida", declarou emocionada dona Ionete. Seu joão, por sua vez, completou o pensamento da esposa, dizendo que seu filho viveu 23% da sua vida, "e agora espero que quem receber os órgãos dele possa viver 80, 90% da vida."

"O HGVC mais uma vez cumpre este importante papel por meio da OPO e da Cihdott, sendo dois importantes mecanismos na politica de doação de órgãos", avaliou o diretor geral Gerardo Azevedo Junior. "Infelizmente é mais uma vida que se vai tragicamente. Mas, fica registrada a sensibilidade desta família que mesmo na dor demonstra o cuidado com quem vai ter a chance de uma vida nova", finalizou.

Uma equipe desembarca na manhã desta quarta-feira (28) de Salvador, para a realizar a captação do coração, rins, fígado e córneas, que poderão salvar a vida de 9 pessoas da fila de espera no Estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário