O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) recebe amanhã (07) a coordenadora do Serviço de Genética do Hospital Universitário Professor Edgar Santos (HUPES), Angelina Acosta. Acompanhada de sua equipe, ela apresentará esclarecimentos sobre a mucopolisacaridose e o início do tratamento do MPSII na instituição.
O evento será iniciado às 10h30min, na própria unidade, e terá a participação de médicos, enfermeiros e farmacêuticos do HGVC.
Segundo a coordenadora geral de Enfermagem do HGVC, Ana Clara Mendes, esta é uma oportunidade de discutir mais detalhadamente sobre a doença e sobre o atendimento voltado aos pacientes que já recebem o tratamento na unidade. "É uma oportunidade para atualizarmos nossos conhecimentos, a fim de contribuir para a melhoria na qualidade do atendimento a estes pacientes", avaliou.
As mucopolissacaridoses são doenças genéticas hereditárias que reduzem ou eliminam algumas substâncias encontradas no organismo. As pessoas portadoras dessa patologia adquirem características marcantes e os sintomas mais visíveis são a atrofia de membros, retardamento do crescimento e problemas respiratórios.
O HGVC oferece tratamentos para crianças acometidas da MPS tipo I e VI. A MPS VI, uma das mais graves, é um tipo mais raro que atinge uma pessoa em cada 250 mil. Em todo o Brasil, são 120 pessoas portadoras da doença, e na Bahia são 12.
Nenhum comentário:
Postar um comentário