terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Prêmio Sérgio Arouca estimula gestão participativa

Durante a 14ª CNS, foram homenageados estados e municípios com melhores projetos de reforço à participação social. Na categoria Estado a Bahia foi a ganhadora com o MobilizaSUS.

Iniciativas de estados e municípios para aperfeiçoar a gestão com envolvimento popular foram reconhecidas, durante a 14ª Conferência Nacional de Saúde, com a entrega do Prêmio Sergio Arouca de Gestão Participativa.

Em sua quarta edição, o prêmio, que leva o nome de um dos grandes líderes da Reforma Sanitária brasileira, promove o reconhecimento e a divulgação de experiências exitosas de gestão participativa em saúde nos serviços, organizações e movimentos sociais.

Com mais de 120 trabalhos inscritos, a premiação contemplou três categorias: municípios com menos de 50 mil habitantes; municípios com mais de 50 mil habitantes; e estados. Os cinco primeiros classificados em cada categoria receberam incentivos de R$ 5 mil e os demais foram agraciados com menção honrosa.

“Um prêmio como este é importante porque estimula a participação popular e reforça o controle social, além de promover troca de experiências entre estados e municípios no aperfeiçoamento da gestão”, avaliou o ministro da Saúde e presidente da 14ª Conferência Nacional de Saúde, Alexandre Padilha.

Durante a entre do prêmio, Padilha convidou os participantes a se inscreverem no prêmio Victor Vala, que tem como foco iniciativas de educação popular.

Vencedor da categoria de municípios com até 50 mil habitantes, Francisco Rosemiro Guimarães, de Cariré, no Ceará, conta que o projeto de orçamento participativo para o Saúde da Família no município foi essencial para mudar a lógica do financiamento da saúde no município cearense. “Além de aperfeiçoar o uso dos recursos, nosso trabalho permitiu que as prioridades da população nos indicassem como melhorar os indicadores da saúde”, acrescenta.

Já Adriana Diniz, que representou o projeto “Gestão participativa na Maternidade Pública de Betim/MG: produzindo saúde, sujeitos e coletivos”, primeiro colocado na categoria “mais de 50 mil habitantes”, o prêmio foi resultado da parceria entre gestores, usuários e trabalhadores. “Uma das ênfases que demos neste trabalho foi a de valorizar o trabalhador. A gestão participativa valoriza os profissionais, os gestores e também os usuários”, afirmou.

Na categoria estadual, a experiência baiana do MobilizaSUS foi vencedora. “Nosso trabalho surgiu com o intuito de formar indivíduos autônomos que conheçam, entendam, defendam, critiquem e ajudem a melhorar o nosso Sistema Único de Saúde”, enfatizou Patrícia Dantas, representante da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia.

O PRÊMIO – O prêmio Sérgio Arouca é promovido pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, em parceria com Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e o Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

Confira a classificação final aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário