sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Colegiado Ampliado registra cinco anos de avanços na saúde


Na reunião do Colegiado Ampliado da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o secretário Jorge Solla fez um balanço das ações realizadas em 2011 e uma breve retrospectiva dos últimos cinco anos. Na oportunidade, o secretário apresentou o Programa Bahia Saudável com as perspectivas e desafios para o período de 2012 à 2015. O Colegiado aconteceu hoje (29), no Fiesta Bahia Hotel e teve em sua abertura, o lançamento do Manual de Procedimentos para Vacinação.

No balanço, Jorge Solla destacou o investimento de mais R$ 4 milhões na construção e ampliação de centrais de regulação nas macrorregiões, credenciamento do Hospital Martagão Gesteira em Cirurgia Cardíaca Pediátrica, atuação do Programa Saúde em Movimento, com 42 procedimentos, que tratam e previnem as causas da cegueira, que ofereceu atendimento para pacientes de 378 cidades, com cobertura a 90% dos municípios baianos, realizando 13 mil cirurgias de catarata e mais de 20 mil consultas oftalmológicas.

O secretário citou também os avanços na área da atenção básica. "A Bahia foi o estado com o maior crescimento proporcional da cobertura de Saúde da Família no Nordeste, com um aumento de mais de 12%. De 2007 a 2011 foram 397 unidades de Saúde da Família entregues. Como também, a desprecarização dos agentes comunitários de saúde, com 99,72% de profissionais regularizados, e mais de três mil novos empregos", afirmou.

O secretário destacou o trabalho da comunicação para divulgação e expansão das informações levadas ao cidadão usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e o apoio da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), através do acordo de cooperação técnica.

Já na área de gestão do trabalho e educação em saúde, Jorge Solla ressaltou a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos para os profissionais da Sesab e mais de quatro mil profissionais do concurso público convocados, no período de 2009/2011.

Rede Cegonha

A saúde em 2011, também alcançou vitória no campo das ações voltadas para as maternidades. Segundo Jorge Solla, com a adesão ao Programa Rede Cegonha, voltada para a assistência materno-infantil, já ocorreu este ano a inauguração do primeiro Centro de Parto Normal da Rede na Mansão do Caminho, foram entregues 1.665 equipamentos para 29 hospitais / maternidades da Bahia, em parceria com Ministério da Saúde (MS), e 501 profissionais de saúde foram qualificados para desenvolver ações de saúde integral à saúde da mulher.

Vigilância em saúde

Dos dados da vigilância em saúde, foram citados pelo secretário a distribuição de mais de 100 milhões de doses de vacinas, implantação da vacina contra pneumococos para crianças menores de 1 ano de idade, implantação da vacina de combate a meningite do tipo meningocócica C, com cobertura na faixa etária menor de cinco anos para toda a Bahia em 2010, e investimento de cerca de R$ 45 milhões para a faixa etária de 10 a 24 anos em Salvador. Tendo este ano uma redução em 26% dos casos da doença no estado, se comparado com 2010.

Perspectivas com o Programa Bahia Saudável

Dentre as perspectivas e os desafios para realização dos Compromissos do Programa Bahia Saudável do PPA 2012-2015, apresentadas por Jorge Solla, está a ampliação das ações de proteção e promoção da saúde e de prevenção de doenças, ampliação do acesso da população às ações e serviços de atenção à saúde, financiamento para investimento na melhoria da infraestrutura da rede, fortalecimento da atenção básica e qualificação na política de assistência farmacêutica.

O Colegiado Ampliado seguiu com o dialogo "Perspectivas e desafios 2012/2015", organizado em blocos, de acordo com os Compromissos do Programa Bahia Saudável, com participação de superintendentes, diretores e técnicos da Secretaria, conduzido pelo chefe de gabinete, Washington Couto e pelo coordenador de Projetos Especiais (Cope), Washington Abreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário