quinta-feira, 1 de julho de 2010

Coleta Seletiva do lixo hospitalar ganha atenção especial no HGVC


Atento à responsabilidade ambiental, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) tem desenvolvido importante trabalho de gerenciamento de resíduos. Em pouco mais de seis meses de trabalho, algumas mudanças já podem ser vistas e,aos poucos, o servidor se adéqua e colabora com o serviço implantando efetivamente em janeiro deste ano.

O Programa de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde (PGRSS) consiste na realização da coleta seletiva do lixo hospitalar infectante e tóxico do lixo comum e dos recicláveis, observando todos os aspectos ambientais, buscando consumo consciente, evitando desperdícios e redução no gasto de energia, além de a capacitação e treinamento continuado em educação ambiental.

O gerenciamento de resíduos no HGVC observa as resoluções federais, além de outras normas técnicas que norteiam a atividade, buscando a melhoria contínua e segura garantindo a segregação, acondicionamento, coleta, transporte, armazenamento, tratamento e disposição final de Resíduos dos Serviços de Saúde (RSS).

Dos principais objetivos do programa, o HGVC tem avançado na capacitação e treinamento de equipes responsáveis pelo manejo dos RSS; ampliação da visão e as ações preconizadas pela Educação Ambiental; na observação à legislação vigente, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo HGVC a toda comunidade e região.

Para consolidar os resultados dos trabalhos realizados pelo PGRSS foram realizadas visitas a todos os setores para avaliação e identificação de problemas. Além disso, foram listadas todas as necessidades de materiais e promovidas mudanças de rotina, observando todos os passos para a efetivação das ações do programa e convocados todos os servidores para contribuírem com o processo de coleta.

Segundo Vera Maria Rocha, coordenadora do PGRSS, alguns avanços foram alcançados, mas que ainda tem algumas etapas a serem superadas. “Tenho contado com o apoio da diretoria do HGVC, sendo atendida todas as vezes que recorri à administração. O melhor exemplo do nosso trabalho veio com a realização da confraternização de São João, promovida com arrecadação de dinheiro captado com a venda de recicláveis”, lembrou.

A produção de lixo do HGVC, em média, é de 22 mil quilos mensais. Diariamente são produzidos aproximadamente 360 quilos de resíduos infectantes e 370 de resíduos não infectantes. Todo o lixo infectante é encaminhado para autoclavagem ou incineração, enquanto os não infectantes passam por todo o processo de segregação e coleta distinta.

Neste semestre de atividades do programa as mudanças foram sensíveis. Melhoria na segregação e acondicionamento dos resíduos de acordo com a classificação; sanados os transtornos de armazenagem dos RSS na “casa de lixo” externa; ajuste no quantitativo de tonéis plásticos (50 unidades) para um período de armazenamento de 2 a 3 dias; acompanhamento da média de resíduos (até o momento aproximadamente 360 quilos/dia), coletados, transportados para tratamento e destinação final por empresa especializada em resíduos perigosos, contratada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

“Progredir com responsabilidade, respeitando o meio ambiente, com sustentabilidade, deve acontecer em qualquer órgão e em qualquer espaço. O Hospital de Base produz uma quantidade grande lixo, até pouco tempo todo descartado de forma inadequada. Com este programa temos a garantia de mudanças não só na redução do impacto ambiental, como também na conscientização dos servidores, na busca permanente pela melhoria na qualidade dos serviços prestados pelo HGVC”, afirmou o diretor geral, Gerardo Junior.

3 comentários:

  1. Muito me orgulha poder contar com o apoio da direção deste Hospital. Vera

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Onde é feita a incineração ou autoclavagem do resíduo?

    ResponderExcluir