quarta-feira, 13 de outubro de 2010

13 de outubro: Dia do Terapeuta Ocupacional


Dia 13 de outubro é o Dia do Terapeuta Ocupacional, profissional que busca reestruturar o cotidiano de portadores de alguma incapacidade física, mental ou psíquica, por meio de exercícios e atividades. No Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC atuam dois terapeutas ocupacionais que desempenham um papel fundamental na recuperação dos pacientes em sua totalidade.

No Hospital, o Terapeuta Ocupacional identifica o sofrimento psíquico do indivíduo internado e da família, utilizando atividades terapêuticas de modo a modificar o ambiente hospitalar podendo trabalhar conteúdos internos; minimizar tensões geradas pela doença, tratamento e internação; facilitar vínculos entre paciente e equipe de saúde; orientar familiares, etc.

Atua em diversas áreas (UTI, traumato-ortopedia, neurologia, oncologia e obstetrícia, ou até mesmo em enfermarias) atendendo pacientes portadores de diversas patologias, desenvolvendo atividades de acordo com quadro clínico.

O Dia do Terapeuta Ocupacional é comemorado no dia 13 de outubro, pois nessa data foi regulamentado o Decreto Lei 938 do ano de 1969, que estabelece um código de ética para a profissão. O HGVC parabeniza todos os profissionais da Terapia Ocupacional, uma das áreas mais abrangentes da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário