sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Jorge Solla entrega novo equipamento ao HGVC

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) vem desenvolvendo um trabalho de aperfeiçoamento constante, através da promoção de cursos preparatórios nas diversas áreas da saúde, contratação de novos profissionais e manutenção e compra de novos equipamentos. Dando continuidade a essas ações, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) recebeu o mais novo equipamento do hospital: o Doppler Transcraniano (DTC), um investimento da ordem de R$ 96 mil reais. A entrega foi feita nesta terça-feira (22), pelo secretário Jorge Solla.

O aparelho é mais um recurso que contribui para a melhoria do funcionamento da unidade, que dispõe de excelentes profissionais. Na área de neurologia e angiologia, a equipe do HGVC é totalmente preparada para atender a população. Os médicos são especializados na realização e interpretação deste exame. “Esse equipamento contribui para o diagnóstico de morte cerebral, avaliação vascular, além de ampliar consideravelmente a capacidade de diagnóstico em um tempo reduzido”, afirmou Jorge Solla.

Profissionais da Cihdott, Eloneide Caracas e karine Barbosa, ao lado do Secretário da Saúde, Jorge Solla.

O Doppler Transcraniano é um recurso que vai facilitar principalmente na confirmação de morte cerebral e fechamento do protocolo do paciente. “Com isso, ampliamos também a captação de órgãos. Até o momento já foram realizadas 17 captações nos últimos dois anos, aqui na unidade, por isso é importante ampliar e dar continuidade ao trabalho da Comissão Intra-hospitalar de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott)”, esclareceu Solla.

Para a coordenadora da Cihdott, Maria Tereza Barcia, uma das principais vantagens do Doppler é a viabilização e a realização dos diagnósticos dos pacientes do hospital. “A equipe do HGVC está capacitada para a manipulação do equipamento, por isso, acreditamos que o aparelho irá contribuir muito para o hospital e para a cidade”, declarou a coordenadora.

"Esta é uma clara demonstração do investimento do Governo do Estado, por meio da Sesab, na melhoria da qualidade dos serviços ao usuário do HGVC. A entrega deste novo equipamento, entregue pelo secretário, Solla complementa os equipamentos disponíveis para o fechamento de protocolos por morte encefálica e vai contribuir na captação de órgãos, na sensibilização da população quanto ao ato de doar ", afirmou o diretor geral do HGVC, Gerardo Junior.

Sobre o doppler

Uma das principais indicações do Doppler transcraniano (DTC) na prática neurológica e principalmente em terapia intensiva é como exame confirmatório para o diagnóstico de morte encefálica (ME). O DTC está incluído entre as ferramentas complementares obrigatórias em nosso país para a confirmação de ME, conforme a legislação vigente (CFM, Resolução N.º 1.480 de 8 de agosto de 1997).

Inúmeros estudos publicados nos últimos 20 anos demonstraram que o DTC compara-se aos demais exames confirmatórios no diagnóstico de morte encefálica com 100% de especificidade e elevada sensibilidade. As principais vantagens do DTC em comparação aos demais métodos são a sua portabilidade, que permite a realização do exame à beira de leito; sua fácil repetição; a possibilidade da realização na vigência de superdosagem de drogas depressoras do sistema nervoso central que podem representar uma limitação ao estudo eletroencefalográfico; seu baixo custo; ser um exame não-invasivo e a rapidez no tempo de realização do exame.

Os achados característicos observados no DTC nos pacientes com ME (fluxo alternante, pico sistólico curto ou ausência de fluxo em vaso identificado em estudo prévio por DTC) condizem com ausência de fluxo sangüíneo cerebral ou parada circulatória encefálica (PCE) quando observados nas artérias carótidas internas, cerebrais médias e nas artérias da circulação posterior (vertebral e basilar).

Além de possibilitar o fechamento do Protocolo por morte encefálica, o doppler ajuda no diagnóstico de hipertensão intracraniana e hemorragia subaracnóide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário