quinta-feira, 7 de abril de 2011

ID entrega cadeira de rodas doada pelo Cemerf


Profissionais do ID, Célia e Vailson, entregam
equipamento novo doado pelo Cemerf

O Programa de Internamento Domiciliar do Hospital Geral de Vitória da Conquista entregou no início desta semana, uma cadeira de rodas nova a um de seus usuários, Ramon Silva Santos, de 18 anos, admitido desde junho de 2010.

Ramon, há pouco mais de um ano, segundo relato da sua mãe, Dilma Silva Prado (43), começou a sentir febres com grande duração e sem motivo aparente. Após muitos internamentos e tratamentos, foi transferido para o HGVC, onde foi diagnosticado que o mesmo é portador da Síndrome de Guillain Barré, enfermidade que atingiu os membros inferiores do rapaz.

A partir de então foram intensos os procedimentos e por meio do ID, Ramon conseguiu grandes avanços, principalmente contra as escaras profundas - criadas pela incapacidade de locomoção e permanência na cama - hoje totalmente cicatrizadas.

"Eu não sei o que seria de mim sem o trabalho desta equipe do ID", conta aliviada dona Dilma, que acompanha toda a rotina do filho, que passou nestes quase um ano pelo acompanhamento de fisioterapeuta, médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e nutricionista. "Agora, graças a Deus, meu filho está bem recuperado", relata a mãe.

Buscando garantir o bem estar de Ramon e sabendo da sua necessidade, o Centro Municipal de Reabilitação Física (Cemerf) doou uma moderna cadeira de rodas a Ramon, que substitui o aluguel de um equipamento já desgastado e sem conforto, pelo qual eram pagos R$19,00 mensais. "Este é um equipamento moderno, prático e que vai trazer mais conforto para Ramon e para sua família", afirmou o técnico de enfermagem Vailson Monteiro Lopes, que compõe a equipe do ID.

Segundo Vailson, a recuperação de ramon tem sido gradual, e isso gratifica o trabalho desenvolvido pela equipe que o acompanha. "Estamos aguardando uma resposta para admissão de Ramon no Hospital Sarah, em Salvador, onde ele será submetido a tratamento intensivo, com grandes chances de recuperação", finalizou.

Síndrome de Guillain-Barré

A síndrome de Guillain-Barré é uma desordem na qual o sistema imunológico do corpo ataca parte do sistema nervoso periférico. Os primeiros sintomas dessa desordem incluem graus variados de fraqueza ou sensações de formigamento ns pernas. Em muitos casos a fraqueza e sensações anormais se espalham para os braços e parte superior do corpo.

Esses sintomas podem crescer em intensidade até um ponto em que certos músculos não possam ser usados e o paciente fica quase totalmente paralisado. Nesses casos a síndrome de Guillain-Barré é um emergência médica com ameaça à vida, potencialmente interferindo com a respiração e, algumas vezes, com a pressão sanguínea e freqüência cardíaca. Em tal situação o paciente é freqüentemente colocado sob respirador para auxiliar na respiração, e observado de perto para problemas como batimento cardíaco anormal, infecções, coágulos sanguíneos e pressão alta ou baixa. Porém, a maioria dos pacientes se recupera de até os casos mais severos, embora alguns continuem a ter certo grau de fraqueza.

A síndrome de Guillain-Barré pode afetar qualquer um. Ele pode aparecer em qualquer idade e ambos os sexo têm a mesma chance de desenvolver síndrome de Guillain-Barré. Entretanto, a síndrome de Guillain-Barré é rara, afetando 1 pessoa em cada 100 mil. Geralmente a síndrome de Guillain-Barré ocorre alguns dias ou semanas depois que o paciente tiver sintomas de infecção viral respiratória ou gastrointestinal. Ocasionalmente, cirurgia ou vacinação pode engatilhar a síndrome de Guillain-Barré.

Depois das primeiras manifestações clínicas da síndrome, os sintomas podem progredir no curso de horas, dias ou semanas.

Fonte: http://www.copacabanarunners.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário