sexta-feira, 1 de abril de 2011

Sessão Especial da Câmara de Vereadores debate funcionamento do HGVC

O Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC foi tema de uma sessão especial da Câmara de Vereadores realizada na manhã desta sexta-feira, 1º. A sessão, convocada pelo vereador Gildásio Silveira, contou com a participação do diretor do HGVC, Gerardo Azevedo, e de representantes das secretarias de saúde do estado e do município. O principal objetivo do encontro foi debater os avanços e as necessidades do hospital, permitindo que a sociedade civil e autoridades políticas conhecessem sua realidade, além de questionar e defender as medidas que regem o Sistema Único de Saúde/SUS. Com a palavra, o vereador Gildásio Silveira deu início à sessão destacando a relevância do debate e esclarecendo que é essencial esclarecer algumas críticas sem consistência que a unidade hospitalar vem sofrendo. Segundo o vereador, é importante reconhecer as demandas do HGVC, mas também destacar o empenho da equipe da unidade para prestar um serviço de excelência para a população de toda a região.


O diretor do hospital, Gerardo Azevedo, apresentou ao público um breve histórico do HGVC, bem como os tipos de tratamento oferecidos, a capacidade de atendimento, o crescimento da unidade ao longo dos anos e também as dificuldades que cercam o hospital. “Nossa meta é consolidar e aprimorar o atendimento prestado à Vitória da Conquista e aos municípios. O governador Jaques Wagner e o Secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, trabalham com seriedade, buscando sempre atender as demandas que nossa população apresenta. Sempre estarei lutando para que nossa saúde venha melhorar paulatinamente com a saúde dos grandes centros urbanos” destacou o diretor, que respondeu, de forma coerente, todas as questões levantadas e foi parabenizado pela sua gestão.

“Podemos dizer que o HGVC é um hospital de referência. A realização de cirurgias de aneurisma, vasculares entre outras, confirmam a importância do hospital para região sudoeste e proximidades. Nos últimos quatro anos já foram investidos mais de cinco milhões no hospital, em recursos humanos e na compra de equipamentos de ponta como um novo aparelho de raios X e um tomógrafo. É um compromisso do Governo do Estado garantir melhores condições para o atendimento da população e por isso os investimentos continuarão a ser feitos”, afirmou a subsecretária de Saúde do Estado, Suzana Ribeiro.

O auditor de Saúde do Município, André Morais, enfatizou que existe um planejamento da saúde pública no Estado a curto, médio e longo prazo. O auditor esclareceu que muitas das discussões levantadas sobre o Hospital Geral de Vitória da Conquista são pautadas sem informações essenciais, refletindo a falta de compromisso com a verdade. "Temos que nos conscientizar dos avanços consideráveis do HGVC e do Sistema de Único de Saúde, de maneira geral”, enfatizou o auditor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário