segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Vitória da Conquista recebe mais importante prêmio nacional da área de saúde

O prêmio é o segundo reconhecimento das pesquisas operacionais realizadas no CAAV que, em junho, recebeu o Selo Município-Mundo de Boas Práticas de Prevenção as DST/AIDS

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista recebeu mais um importante prêmio nacional pela qualidade dos serviços prestados na área de saúde. O município foi vencedor da mais importante premiação na área de experiências bem-sucedidas do Ministério da Saúde, concorrendo na categoria “Inovações na Gestão da Vigilância Epidemiológica, co
m ênfase na articulação intrassetoria.

A cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira (26) durante encerramento da 10ª Edição da Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças/Expoepi, realizada em Brasília, entre os dias 24 e 26 de novembro.

A mostra selecionou 27 trabalhos de 500 inscritos na mostra competitiva em diversas categorias nas áreas de vigilância a saúde. Conquista concorreu com o trabalho do Centro de Apoio e Atenção à Vida/CAAV Dr. David Capistrano Filho com o tema “Ações integradas e sustentáveis para o controle de infecções sexualmente transmissíveis em Vitória da Conquista, Sudoeste da Bahia”.

O trabalho de Vitória da Conquista foi apresentado pela coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais, Eliana Amorim. Vitória da Conquista foi eleita melhor experiência por um júri popular, que escolheu, por meio de voto secreto, o trabalho que mais lhe agradou. Vitória da Conquista recebeu um prêmio de 30.000 mil reais.

O prêmio é o segundo reconhecimento das pesquisas operacionais realizadas no CAAV que, em junho, recebeu o Selo Município-Mundo de Boas Práticas de Prevenção as DST/AIDS e agora recebe o prêmio mais importante do Brasil na área de experiências bem-sucedidas do Ministério da Saúde: “Este prêmio é de toda equipe do CAAV, da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Vitória da Conquista e de todos os usuários do SUS de nossa cidade”.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Última chamada: o prazo para recadastramento se encerra na próxima sexta-feira


A Secretaria de Saúde da Bahia/Sesab convoca a todos os servidores estatuários e contratados sob o Regime Especial de Direito Administrativo /Reda para efetivar recadastramento funcional. No Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC, o recadastramento de todos os funcionários da unidade está sendo realizado até a próxima sexta-feira, 03.

A coordenadora do recursos humanos do HGVC, Eliude Tanan informa que quem ainda não realizou o procedimento poderá efetivá-lo no setor pessoal, onde estão sendo distribuídos os formulários para preenchimento. As fichas devem ser devolvidas ao setor, depois de preenchidas, para serem encaminhadas a Sesab.

Cerca de 796 servidores farão o recadastramento. Caso alguém não realize o cadastro, correrá o risco de ficar fora do novo sistema, fora de folha de pagamento, além de outros benefícios, até ser identificado o problema para possível correção e inclusão.

Essa ação integra a modernização no sistema de informações realizada pela Superintendência de Recursos Humanos do Estado/SRH para melhor atender as necessidades dos servidores. A atualização trará benefícios aos colaboradores em diversos sentidos, entre eles uma maior celeridade nas respostas às suas demandas, como licenças prêmio, aposentadorias, entre outras.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Dia do doador Voluntário de Sangue: mais de 70 bolsas coletadas no HGVC

Doar sangue é um ato de amor. Nesta quinta, 25, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue e a equipe de Hematologia e Hemoterapia da Bahia/Hemoba parabeniza a todos os doadores voluntários que ajudam a salvar vidas. Como forma de agradecimento, a Hemoba realizou, das 8h às 16h, no Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC, um evento em homenagem ao doador.

A programação do evento foi composta por serviços nas mais diversas áreas: manicure, corte de cabelo, maquiagem, teste de glicemia capilar, aferição da pressão arterial, orientação nutricional e cuidados à saúde e apresentações musicais foram algumas das atividades realizadas. O objetivo do evento foi chamar a atenção para a importância da doação voluntária de sangue, já que o número de doações nem sempre é satisfatório.
Doação de sangue e happy hour ao som de intimista e de qualidade de Kessler e Bruno Lima

Para a doadora Cristiane de Jesus doar sangue é ajudar o próximo. “É essencial que todos doem sangue, pois a doação é um bem que não tem preço”, declara Cristiane. Ela aproveitou o seu dia para cuidar da saúde e da estética. “ Pela primeira fez eu me maquiei e estou adorando, além de medir a pressão e a glicemia. É uma maravilha todos esses cuidados com a gente”, afirmou.

Para ser um doador, é preciso levar um documento oficial de identidade com foto (original), ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Não é necessário estar em jejum. Só deve ser evitada a ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.
A assistente social da Hemoba, Elianna Tavares informou que mais de 70 bolsas de sangue já foram coletadas. As doações devem continuar para que outras vidas também sejam salvas.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Hemoba intensifica campanha de doação de sangue


A equipe de Hematologia e Hemoterapia da Bahia/Hemoba possui uma unidade em funcionamento no Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC. No local, doadores voluntários podem realizar a doação de sangue, uma ação fundamental para salvar a vida de muitas pessoas. O sangue coletado é armazenado e posteriormente é fornecido aos pacientes por meio de transfusões.

A doação de sangue é um mecanismo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde. Para atender essa necessidade de urgência alguns fatores são essenciais para a qualidade e rapidez do processo de doação. Critérios como de peso e idade são prioridades para que possam doar sangue, ou seja, com peso mínimo de 50 quilos, idade entre 18 a 65 anos e com boas condições de saúde.

O próximo passo é dirigir-se a algum banco de sangue munido de um documento oficial com foto e original. Em seguida a unidade realizará uma triagem clínica, isto é, uma avaliação do quadro de saúde e por fim, a triagem hematológica. Todas realizadas na unidade de coleta.

A assistente social da Hemoba, Elianna Tavares, informa que o doador precisa, necessariamente, estar bem alimentado e saudável para a coleta. “Temos que chamar a atenção de doadores e daqueles que ainda não doaram, para que compareçam nos locais de banco de sangue a fim de doarem, pois precisamos de todos os tipos sanguíneos", afirma Elianna.

A Hemoba de Vitória da Conquista é referência de qualidade e atendimento, pois a equipe está sempre em contínuo aperfeiçoamento, buscando atender um maior número de pessoas que procuram o serviço. Receber as doações de sangue da população, processar o sangue doado e fornecê-los aos pacientes necessitados é um trabalho de excelência realizado diariamente pela Hemoba.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ministro da Saúde lança campanha contra a dengue


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, estará nesta quinta-feira (18), no Hotel Othon Palace, em Salvador, para o lançamento da Campanha Nacional de Combate à Dengue de 2010. A apresentação do ministro acontece a partir das 8h30, dentro da programação do I Encontro Estadual de Regionalização da Saúde no SUS-BA, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

José Gomes Temporão ainda apresenta um resultado parcial do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) 2010. A metodologia permite identificar onde estão concentrados os focos do mosquito em cada município. Neste ano, 425 cidades estavam programadas para participar do LIRAa. Ano passado, esse número chegou a 169. Do total de municípios previstos para este ano, 300 já enviaram as informações ao Ministério da Saúde, até o momento. Em outras 118 cidades, o estudo está em andamento - e sete inicialmente previstas decidiram não realizar o levantamento.

A campanha

A Campanha Nacional de Combate à Dengue de 2010 traz um novo olhar sobre a forma de lidar com a doença, com a qual o Brasil convive há 24 anos. Uma mensagem mais direta à população sobre a gravidade da dengue e sobre a necessidade de que cada pessoa elimine criadouros do mosquito em sua casa direciona as peças publicitárias impressas, na TV e no rádio.

A renovação de conceito e de estratégia partiu de uma pesquisa de opinião que revelou uma resistência das pessoas em mudar seu comportamento, embora 96% saibam quais os sintomas da dengue e como fazer para combater o mosquito transmissor. A mensagem de 2009, "Brasil unido contra a dengue", foi substituída por outra, que reforça a responsabilidade do cidadão: "Dengue: se você agir, podemos evitar".

As peças de TV e rádio terão depoimentos de pessoas que enfrentaram a doença e quase perderam familiares, além de declarações de líderes comunitários sobre a importância de cobrar também a ação dos gestores da saúde e de outros setores, como meio ambiente, saneamento básico e limpeza urbana. A campanha terá, ainda, materiais específicos para educadores, crianças e gestores e profissionais de saúde.

Números no Estado

No ano de 2010, até o dia 6 de novembro, foram notificados 52.240 casos de Dengue na Bahia, correspondendo a uma redução de 56,3% em relação ao mesmo período

de 2009, quando foram notificados 119.521 casos. Até o momento, 383 municípios baianos notificaram a doença através dos sistemas de informação da vigilância epidemiológica. Quanto às formas graves da doença, foram registrados 775 casos suspeitos em 109 municípios. Destes, 687 foram confirmados como sendo casos graves. Entre os casos graves, 34 óbitos foram confirmados em 23 municípios.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

8 de Novembro: HGVC parabeniza técnicos e médicos radiologistas

O calendário anual reserva grande parte das datas aos profissionais de saúde. Nesta segunda-feira (8 de novembro), é a vez de homenagear e parabenizar técnicos e médicos radiologistas, profissão que exige equilíbrio para as tantas situações vividas por estes profissinais em sua rotina, conduzidos pelo lema: "não devemos temer a radiação, apenas respeitá-la".

O radiologista é aquele profissional que assim como outras áreas vitais de um hospital de urgência e emergência, deve estar atento a todas as situações, recebendo usuários com os mais variados tipos de acidentes. No HGVC, onde se mantém em plantão 4 profissionais técnicos entre as salas de Raio X e Tomografia, o número de atendimentos é grande e pode chegar até 160 diários.

"Comecei o curso por acaso, mas logo que iniciei acabei me identificando com esta área e quero me aperfeiçoar daqui pra frente", conta satisfeita Lorena Rocha (20), dois anos de curso como técnica e há quatro meses estagiando no HGVC.

Para Alex Alves (28), formado como técnico em Radiologia pela Faculdade Método de São Paulo, e há 6 meses no HGVC, "o trabalho do radiologista, técnico ou médico, é fundamental, porque possibilita a continuação do trabalho dos profissionais encarregados de buscar o procedimento ideal para determinada patologia. Temos o trabalho de indenticar o problema e enviar para os médicos responsáveis. É uma corrente", afirma.

"Nós do HGVC parabenizamos todos este profissionais que são fundamentais neste universo hospitalar, que contribuem para garantirmos um bom antedimento às tantas vítimas que recebemos em nossa unidade", avaliou o diretor Geral, Gerardo Junior.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Nota de Esclarecimento - HGVC

A Diretoria Geral do Hospital Geral de Vitória da Conquista vem a público responder as acusações contra esta unidade, veiculadas pelo Blog do Anderson, nesta quarta-feira (3).

Inicialmente, cabe esclarecer que não corresponde à verdade a acusação de descaso do Governo do Estado, uma vez que o HGVC tem recebido da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) atenção especial com investimentos em equipamentos e qualificação profissional. Só assim foi possível disponibilizarmos procedimentos que passaram a ser realizados aqui mesmo em Vitória da Conquista, salvando muitas vidas.

A paciente citada em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (03/10/10), já foi operada, tendo recebido todo o acompanhamento da equipe médica responsável pelo procedimento e, além disso, existe um diálogo aberto entre esta instituição e o Ministério Público, órgão que tem nos ajudado a prestar, a cada dia, um melhor atendimento aos usuários do SUS.

Esclareço também, que o caso da paciente não se trata de cirurgia de urgência e emergência e sim, cirurgia eletiva e que a mesma deu entrada ao hospital já tetraplégica (“não corria risco...”), infelizmente, e a intervenção cirúrgica foi necessária para a fixação da coluna vertebral, tipo de procedimento que vem sendo realizado em nosso hospital desde março de 2010. Com a manutenção corretiva do autoclave - que em 48 horas foi regularizada-, as equipes médicas diminuíram as cirurgias eletivas para não comprometer o atendimento aos pacientes graves.

A necessidade de cirurgia passa, necessariamente, por uma avaliação médica, de profissional habilitado e que por isso, não vigora nesta instituição desejo individual e político de qualquer pessoa, para que seja feito ou não determinado procedimento. É uma questão de necessidade, definida por nossos competentes profissionais.

Não procede também a informação de que a situação do HGVC é caótica, pois a unidade vive a realidade de atender a uma população referenciada de aproximadamente 2 milhões de pessoas de mais de 70 municípios pactuados na Bahia e outros do norte de Minas Gerais, ficando logicamente sobrecarregado.

Sabemos das nossas dificuldades e que temos muito ainda a melhorar. Por isso que tenho a honra e dedicação, juntamente com todos os funcionários, com este hospital que trabalha acima da sua capacidade, com o objetivo de que todas as pessoas sejam atendidas.

Para se ter uma idéia o HGVC realizou 2317 tomografias em 2006, e apenas neste ano de 2010, já realizamos 6667 tomografias, até o mês de outubro.

Em relação ao número de cirurgias o HGVC realizou 2.337 procedimentos em 2006. Apenas em 2010 já foram realizadas pouco mais de 3300 cirurgias, com a expectativa de chegarmos a 4000 até o final do ano. Destas intervenções, ressaltamos a realização das cirurgias pediátricas, neurológicas (aneurismas e TRM) jamais feitas no HGVC. Isso quer dizer que avançamos muito, em quantidade e qualidade.

Em relação aos estagiários salientamos que existem para cada grupo os médicos preceptores. Isto é resultado de um diálogo permanente e aberto com instituições de ensino superior que formam profissionais da área de saúde. O HGVC vem lutando para se tornar hospital escola, o que significa oportunidade para a qualificação do aprendizado e garantia de bons profissionais assumindo o papel de salvar vidas.

Estaremos sempre abertos ao diálogo com qualquer pessoa e, ou, instituição que queira construir com todos nós, funcionários públicos deste hospital, uma saúde de qualidade com respeito e responsabilidade, independente de cor partidária.

Gerardo Azevedo Júnior
Diretor Geral do HGVC

Nota de Esclarecimento - HGVC

A Diretoria Geral do Hospital Geral de Vitória da Conquista vem a público responder as acusações contra esta unidade, veiculadas pelo Blog do Anderson, nesta quarta-feira (3).

Inicialmente, cabe esclarecer que não corresponde à verdade a acusação de descaso do Governo do Estado, uma vez que o HGVC tem recebido da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) atenção especial com investimentos em equipamentos e qualificação profissional. Só assim foi possível disponibilizarmos procedimentos que passaram a ser realizados aqui mesmo em Vitória da Conquista, salvando muitas vidas.

A paciente citada em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (03/10/10), já foi operada, tendo recebido todo o acompanhamento da equipe médica responsável pelo procedimento e, além disso, existe um diálogo aberto entre esta instituição e o Ministério Público, órgão que tem nos ajudado a prestar, a cada dia, um melhor atendimento aos usuários do SUS.

Esclareço também, que o caso da paciente não se trata de cirurgia de urgência e emergência e sim, cirurgia eletiva e que a mesma deu entrada ao hospital já tetraplégica (“não corria risco...”), infelizmente, e a intervenção cirúrgica foi necessária para a fixação da coluna vertebral, tipo de procedimento que vem sendo realizado em nosso hospital desde março de 2010. Com a manutenção corretiva do autoclave - que em 48 horas foi regularizada-, as equipes médicas diminuíram as cirurgias eletivas para não comprometer o atendimento aos pacientes graves.

A necessidade de cirurgia passa, necessariamente, por uma avaliação médica, de profissional habilitado e que por isso, não vigora nesta instituição desejo individual e político de qualquer pessoa, para que seja feito ou não determinado procedimento. É uma questão de necessidade, definida por nossos competentes profissionais.

Não procede também a informação de que a situação do HGVC é caótica, pois a unidade vive a realidade de atender a uma população referenciada de aproximadamente 2 milhões de pessoas de mais de 70 municípios pactuados na Bahia e outros do norte de Minas Gerais, ficando logicamente sobrecarregado.

Sabemos das nossas dificuldades e que temos muito ainda a melhorar. Por isso que tenho a honra e dedicação, juntamente com todos os funcionários, com este hospital que trabalha acima da sua capacidade, com o objetivo de que todas as pessoas sejam atendidas.

Para se ter uma idéia o HGVC realizou 2317 tomografias em 2006, e apenas neste ano de 2010, já realizamos 6667 tomografias, até o mês de outubro.

Em relação ao número de cirurgias o HGVC realizou 2.337 procedimentos em 2006. Apenas em 2010 já foram realizadas pouco mais de 3300 cirurgias, com a expectativa de chegarmos a 4000 até o final do ano. Destas intervenções, ressaltamos a realização das cirurgias pediátricas, neurológicas (aneurismas e TRM) jamais feitas no HGVC. Isso quer dizer que avançamos muito, em quantidade e qualidade.

Em relação aos estagiários salientamos que existem para cada grupo os médicos preceptores. Isto é resultado de um diálogo permanente e aberto com instituições de ensino superior que formam profissionais da área de saúde. O HGVC vem lutando para se tornar hospital escola, o que significa oportunidade para a qualificação do aprendizado e garantia de bons profissionais assumindo o papel de salvar vidas.

Estaremos sempre abertos ao diálogo com qualquer pessoa e, ou, instituição que queira construir com todos nós, funcionários públicos deste hospital, uma saúde de qualidade com respeito e responsabilidade, independente de cor partidária.

Gerardo Azevedo Júnior
Diretor Geral do HGVC

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

HGVC Homenageia servidores com boa música


Em comemoração ao Dia do Servidor Público, 28 de outubro, o Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC promoveu deste o , dia 26, a Semana do Servidor 2010. O evento que começou no turno matutino na unidade hospitalar contou com a presença de servidores e alunos de diversas instituições.

Segundo o diretor geral, Gerardo Azevedo, este é um momento de confraternização e reflexão para os servidores sobre suas atribuições na unidade. “Eu gostaria de agradecer a todos os que constituem o quadro funcional da nossa instituição e que contribuem para que o HGVC cumpra o seu papel social de atendimento à população”, declarou o diretor geral.

Como parte da programação durante a semana inteira, houve atendimento nas mais diversas áreas. Serviço de psicologia, oferecido pela equipe das faculdades, Faculdade de Tecnologia e Ciências/FTC e Faculdade Juvêncio Terra, teste de glicemia capilar e medição de pressão arterial, além da oportunidade de vacinação, atendimento oferecido até o,dia 28, para todos os funcionários do hospital.

Para especialista em Gestão Hospitalar e funcionária do recursos humanos, Ana Flora Farias, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal é sempre importante cuidar de nossa saúde.“É muito importante combatermos o mal estar tanto no ambiente de trabalho, quanto na vida pessoal, pois assim como a pessoa age nos relacionamentos pessoais, assim ela se comporta na vida profissional. Por isso, achei excelente o trabalho que nos foi oferecido na semana do servidor”, avalia a funcionária .

A Semana do Servidor parabenizou toda a equipe hospitalar. Shows fizeram alegria dos funcionários que participaram do evento, além do sorteio de diversos brindes. A cada ano o evento discute um tema diferente, que é escolhido com base na realidade e na equipe do hospital.