quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ministro da Saúde lança campanha contra a dengue


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, estará nesta quinta-feira (18), no Hotel Othon Palace, em Salvador, para o lançamento da Campanha Nacional de Combate à Dengue de 2010. A apresentação do ministro acontece a partir das 8h30, dentro da programação do I Encontro Estadual de Regionalização da Saúde no SUS-BA, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

José Gomes Temporão ainda apresenta um resultado parcial do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) 2010. A metodologia permite identificar onde estão concentrados os focos do mosquito em cada município. Neste ano, 425 cidades estavam programadas para participar do LIRAa. Ano passado, esse número chegou a 169. Do total de municípios previstos para este ano, 300 já enviaram as informações ao Ministério da Saúde, até o momento. Em outras 118 cidades, o estudo está em andamento - e sete inicialmente previstas decidiram não realizar o levantamento.

A campanha

A Campanha Nacional de Combate à Dengue de 2010 traz um novo olhar sobre a forma de lidar com a doença, com a qual o Brasil convive há 24 anos. Uma mensagem mais direta à população sobre a gravidade da dengue e sobre a necessidade de que cada pessoa elimine criadouros do mosquito em sua casa direciona as peças publicitárias impressas, na TV e no rádio.

A renovação de conceito e de estratégia partiu de uma pesquisa de opinião que revelou uma resistência das pessoas em mudar seu comportamento, embora 96% saibam quais os sintomas da dengue e como fazer para combater o mosquito transmissor. A mensagem de 2009, "Brasil unido contra a dengue", foi substituída por outra, que reforça a responsabilidade do cidadão: "Dengue: se você agir, podemos evitar".

As peças de TV e rádio terão depoimentos de pessoas que enfrentaram a doença e quase perderam familiares, além de declarações de líderes comunitários sobre a importância de cobrar também a ação dos gestores da saúde e de outros setores, como meio ambiente, saneamento básico e limpeza urbana. A campanha terá, ainda, materiais específicos para educadores, crianças e gestores e profissionais de saúde.

Números no Estado

No ano de 2010, até o dia 6 de novembro, foram notificados 52.240 casos de Dengue na Bahia, correspondendo a uma redução de 56,3% em relação ao mesmo período

de 2009, quando foram notificados 119.521 casos. Até o momento, 383 municípios baianos notificaram a doença através dos sistemas de informação da vigilância epidemiológica. Quanto às formas graves da doença, foram registrados 775 casos suspeitos em 109 municípios. Destes, 687 foram confirmados como sendo casos graves. Entre os casos graves, 34 óbitos foram confirmados em 23 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário