sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Nota de Esclarecimento - HGVC

A Diretoria Geral do Hospital Geral de Vitória da Conquista vem a público responder as acusações contra esta unidade, veiculadas pelo Blog do Anderson, nesta quarta-feira (3).

Inicialmente, cabe esclarecer que não corresponde à verdade a acusação de descaso do Governo do Estado, uma vez que o HGVC tem recebido da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) atenção especial com investimentos em equipamentos e qualificação profissional. Só assim foi possível disponibilizarmos procedimentos que passaram a ser realizados aqui mesmo em Vitória da Conquista, salvando muitas vidas.

A paciente citada em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (03/10/10), já foi operada, tendo recebido todo o acompanhamento da equipe médica responsável pelo procedimento e, além disso, existe um diálogo aberto entre esta instituição e o Ministério Público, órgão que tem nos ajudado a prestar, a cada dia, um melhor atendimento aos usuários do SUS.

Esclareço também, que o caso da paciente não se trata de cirurgia de urgência e emergência e sim, cirurgia eletiva e que a mesma deu entrada ao hospital já tetraplégica (“não corria risco...”), infelizmente, e a intervenção cirúrgica foi necessária para a fixação da coluna vertebral, tipo de procedimento que vem sendo realizado em nosso hospital desde março de 2010. Com a manutenção corretiva do autoclave - que em 48 horas foi regularizada-, as equipes médicas diminuíram as cirurgias eletivas para não comprometer o atendimento aos pacientes graves.

A necessidade de cirurgia passa, necessariamente, por uma avaliação médica, de profissional habilitado e que por isso, não vigora nesta instituição desejo individual e político de qualquer pessoa, para que seja feito ou não determinado procedimento. É uma questão de necessidade, definida por nossos competentes profissionais.

Não procede também a informação de que a situação do HGVC é caótica, pois a unidade vive a realidade de atender a uma população referenciada de aproximadamente 2 milhões de pessoas de mais de 70 municípios pactuados na Bahia e outros do norte de Minas Gerais, ficando logicamente sobrecarregado.

Sabemos das nossas dificuldades e que temos muito ainda a melhorar. Por isso que tenho a honra e dedicação, juntamente com todos os funcionários, com este hospital que trabalha acima da sua capacidade, com o objetivo de que todas as pessoas sejam atendidas.

Para se ter uma idéia o HGVC realizou 2317 tomografias em 2006, e apenas neste ano de 2010, já realizamos 6667 tomografias, até o mês de outubro.

Em relação ao número de cirurgias o HGVC realizou 2.337 procedimentos em 2006. Apenas em 2010 já foram realizadas pouco mais de 3300 cirurgias, com a expectativa de chegarmos a 4000 até o final do ano. Destas intervenções, ressaltamos a realização das cirurgias pediátricas, neurológicas (aneurismas e TRM) jamais feitas no HGVC. Isso quer dizer que avançamos muito, em quantidade e qualidade.

Em relação aos estagiários salientamos que existem para cada grupo os médicos preceptores. Isto é resultado de um diálogo permanente e aberto com instituições de ensino superior que formam profissionais da área de saúde. O HGVC vem lutando para se tornar hospital escola, o que significa oportunidade para a qualificação do aprendizado e garantia de bons profissionais assumindo o papel de salvar vidas.

Estaremos sempre abertos ao diálogo com qualquer pessoa e, ou, instituição que queira construir com todos nós, funcionários públicos deste hospital, uma saúde de qualidade com respeito e responsabilidade, independente de cor partidária.

Gerardo Azevedo Júnior
Diretor Geral do HGVC

Nenhum comentário:

Postar um comentário