quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Papai Noel distribui presentes no HGVC

Natal é época de confraternização, harmonia e muita alegria. Assim foi a Festa de Natal, organizada pela equipe da assistência social e contribuição de todos os demais funcionários do Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC. O evento teve como objetivo fazer um momento de recreação para as crianças internas da unidade, além dos adultos. A festa aconteceu nessa quinta-feira, 23, na pediatria do HGVC e contou com a presença da classe médica, parceiros e colaboradores do hospital, tornando-se mais um acontecimento inesquecível para os funcionários e pacientes.

As crianças internadas no HGVC receberam hoje a visita do Papai Noel. Ele veio todo animado e trouxe muitos presentes e esperança para aqueles que acreditam no Natal. Na oportunidade foram distribuídos lanches, entrega de presentes, pintura no rosto, brindes de biscuit e a participação de animadores que fizeram deste dia um dos mais felizes para muitos que estão seguindo tratamento.

Papai Noel distribuiu presentes conversando com todos e desejando muita saúde e paz. Maria Ilma, tia e acompanhante de R.L.S, de três anos, que se recupera na unidade hospitalar, falou da felicidade da sobrinha com a chegada do Papai Noel. “Minha sobrinha ficou tão feliz que pulava de emoção. Parecia que ela não estava acreditando no que via. Fiquei muito feliz por ela, quando abriu o presente ela adorou e não soltou mais”, declarou a tia.



Já para a dona de casa e acompanhante da mãe que está internada, Alane Marques, a confraternização natalina é um papel muito importante para a recuperação dos pacientes, pois muitos pensam que o hospital é apenas um lugar de doentes, sem saber que é um ambiente onde estamos buscando mais força. “ Temos que agradecer por esses momentos, pois eles são únicos, a festa foi muito especial para mim e minha mãe, tenho certeza na contribuição que esse momento trará para o tratamento de minha mãe e de todos os presentes”, afirmou bastante contente a dona de casa.


Como no Natal comemora-se o nascimento de Jesus Cristo, a esperança e a fé são renovadas e tornam-se mais fortes em nossos corações, motivo este de comemoração para os pacientes, funcionários e voluntários do HGVC que tem como objetivo essencial e principal tratar os enfermos com amor, otimismo, perseverança e qualidade no atendimento, sendo todos uma família unida.


Para a coordenadora do serviço social, Nori Chequer, esse foi um momento de confraternização entre todos os funcionários e pacientes. “Estamos sempre preocupados em trazer a família dos pacientes para dentro do hospital, pois sabemos que as visitas assim como os eventos minimizam a dor do paciente. As confraternizações servem para unir e trazer alegria à todos os nossos enfermos. No natal não podia ser diferente. Lembrar o nascimento de Cristo é renovar nossas forças para continuar nessa caminhada”, finalizou a coordenadora.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

HGVC pronto para atendimento nas férias

O ano de 2010 já está terminando e, com a aproximação das festas de fim de ano, vem a preocupação com os acidentes automobilísticos. Nesta época, o número de acidentes aumenta consideravelmente, entre os maiores motivos: consumo de bebidas alcoólicas e imprudência.

Desde 2009 o Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC não altera a rotina do pronto socorro, em relação as festas de fim de ano. O número de acidentes e pessoas que dão entrada no hospital é praticamente o mesmo em todo final de ano.

Até o momento o nível de ocorrência continua o mesmo, porém o atendimento clínico diminuiu, queda natural em função do período de férias. “O ritmo acelerado do pronto socorro é o ano todo, temos sempre que atender de forma rápida e com qualidade todas as pessoas que necessitam de nossos cuidados”, afirma o clínico geral e coordenador do pronto socorro, Evandro de Oliveira Moreira.

O abuso de bebidas é um agravante, já que faz parte das intoxicações alcoólicas e da falta de responsabilidade e segurança no trânsito. O HGVC quer que nessas festas a população se divirta, mas que permaneça alerta quanto a sua saúde.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Anvisa proíbe medicamentos e saneantes


A diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), da Secretaria da Saúde do Estado, informa à população que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, como medida de interesse sanitário, a suspensão da distribuição, comércio e uso, em todo o território nacional, dos lotes 09G429 e 09J372 do medicamento Rubromicin (Estolato de Eritromicina 250mg/5mL, frascos com 60ml (suspensão), fabricado pela empresa Prati, Donaduzzi & Cia Ltda., com sede em Toledo, Paraná.

A Anvisa também determinou, como medida de interesse sanitário, a suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso, em todo o território nacional, de todos os saneantes domissanitários fabricados pela empresa ZNC Indústria e Comércio de Desinfetantes Ltda. EPP, nome fantasia Propeq Auxiliares Químicos, com sede em Icará, Santa Catarina. A empresa não possui autorização de funcionamento e seus produtos não possuem registro junto à agência.

Fonte: http://www.saude.ba.gov.br/

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Mensagem de Final de Ano do HGVC

HGVC acompanha pacientes em casa



A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) vem desenvolvendo um trabalho de excelência, beneficiando a população do Estado com um atendimento qualificado. No Hospital Geral de Vitória da Conquista /HGVC esse compromisso com a comunidade é notório. Desde 2008, o HGVC desenvolve o trabalho de Internação Domiciliar (ID), onde o paciente internado no hospital recebe alta da unidade e continua o tratamento em casa, tendo todo o acompanhamento necessário. Esse procedimento é feito de acordo com critérios pré-determinados.

A Internação Domiciliar proporciona um maior cuidado e humanização do atendimento e acompanhamento de pacientes cronicamente dependentes do hospital e acima de 60 anos de idade, que precisam do atendimento após sair da unidade hospitalar. O tratamento domiciliar é muitas vezes essencial, já que o contato do paciente com a família favorece a recuperação e diminui o risco de infecções hospitalares.

Além disso, os profissionais do HGVC se empenham na resolução de problemas físicos, materiais, estruturais e pessoais que interfiram no desenvolvimento das atividades dos pacientes, visando uma completa recuperação. Atuação é feita de forma direta junto ao paciente, família e comunidade promovendo assim a reeducação e introdução de hábitos saudáveis, através de uma atenção multidisciplinar e contínua ao paciente.

A enfermeira e coordenadora da ID, Cristiane Novaes, esclarece que o trabalho realizado pela equipe da internação domiciliar é fundamental para a sociedade. “É um tratamento de qualidade oferecido aos nossos pacientes. Vitória da Conquista é referência em relação ao tratamento domiciliar, pois estamos tendo grandes resultados no atendimento para com a população”, ressalta a coordenadora.

Ao longo desses dois anos, a equipe da ID já atendeu mais de 250 famílias. A previsão para o próximo ano é que o trabalho seja feito mais rápido, mantendo a qualidade, e assim possibilitando contemplar um número maior de famílias que precisam dos cuidados médicos.

Marcação de exames e procedimentos na rede do Sistema Único de Saúde/Sus, redução dos índices de infecção hospitalar são fatores que contribuíram para que a ID conseguisse alcançar sua meta. Material estéril suficiente para realização de procedimentos e aquisição de uma ambulância para uso exclusivo dos pacientes do ID serão as futuras metas da equipe da internação hospitalar, a fim de continuar o excelente trabalho da equipe.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Urgente: Hemoba convoca população para doação de sangue

A equipe de Hematologia e Hemoterapia da Bahia/Hemoba possui uma unidade em funcionamento no Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC. No local, doadores voluntários podem realizar a doação de sangue, uma ação fundamental para salvar a vida de muitas pessoas.

O sangue coletado é armazenado e posteriormente fornecido aos pacientes por meio de transfusões. A Hemoba atende em média cinco unidades de saúde, ou seja, é necessário que o estoque das bolsas de sangue estejam sempre completas.

A unidade da Hemoba do HGVC está precisando de doadores do grupo negativo, com urgência: A negativo, B negativo, AB negativo e O negativo. “ Estamos sempre precisando de todos os tipos sanguíneos, mas temos como maior necessidade os sangues do tipo negativo”, afirma
a enfermeira responsável pelo Banco de Sangue, Anne de Fátima.

Diante das festas de natal e final de ano, a Hemoba irá alterar seu calendário de acordo com os feriados. Na semana do natal estará funcionando nos dias 20,21 e 22 de dezembro. Já no final do ano serão os dias 27,28 e 29. O horário continua sendo o mesmo, das 7h30 às 11h00 da manhã. A doação de sangue salva muitas vidas, não deixe de doar.

Critérios de doação - peso mínimo de 50 quilos, idade entre 18 a 65 anos e com boas condições de saúde. Além disso o doador tem que estar bem alimentado e não se esquecer de trazer um documento original com foto.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Edwaldo Alves recebe atendimento no HGVC






Deu entrada na manhã desta segunda-feira (13), no Pronto Socorro do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), para atendimento de emergência, o Secretário de Desenvolvimento do município Edwaldo Alves, acometido por uma Hemorragia Disgestiva Alta (HDA), resultantes de duas úlceras e uma gastrite.

Alves, que veio conduzido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência/SAMU 192, está passando por todos os procedimentos necessários e tem indicativo de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamentos médicos ainda mais detalhados, já que seu estado de saúde depende de maior observação.

O HGVC estará acompanhando o atendimento ao secretário e estará fornecendo as informações possiveis no decorrer da estadia do mesmo na unidade.

Divisa divulga determinações da Anvisa


A diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), da Secretaria da Saúde do Estado, informa à população que, como medida de interesse sanitário, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso, em todo o território nacional, de todos os produtos sob vigilância sanitária fabricados e/ou distribuídos pela empresa Fysioterm Equipamentos Eletrônicos Ltda., com sede em Cambe, Paraná, em função de a empresa não possuir autorização de funcionamento e seus produtos não possuírem registro junto à Anvisa.

A Anvisa também determinou, como medida de interesse sanitário, a suspensão da distribuição, comércio e uso, em todo o território nacional, do lote ABR10 do medicamento Bisolvon Xarope Pediátrico, fabricado pela Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda., com sede em São Paulo, e a interdição cautelar do lote 09277 do medicamento Resodic 50mg (Diclofenaco sódico), comprimido, fabricado pela empresa Laboratório Farmacêutico Vitamed Ltda, com sede em Caxias do Sul, Rio de Janeiro. No caso da interdição cautelar, a medida tem prazo de 90 dias, contados a partir de 10/12/2010.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

HGVC Parabeniza Fonoaudiólogos pelo seu Dia


O fonoaudiólogo é um profissional de extrema importância para qualquer unidade de saúde. Por isso, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) parabeniza a todos os profissionais de fonoaudiologia nessa quinta-feira, 09, onde comemora-se o Dia Nacional do Fonoaudiólogo. Nessa data foi regulamentada a profissão no Brasil, no ano de 1981.

O campo de atuação é bastante amplo, consultórios, clínicas, hospitais, postos de saúde, escolas e instituições especializadas são apenas alguns locais que necessitam do trabalho do profissional. O fonoaudiólogo trata as disfunções da fala e escrita, além de melhorar as funções dos músculos da cabeça e pescoço, e a mastigação dos portadores de aparelhos dentário, desempenhando um importante papel na integração social de pessoas com tais deficiências.


Dentre as mais diversas especialidades, os traumas com maior frequência são: distúrbios da fala, audição, escrita, leitura e demais problemas que afetam a comunicação humana. Além da parte clínica, muitos são procurados a fim de cuidar auxiliar pessoas que precisam da voz para executar determinadas atividades como artistas, locutores,professores, políticos entre outros, buscam esse tratamento para garantir melhor qualidade na vida pessoal e profissional.


O HGVC conta com duas fonoaudiólogas, para o atendimento hospitalar. "Quando os pacientes têm algum problema na deglutição, os outros profissionais imediatamente nos solicitam. No tratamento com crianças fazemos uma intervenção na sucção, e nos adultos orientamos na linguagem e audição, melhorando a qualidade vocal", declara a fonoaudióloga Maria Fernanda Cardia Ferraz de Andrade que atua na unidade.


Aperfeiçoar a linguagem, a audição e a interação entre as elas, possibilitando ao paciente uma excelente recuperação é o trabalho especializado da área de fonoaudiologia. Parabéns para todos os profissionais fonoaudiólogos, que cuidam para que possamos comunicar com uma melhor qualidade.



segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Bahia terá Banco de Cordão Umbilical


Dentro de mais ou menos um ano e meio, a Bahia contará com o seu primeiro Banco de Cordão Umbilical. Para definir a implantação do serviço, que ficará no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), estiveram reunidos nesta quinta-feira (2), na Reitoria da Universidade Federal da Bahia, a equipe técnica do Instituto Nacional do Câncer (INCA), chefiada pelo médico e diretor do Centro de Medula Óssea do INCA, Luiz Bouzas, o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o médico Eraldo Moura, a reitora da UFBA, Dora Leal Rosa, e o diretor do Hupes, Hugo Ribeiro.

Na oportunidade, Eraldo Moura explicou que o Banco de Cordão Umbilical, quando entrar em funcionamento, estará integrado à Rede Cordes (Rede de Cordão Umbilical), e servirá para armazenar sangue de cordão umbilical, destinado ao atendimento de pacientes que necessitam de transplante de medula óssea, não só na Bahia como no Brasil e no mundo, uma vez que as características genéticas da população baiana são bastante peculiares. “A criação do Banco de Medula Óssea no Hupes conta com parceria firmada entre o Ministério da Saúde, INCA, Bndes, UFBA e Sesab”, disse o coordenador da Coset.

Credenciamento de hospital

Na sexta-feira passada (3) pela manhã, o diretor do Centro de Medula Óssea do INCA, Luiz Bouzas, acompanhado do coordenador do Coset, Eraldo Moura, esteve visitando o Hospital São Rafael, no bairro de Pau da Lima, para avaliar o credenciamento daquele hospital, pelo Ministério da Saúde, para que possa realizar transplante de medula óssea na rede particular e também pelo SUS.

Fonte:
http://www.saude.ba.gov.br

Sesab divulga contemplados com prêmio Edno Batista


Foi divulgada no Diário Oficial do Estado neste final de semana a relação dos municípios habilitados que receberão o prêmio Edno Batista Rebouças. Foram ao todo 615 Agentes de Combate às Endemias e 1961 Agentes Comunitários de Saúde de 37 cidades que receberão o prêmio no valor de um salário mínimo, R$510,00. O prêmio, que foi instituído em dezembro de 2009, tem como objetivo incentivar profissionais que atuam no controle da dengue.

Além disso, o prêmio tem a finalidade de estimular os agentes a participar de atividades integradas, ou seja, que visem o alcance das metas para o controle da dengue. Os municípios contemplados conseguiram atender aos critérios necessários para a concessão do prêmio, que foram: a efetivação, com vínculos desprecarizados, dos ACS e ACE; a manutenção do índice de infestação predial média municipal igual ou menor que 1%; e o cumprimento, pelos ACS e ACE, das metas de visitas domiciliares pactuadas.


Veja a relação dos municípios contemplados:
http://www.saude.ba.gov.br/portalsesab/images/arquivos/edno_batista.pdf


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

HGVC mantém tratamento de crianças portadoras de doença rara






O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) vem desenvolvendo um constante trabalho de aperfeiçoamento, promovendo cursos preparatórios nas diversas áreas de atuação, novas contratações e disponibilização de tratamentos que resultam na qualidade do atendimento à população do sudoeste da Bahia. Dando continuidade a essas ações, há mais de seis meses a Unidade oferece tratamento médico para pacientes com mucopolissacaridose (MPS).


As Mucopolissacaridoses são doenças genéticas hereditárias que reduzem ou eliminam algumas substâncias encontradas no organismo. As pessoas portadoras dessa patalogia adquirem características marcantes e os sintomas mais visíveis são a atrofia de membros, retardamento do crescimento e problemas respiratórios.

O HGVC oferece tratamentos para crianças acometidas da MPS tipo I e VI. A MPS VI, uma das mais graves, é um tipo mais raro que atinge uma pessoa em cada 250 mil. Em todo o Brasil, são 120 pessoas acometidas pela doença, e na Bahia são 12.

Atualmente, quatro crianças de 03 a 13 anos, portadoras de MPS, fazem o uso da medicação na unidade. Os pacientes são oriundos da cidade de Jacaraci e antes se deslocavam até Salvador para continuar o tratamento, até então inexistente na região.


A enfermeira Nélia Pires Freitas, que acompanha os pacientes com MPS desde a implantação do tratamento, garante que já é possível perceber melhorias na qualidade de vida das crianças, pois o uso dos medicamentos contribui para controlar e amenizar os sintomas da doença. “Nosso principal foco é a prevenção e o cuidado para que não ocorram complicações. Para isso fazemos o uso de dois medicamentos essenciais para o tratamento”, declara a enfermeira.

As crianças recebem assistência a cada oito dias, quando permanecem na unidade das 8 às 17 h.

Durante a permanência hospitalar as crianças são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar composta por médica pediatra, cirurgião pediátrico, enfermeira, técnica de enfermagem, garantindo assistência adequada às necessidades que a doença impõe.

A dona de casa Maria da Soledade, mãe de duas crianças que recebem o tratamento, acredita que a garantia do serviço pelo HGVC facilita a vida dela e das filhas, que antes precisavam viajar para São Paulo ou Salvador. “Agora estamos bem mais perto de casa. O atendimento que minhas filhas tem aqui é ótimo, elas são tratadas com a mesma qualidade e competência das capitais”, avalia Soledade.

A avaliação e procedimentos utilizados no hospital são indicados e realizados por especialistas que tenham conhecimento da doença, para prevenir e diagnosticar precocemente as complicações, que podem ser tratadas melhorando a qualidade de vida do portador de MPS e oferecendo apoio à família.“Há uma melhoramento significativo no tratamento das MPS, estamos sempre dando continuidade para que possamos atender com qualidade nossos pacientes”, finaliza a médica pediátrica, Ana Ribeiro Prates, que acompanha os pacientes da unidade.





Funcionários do HGVC participam de mini-curso em Excel

Realizado nos, dias 29, 30 de novembro e 01 dezembro o curso básico em excel para 15 funcionários do Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC. Este curso promovido pela Faculdade Independente do Nordeste/Fainor, faz parte do planejamento estratégico do Núcleo de Educação Permanente/Nep do HGVC, no qual as unidades de ensino que realizam estágio no hospital se comprometem à serem parceiros na educação continuada em serviço.

O curso foi ministrado pelo professor Fernando Cardeal, e teve como conteúdo: estrutura de planilhas, cálculos simples, formatação de dados, principais funções(matemática, estatística básica, lógica, assistente de função) e criação de gráficos fizeram parte da rotina dos funcionários da unidade hospitalar.

Anvisa alerta para lotes de medicamentos e produtos interditados


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou como medida de interesse sanitário, a interdição cautelar, em todo o território nacional, dos lotes dos seguintes medicamentos: Lote 2857023 do medicamento Bepeben (Benzilpenicilina Benzatina), Pó para Suspensão Injetável/Frasco Ampola, fabricado pela empresa Laboratório Teuto Brasileiro S/A, de Anápolis (GO); Lote 0905296 do medicamento Angipress, de 50mg, comprimido, fabricado pela empresa Biosintética Farmacêutica Ltda., São Paulo (SP); Lote 1194 do medicamento Furozix 40mg, comprimido, fabricado pela empresa Bunker Indústria Farmacêutica Ltda., de São Paulo (SP).

A Anvisa também determinou como medida de interesse sanitário, em todo o país, a interdição cautelar do Lote 090906 do produto Shampoo Hidratante Acquahair, fabricado pela empresa Ivel Indústria de Perfumes e Cosméticos Ltda., de Nova Iguaçu (RJ). Determinou também a suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso, em todo o território nacional de todos os saneantes domissanitários fabricados pela empresa J. Carlos Vinco Produtos de Limpeza ME, nome fantasia Fortex Produtos de Limpeza, do Rio de Janeiro (RJ), porque a referida empresa não possui autorização de funcionamento e por seus produtos não possuírem registro junto a esta Agência.

A agência ainda determinou como medida de interesse sanitário, a suspensão da distribuição, comércio e uso, em todo o território nacional do Lote C091090, do medicamento Synarel 2mg/ml (Acetato de Nafarrelina), solução nasal, fabricado pela empresa Pfizer Pharmaceuticals LLC e importado pela empresa Zodiac Produtos Farmacêuticos S.A., de Pindamonhangaba (SP).


Fonte: http://www.saude.ba.gov.br/portalsesab

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Anvisa alerta para produtos sem registro


Por não possuir registro/notificação e Autorização de Funcionamento perante a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o órgão determinou como medida de interesse sanitário, a suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso, no território nacional, de todos os lotes de todos os produtos sujeitos à Vigilância Sanitária, fabricados pela empresa Delta Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda., de Uberaba (MG).



Fonte: http://www.saude.ba.gov.br/portalsesab