quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

HGVC Parabeniza Fonoaudiólogos pelo seu Dia


O fonoaudiólogo é um profissional de extrema importância para qualquer unidade de saúde. Por isso, o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) parabeniza a todos os profissionais de fonoaudiologia nessa quinta-feira, 09, onde comemora-se o Dia Nacional do Fonoaudiólogo. Nessa data foi regulamentada a profissão no Brasil, no ano de 1981.

O campo de atuação é bastante amplo, consultórios, clínicas, hospitais, postos de saúde, escolas e instituições especializadas são apenas alguns locais que necessitam do trabalho do profissional. O fonoaudiólogo trata as disfunções da fala e escrita, além de melhorar as funções dos músculos da cabeça e pescoço, e a mastigação dos portadores de aparelhos dentário, desempenhando um importante papel na integração social de pessoas com tais deficiências.


Dentre as mais diversas especialidades, os traumas com maior frequência são: distúrbios da fala, audição, escrita, leitura e demais problemas que afetam a comunicação humana. Além da parte clínica, muitos são procurados a fim de cuidar auxiliar pessoas que precisam da voz para executar determinadas atividades como artistas, locutores,professores, políticos entre outros, buscam esse tratamento para garantir melhor qualidade na vida pessoal e profissional.


O HGVC conta com duas fonoaudiólogas, para o atendimento hospitalar. "Quando os pacientes têm algum problema na deglutição, os outros profissionais imediatamente nos solicitam. No tratamento com crianças fazemos uma intervenção na sucção, e nos adultos orientamos na linguagem e audição, melhorando a qualidade vocal", declara a fonoaudióloga Maria Fernanda Cardia Ferraz de Andrade que atua na unidade.


Aperfeiçoar a linguagem, a audição e a interação entre as elas, possibilitando ao paciente uma excelente recuperação é o trabalho especializado da área de fonoaudiologia. Parabéns para todos os profissionais fonoaudiólogos, que cuidam para que possamos comunicar com uma melhor qualidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário