sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

HGVC acompanha pacientes em casa



A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) vem desenvolvendo um trabalho de excelência, beneficiando a população do Estado com um atendimento qualificado. No Hospital Geral de Vitória da Conquista /HGVC esse compromisso com a comunidade é notório. Desde 2008, o HGVC desenvolve o trabalho de Internação Domiciliar (ID), onde o paciente internado no hospital recebe alta da unidade e continua o tratamento em casa, tendo todo o acompanhamento necessário. Esse procedimento é feito de acordo com critérios pré-determinados.

A Internação Domiciliar proporciona um maior cuidado e humanização do atendimento e acompanhamento de pacientes cronicamente dependentes do hospital e acima de 60 anos de idade, que precisam do atendimento após sair da unidade hospitalar. O tratamento domiciliar é muitas vezes essencial, já que o contato do paciente com a família favorece a recuperação e diminui o risco de infecções hospitalares.

Além disso, os profissionais do HGVC se empenham na resolução de problemas físicos, materiais, estruturais e pessoais que interfiram no desenvolvimento das atividades dos pacientes, visando uma completa recuperação. Atuação é feita de forma direta junto ao paciente, família e comunidade promovendo assim a reeducação e introdução de hábitos saudáveis, através de uma atenção multidisciplinar e contínua ao paciente.

A enfermeira e coordenadora da ID, Cristiane Novaes, esclarece que o trabalho realizado pela equipe da internação domiciliar é fundamental para a sociedade. “É um tratamento de qualidade oferecido aos nossos pacientes. Vitória da Conquista é referência em relação ao tratamento domiciliar, pois estamos tendo grandes resultados no atendimento para com a população”, ressalta a coordenadora.

Ao longo desses dois anos, a equipe da ID já atendeu mais de 250 famílias. A previsão para o próximo ano é que o trabalho seja feito mais rápido, mantendo a qualidade, e assim possibilitando contemplar um número maior de famílias que precisam dos cuidados médicos.

Marcação de exames e procedimentos na rede do Sistema Único de Saúde/Sus, redução dos índices de infecção hospitalar são fatores que contribuíram para que a ID conseguisse alcançar sua meta. Material estéril suficiente para realização de procedimentos e aquisição de uma ambulância para uso exclusivo dos pacientes do ID serão as futuras metas da equipe da internação hospitalar, a fim de continuar o excelente trabalho da equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário