segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Bahia terá Banco de Cordão Umbilical


Dentro de mais ou menos um ano e meio, a Bahia contará com o seu primeiro Banco de Cordão Umbilical. Para definir a implantação do serviço, que ficará no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), estiveram reunidos nesta quinta-feira (2), na Reitoria da Universidade Federal da Bahia, a equipe técnica do Instituto Nacional do Câncer (INCA), chefiada pelo médico e diretor do Centro de Medula Óssea do INCA, Luiz Bouzas, o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o médico Eraldo Moura, a reitora da UFBA, Dora Leal Rosa, e o diretor do Hupes, Hugo Ribeiro.

Na oportunidade, Eraldo Moura explicou que o Banco de Cordão Umbilical, quando entrar em funcionamento, estará integrado à Rede Cordes (Rede de Cordão Umbilical), e servirá para armazenar sangue de cordão umbilical, destinado ao atendimento de pacientes que necessitam de transplante de medula óssea, não só na Bahia como no Brasil e no mundo, uma vez que as características genéticas da população baiana são bastante peculiares. “A criação do Banco de Medula Óssea no Hupes conta com parceria firmada entre o Ministério da Saúde, INCA, Bndes, UFBA e Sesab”, disse o coordenador da Coset.

Credenciamento de hospital

Na sexta-feira passada (3) pela manhã, o diretor do Centro de Medula Óssea do INCA, Luiz Bouzas, acompanhado do coordenador do Coset, Eraldo Moura, esteve visitando o Hospital São Rafael, no bairro de Pau da Lima, para avaliar o credenciamento daquele hospital, pelo Ministério da Saúde, para que possa realizar transplante de medula óssea na rede particular e também pelo SUS.

Fonte:
http://www.saude.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário