sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

HGVC mantém tratamento de crianças portadoras de doença rara






O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) vem desenvolvendo um constante trabalho de aperfeiçoamento, promovendo cursos preparatórios nas diversas áreas de atuação, novas contratações e disponibilização de tratamentos que resultam na qualidade do atendimento à população do sudoeste da Bahia. Dando continuidade a essas ações, há mais de seis meses a Unidade oferece tratamento médico para pacientes com mucopolissacaridose (MPS).


As Mucopolissacaridoses são doenças genéticas hereditárias que reduzem ou eliminam algumas substâncias encontradas no organismo. As pessoas portadoras dessa patalogia adquirem características marcantes e os sintomas mais visíveis são a atrofia de membros, retardamento do crescimento e problemas respiratórios.

O HGVC oferece tratamentos para crianças acometidas da MPS tipo I e VI. A MPS VI, uma das mais graves, é um tipo mais raro que atinge uma pessoa em cada 250 mil. Em todo o Brasil, são 120 pessoas acometidas pela doença, e na Bahia são 12.

Atualmente, quatro crianças de 03 a 13 anos, portadoras de MPS, fazem o uso da medicação na unidade. Os pacientes são oriundos da cidade de Jacaraci e antes se deslocavam até Salvador para continuar o tratamento, até então inexistente na região.


A enfermeira Nélia Pires Freitas, que acompanha os pacientes com MPS desde a implantação do tratamento, garante que já é possível perceber melhorias na qualidade de vida das crianças, pois o uso dos medicamentos contribui para controlar e amenizar os sintomas da doença. “Nosso principal foco é a prevenção e o cuidado para que não ocorram complicações. Para isso fazemos o uso de dois medicamentos essenciais para o tratamento”, declara a enfermeira.

As crianças recebem assistência a cada oito dias, quando permanecem na unidade das 8 às 17 h.

Durante a permanência hospitalar as crianças são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar composta por médica pediatra, cirurgião pediátrico, enfermeira, técnica de enfermagem, garantindo assistência adequada às necessidades que a doença impõe.

A dona de casa Maria da Soledade, mãe de duas crianças que recebem o tratamento, acredita que a garantia do serviço pelo HGVC facilita a vida dela e das filhas, que antes precisavam viajar para São Paulo ou Salvador. “Agora estamos bem mais perto de casa. O atendimento que minhas filhas tem aqui é ótimo, elas são tratadas com a mesma qualidade e competência das capitais”, avalia Soledade.

A avaliação e procedimentos utilizados no hospital são indicados e realizados por especialistas que tenham conhecimento da doença, para prevenir e diagnosticar precocemente as complicações, que podem ser tratadas melhorando a qualidade de vida do portador de MPS e oferecendo apoio à família.“Há uma melhoramento significativo no tratamento das MPS, estamos sempre dando continuidade para que possamos atender com qualidade nossos pacientes”, finaliza a médica pediátrica, Ana Ribeiro Prates, que acompanha os pacientes da unidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário