Desde o início de 2010, a Sesab planeja estratégias para melhorar a estrutura da unidade, aproveitando o espaço físico que a mesma oferece. Uma vez efetivada, esta medida vai atender uma grande demanda absorvida pelo HGVC, hospital de grande porte, que conta com profissionais capacitados, tecnologia de qualidade e oferece diversos tratamentos de saúde.
De acordo com o diretor de Gestão da Rede Própria, a visita feita pela equipe da Sesab no HGVC é um momento para conhecer a realidade local e estabelecer uma relação de maior proximidade com o hospital. "A reforma predial e a implantação da oncologia do HGVC é prioridade no planejamento desse ano. Sabemos do número de pacientes que são atendidos no hospital e para continuar oferecendo um serviço de qualidade temos que priorizar a melhoria das condições físicas, principalmente do setor de urgência e emergência", afirma o diretor.
O HGVC oferece, atualmente, condições técnicas satisfatórias para receber pacientes de traumas neurológicos, o que reforça a importância do hospital para região. A próxima meta é que o hospital também ofereça tratamento de oncologia, melhorando ainda mais a saúde de Vitória da Conquista e região.
"O HGVC é de extrema importância para a região sudoeste e localidades próximas. Por isso, mais do que nunca, temos que garantir que o atendimento continue com qualidade e rapidez, proporcionando à população melhores condições na área da saúde", conclui o diretor de Gestão Direta, José Walter.
Segundo Gerardo Junior, diretor geral do HGVC, o diálogo da diretoria da unidade com os gestores da Sesab tem sido contínua e a visita técnica das diretorias da Rede Própria e da subsecretária expressa esta sensibilidade quanto aos desafios a serem superados na unidade. "Estamos discutindo a saúde a partir dos mecanismos que compõem esse sistema, e temos encontrando apoio do Governo do Estado, da Sesab e também do município de Vitória da Conquista, para a efetivação dos projetos que tramitam na Sesab.
Saiba mais - A diretoria de Gestão da Rede Própria (DGRP) faz parte da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SAIS) e é responsável pelo acompanhamento das unidades públicas estaduais de assistência à saúde. Atualmente, estão sob sua responsabilidade 39 Hospitais, sete Centros de Referência e cinco Pronto Atendimentos, totalizando 51 unidades.
A DGRP está dividida em duas diretorias adjuntas, sendo a DIRPGD responsável pelas unidades sob gestão direta, e a DIRPGI responsável pelo acompanhamento das unidades sob gestão terceirizada ou por Organizações Sociais.
Peocupa-me o termo utilizado "reforma predial". Se isso significa triplicação do número de leitos e criação de mais espaço físico para os serviços prestados já existentes e os novos, creio que estão no caminho certo. Mas se for uma reforma do espaço já existente, isso será paliativo e não trará solução aos problemas do nosso Hospital. Torço, e muito, pela primeira opção. A cidade cresceu, a população aumentou e qualquer projeto para o HGVC precisa levar isso em consideração sob a pena de desperdiçar tempo e dinheiro público.
ResponderExcluirDr. Luis Cláudio M. Carvalho
Delegado do CREMEB