quinta-feira, 24 de março de 2011

Equipe da Sesab faz visita técnica ao HGVC

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) recebeu visita técnica do diretor de Gestão da Rede Própria da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Paulo Barbosa, do diretor de Gestão Direta, José Walter; da subsecretária da Sesab, Suzana Ribeiro e da assessora técnica da DGRP, Angélica Araújo de Menezes. Os representantes da Sesab cumpriram uma agenda muito dinâmica, que teve como foco principal analisar a infra-estrutura, o funcionamento interno e os recursos humanos da unidade.

Desde o início de 2010, a Sesab planeja estratégias para melhorar a estrutura da unidade, aproveitando o espaço físico que a mesma oferece. Uma vez efetivada, esta medida vai atender uma grande demanda absorvida pelo HGVC, hospital de grande porte, que conta com profissionais capacitados, tecnologia de qualidade e oferece diversos tratamentos de saúde.

De acordo com o diretor de Gestão da Rede Própria, a visita feita pela equipe da Sesab no HGVC é um momento para conhecer a realidade local e estabelecer uma relação de maior proximidade com o hospital. "A reforma predial e a implantação da oncologia do HGVC é prioridade no planejamento desse ano. Sabemos do número de pacientes que são atendidos no hospital e para continuar oferecendo um serviço de qualidade temos que priorizar a melhoria das condições físicas, principalmente do setor de urgência e emergência", afirma o diretor.

O HGVC oferece, atualmente, condições técnicas satisfatórias para receber pacientes de traumas neurológicos, o que reforça a importância do hospital para região. A próxima meta é que o hospital também ofereça tratamento de oncologia, melhorando ainda mais a saúde de Vitória da Conquista e região.

"O HGVC é de extrema importância para a região sudoeste e localidades próximas. Por isso, mais do que nunca, temos que garantir que o atendimento continue com qualidade e rapidez, proporcionando à população melhores condições na área da saúde", conclui o diretor de Gestão Direta, José Walter.

Segundo Gerardo Junior, diretor geral do HGVC, o diálogo da diretoria da unidade com os gestores da Sesab tem sido contínua e a visita técnica das diretorias da Rede Própria e da subsecretária expressa esta sensibilidade quanto aos desafios a serem superados na unidade. "Estamos discutindo a saúde a partir dos mecanismos que compõem esse sistema, e temos encontrando apoio do Governo do Estado, da Sesab e também do município de Vitória da Conquista, para a efetivação dos projetos que tramitam na Sesab.

Saiba mais - A diretoria de Gestão da Rede Própria (DGRP) faz parte da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SAIS) e é responsável pelo acompanhamento das unidades públicas estaduais de assistência à saúde. Atualmente, estão sob sua responsabilidade 39 Hospitais, sete Centros de Referência e cinco Pronto Atendimentos, totalizando 51 unidades.

A DGRP está dividida em duas diretorias adjuntas, sendo a DIRPGD responsável pelas unidades sob gestão direta, e a DIRPGI responsável pelo acompanhamento das unidades sob gestão terceirizada ou por Organizações Sociais.

Um comentário:

  1. Peocupa-me o termo utilizado "reforma predial". Se isso significa triplicação do número de leitos e criação de mais espaço físico para os serviços prestados já existentes e os novos, creio que estão no caminho certo. Mas se for uma reforma do espaço já existente, isso será paliativo e não trará solução aos problemas do nosso Hospital. Torço, e muito, pela primeira opção. A cidade cresceu, a população aumentou e qualquer projeto para o HGVC precisa levar isso em consideração sob a pena de desperdiçar tempo e dinheiro público.
    Dr. Luis Cláudio M. Carvalho
    Delegado do CREMEB

    ResponderExcluir