terça-feira, 1 de março de 2011

HGVC tem projeto para ampliar o pronto atendimento




Diretor Gerardo Jr. discute ampliação do HGVC com técnicos da SESAB




O diretor do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), Gerardo Júnior, retornou de Salvador nesta semana, onde participou de uma série de reuniões na Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), com o objetivo de acelerar processos que vão garantir mais recursos para a unidade. Entre as solicitações que estão sendo analisadas pelos técnicos da Sesab estão a reforma e ampliação do Pronto Socorro, cujo projeto se encontra no Ministério da Saúde (Qualisus) e um novo plano diretor para o HGVC, que engloba o aumento do número de leitos de clínicas médica, cirúrgica, pediátrica, na perspectiva de adequar o hospital para a implantação da oncologia e reforma geral do hospital.
"O Hospital de Base de Vitória da Conquista tem sido contemplado com muitas ações do Governo Estadual, por meio da Sesab, e é muito importante a busca permanente por mais serviços e melhorias para o SUS, na unidade", afirma o diretor Gerardo.

O Hospital de Base é a única unidade referenciada em neuro trauma e de diversas enfermidades que acometem a população da região sudoeste. A unidade recebe, em média, 200 pessoas diariamente apenas no Pronto Socorro, vindas de mais de 80 municípios. "Atendemos a uma população de mais de 2 milhões de habitantes e mesmo com esta grande procura, a unidade garante o atendimento a todos os usuários, pois estes buscam o atendimento porque sabem que serão atendidos”, , informou Evandro Oliveira, Coordenador Médico do Pronto Socorro.

Nos últimos anos, o Hospital de Base alcançou importantes números e recentemente, conseguiu superar até em quatro vezes alguns indicadores. A fila de espera para cirurgias reduziu de forma significativa, sendo registrados mais de 4 mil procedimentos cirúrgicos ano passado. Os números cresceram também nos serviços de bioimagem, como raio X, tomografia, endoscopia, mamografia e ultrasonografia.

Programas do governo do Estado tornaram Vitória da Conquista referência, como o Internamento Domiciliar, que garante uma equipe de profissionais de saúde na casa do usuário, tratando de várias enfermidades, com capacidade para atender até 60 pessoas mensalmente, e que em dois anos já prestou atendimento para mais de 280 pessoas.Esta ação garante conforto, comodidade e rápida recuperação, além de reduzir o fluxo de atendimento na própria unidade.

O Hospital de Base é referência ainda nas ações da Comissão Intra Hospitalar de Captação e Doação de Órgãos e Tecidos, programa que possui os melhores números do interior do Estado, com mais de 200 captações de córneas e mais de 25 captações de múltiplos órgãos. Esta atuação dedicada e continuada já melhorou e salvou vidas de mais de 200 pessoas.

"Estes são números que mostram o comprometimento do governo Estadual, da Sesab e também da gestão da unidade. Estamos trabalhando para melhorar a cada momento, garantindo, além do atendimento que já acontece, mais qualidade e mais serviços", concluiu Gerardo Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário