terça-feira, 26 de julho de 2011

Realizada primeira cirurgia de hipófise no sistema público do Sudoeste

Há aproximadamente 10 meses, em um dia comum de trabalho, o açougueiro Silvanei sentiu as letras embaraçarem enquanto tentava ler algo. Com o passar do tempo aquilo passou a incomodá-lo, pois sentia piora na visão. Procurou um oftalmologista que depois de alguns exames concluiu que não se tratava de um problema de visão, indicando um neurologista, quando descobriu que um tumor crescia na hipófise, localizada na base do cérebro.

"Foi uma reviravolta em minha vida", lembra o trabalhador, que mudou a rotina em busca do tratamento para a retirada do tumor que comprometia sua visão e que poderia inclusive levá-lo a óbito. O primeiro profissional a atendê-lo foi o médico Joviniano Neto, que, após uma série de exames, realizou intervenção cirúrgica no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), ocorrida na semana passada, procedimento realizado com os neurocirurgiões Alcione Mendes e Gustavo Bilate.

A cirurgia de alta complexidade, que consistiu na retirada de um tumor de grande extensão na região hipofisária, foi um sucesso. Segundo o médico Joviniano Neto, foi uma intervenção via transe sifenoidal, ou seja, extração de tumor através do orifício nasal. Este procedimento foi possível graças ao arco e microscópio cirúrgicos, que vem possibilitando uma série de cirurgias inéditas, como de traumas raquimedulares (coluna), aneurismas e ortopédicas.

Médicos Joviniano Neto e Gustavo Bilate, responsáveis pela cirurgia

Esta cirurgia, mais uma intervenção inédita no HGVC, a qual foi submetida Silvanei Santos de Souza, é a primeira realizada em hospital público na região sudoeste. "Foi uma cirurgia de sucesso, pouca evasiva, com perda reduzida de sangue e de uma forma que evitou o acesso transcraniano, evitando agressão ao cérebro", informou Joviniano Neto

"O HGVC vem realizando grandes cirurgias, com excelentes profissionais e investimentos em tecnologia graças a política de saúde implantada pela Secretaria da Saúde do Estado. Mais um avanço inédito para o SUS e é isto que vamos continuar fazendo. Trabalhar sempre para a melhoria da saúde pública", finaliza o diretor geral do HGVC, Gerardo Júnior.

"Agradeço a Deus a cada minuto por ter passado bem por esta cirurgia. Aumentei a minha fé, agradeço por estar andando, por esta conversando e agradeço também ao HGVC e aos médicos Joviniano e Alcione", concluiu Silvanei, que faz planos de voltar ao trabalho, a família e curtir a filha de oito meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário