Estado receberá mais recursos para financiamento de UTIs
Márcio Cerqueira, de 31 anos, foi atendido nesta sexta-feira (29) no Hospital do Subúrbio (HS). Ele foi levado até a unidade pela sua mãe, Eunice Cerqueira, após sentir fortes dores. Márcio junta-se às 90.706 pessoas que já foram beneficiadas pelos serviços HS em pouco mais de dez meses de funcionamento. “Aqui, meu filho foi muito bem atendido. Chegamos aqui e rapidamente o médico veio avaliar ele. O Márcio vai ficar bem!”, disse Eunice Cerqueira.O serviço prestado ao filho de Eunice Cerqueira foi conhecido pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que, acompanhado pelo Secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, visitou, nesta sexta-feira (29), a unidade. Durante a visita, o ministro anunciou o credenciamento dos 60 leitos de UTI do HS junto ao Ministério da Saúde (MS). Com esse credenciamento, o MS passa a enviar recursos para o financiamento dos leitos. “Vamos aprimorar o serviço e integrar a unidade a Rede Saúde Toda Hora que é uma rede de urgência em que o ministério financia a uma rede para salvar”, explicou Padilha.
Primeira unidade hospitalar pública do Brasil a ser viabilizada por meio de Parceria Público-Privada (PPP), o Hospital do Subúrbio dispõe de 268 o número de leitos de internação - são 208 de enfermaria (64 de internação pediátrica e 144 de adultos) e 60 de terapia intensiva (dez de UTI pediátrica, 30 de UTI adulto e 20 de terapia semi-intensiva também para adultos). “Aqui é um novo de modelo de gestão e nós valorizamos muito a possibilidade de termos alternativas para garantir um atendimento de qualidade”, declarou Alexandre Padilha.
Hospital da Criança
O Ministro também conheceu o Hospital da Criança, em Feira de Santana (HEC). Na unidade, o Ministro anunciou o credenciamento de 20 leitos de UTI do hospital. O HEC entrou em funcionamento no dia 27 de agosto de 2010 e atualmente dispõe de 108 leitos de internamento, sendo 20 de UTI. Além disso, a emergência oferece mais 37 leitos. Somente neste setor foram feitos 27.462 atendimentos - uma média de 100 pacientes por dia. Desde a sua inauguração já foram realizados cerca de 110 mil procedimentos.
O Hospital da Criança estará em plena capacidade de atendimento até 2012, quando os 280 leitos de internamentos estarão disponíveis para atender a faixa etária de 0 a 18 anos, em diversas especialidades.
Mais recursos para a saúde
Durante a visita do Ministro ainda foi assinado um convênio para a liberação de recursos para a reforma das emergências dos hospitais Clériston de Andrade, em Feira de Santana, Luiz Viana Filho, em Ilhéus, e Geral de Vitória da Conquista. “O convênio, no valor de R$17,5 milhões, possibilitará a melhoria dos serviços nas três maiores emergências no interior do estado”, destacou Jorge Solla. Para reforçar o atendimento na área de urgência, a Bahia receberá recursos para a implantação de mais seis unidades de pronto atendimento (UPA 24h).
No próximo dia 5, será inaugurada em Juazeiro, a primeira a primeira Central de Regulação interestadual, que englobará a região do Vale do São Francisco. Ainda será lançado um programa de internação domiciliar do Ministério da Saúde. “Vamos levar para o Brasil inteiro um programa que aprendemos aqui na Bahia que é a internação domiciliar. Tirando do hospital mais cedo quem pode ter seus cuidados em casa”, falou o ministro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário