terça-feira, 2 de agosto de 2011

Campanha de Vacinação contra a Pólio terá a 2ª etapa no próximo dia 13

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que 26 países no mundo ainda registram casos de poliomielite, sendo quatro desses endêmicos - Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Com o objetivo de evitar a reintrodução do vírus da pólio no Brasil, mantendo o país na condição de certificado internacionalmente para a erradicação da doença, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Programa de Imunização, realizará no próximo dia 13, sábado, a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, com a meta de imunizar, no mínimo 95% das crianças menores de cinco anos - cerca de 1.026.680 crianças.

Durante a campanha, funcionarão, em todo o estado, 8 mil postos entre fixos e volantes, envolvendo em torno de 27.400 trabalhadores e voluntários e 2.500 veículos. A coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Fátima Guirra, ressalta que a vacinação será indiscriminada, independente do estado vacinal da criança. "Todas as crianças menores de 5 anos devem receber a vacina contra a poliomielite, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente", adverte Fátima Guirra.

Este é o 32º ano da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 22º ano sem casos da doença no país, que está livre da pólio desde 1990. O último caso ocorrido foi em 1989, no município de Souza, na Paraíba. Para manter a erradicação da doença, é necessário alcançar coberturas vacinais altas e homogêneas. Na primeira etapa da campanha de vacinação, realizada em junho, 381 municípios alcançaram a meta de 95% de cobertura, o que representa um percentual de homogeneidade igual a 91,37%. Foram vacinadas, em todo o estado, 1.065.463 menores de 5 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário