sexta-feira, 5 de agosto de 2011

HGVC destaca avanços na passagem do Dia Nacional da Saúde

Hoje, 05 de agosto, comemora-se, em todo o Brasil, o Dia Nacional da Saúde, momento para parabenizar todos os profissionais da área, como também para discutir as necessidades e avanços obtidos até o momento.

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), que é o segundo maior hospital público do interior do estado da Bahia, tem vencido os desafios diários e contabiliza ao longo dos últimos anos uma série de experiências positivas.

Nos últimos quatro anos e meio, foram realizados muitos investimentos na unidade. Foram mais de R$5 milhões de investimentos em novos equipamentos, os quais habilitaram a unidade a realização de tratamentos inéditos no sudoeste do estado, reduzindo a mortalidade e o impacto negativo dos problemas ocasionados aos pacientes e seus familiares, que muitas vezes tinham que se deslocar para Salvador.

Dentre os aparelhos adquiridos, destacam-se o arco e o microscópio cirúrgico, que ampliaram a oferta de cirurgias, sobretudo as de ortopedia e as de alta complexidade neurológicas, quando puderam ser realizadas cirurgias de TRM (Trauma na coluna), aneurisma e mais recentemente a de hipófise, sendo a primeira da região sudoeste em hospitais públicos.

O número de procedimentos cirúrgicos é destaque também na unidade, só em 2010, foram mais 4.000. Comprovando que esta média se mantém, foram registrados de janeiro a junho deste ano, 1.934 procedimentos de todas as áreas médicas, assim distribuídos: cirurgia geral (581), cirurgia vascular (449), ortopedia (352), neurocirurgia (230) e pediátrica (83). Os demais procedimentos somaram 239.

A diretoria do HGVC tem buscado firmar parcerias com instituições, entidades e tem mantido diálogo permanente com outras áreas do Governo, buscando as melhorias necessárias que vão garantir maior qualidade no atendimento e serviços oferecidos.

No início da semana, o ministro Alexandre Padilha anunciou uma verba de R$ 17,5 milhões para três unidades hospitalares na Bahia, dentre elas o HGVC. Esta verba se destina a reforma e ampliação da emergência da unidade, uma conquista que está mais próxima de ser alcançada, se unindo as outras, como o inicio da reforma geral da própria unidade, que iniciará com o novo telhado nos próximos meses, apenas o começo das ações que estão por vir.

"Todos nós, juntos, funcionários do HGVC, temos conseguido implantar novos serviços e melhorar muito os já existentes, e isso tudo só foi possível com muito trabalhado articulado com a Sesab, através do nosso secretário Jorge Solla, e do governador Wagner", destacou o diretor Geral da unidade, Gerardo Junior. "O HGVC continua o seu trabalho de forma intensa, participativa e planejada, reunindo sua equipe e consolidando os desafios alcançados e os que virão. Hoje é um grande dia para se comemorar", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário