sexta-feira, 26 de agosto de 2011

HGVC parabeniza psicólogos neste 27 de agosto

Luciana Monteiro, coordenadora do Serviço de Psicologia do HGVC

Estudar o comportamento do homem e induzi-lo a conhecer a si mesmo e a saber relacionar-se com os que estão á sua volta é uma exaustiva tarefa e ela se aplica a Psicologia. Esta econômica definição destes estudos diz pouco, mas traduz o trabalho deste profissional que trabalha com a alma do indivíduo.

Traduzindo este labor para a vida hospitalar e toda a sua complexa rede, ele ganha contornos mais delicados, pois a lida é com a mente e com o corpo, e com todo o sistema que envolve a saúde. Neste ambiente, a presença deste profissional, que acompanha as mais diversas realidades, pode ser o caminho para um conforto necessário voltado a quem atravessa momentos de enfermidade ou perda na família.

Segundo Luciana Freitas Monteiro, coordenadora do Serviço Psicológico do HGVC, o setor presta assistência ao paciente hospitalizado, “para lidar com suas angústias frente ao adoecimento, minimizando seu sofrimento e o de seus familiares, trabalhando os aspectos emocionais, decorrentes da doença e da hospitalização, promovendo uma melhor adesão ao tratamento”, explica.

O Serviço Psicológico, implantando em outubro de 2010, desenvolve atendimento em todos os setores de internamento do hospital, realizando avaliação e acompanhamento psicológico; orientação psicológica; preparo para condutas e procedimentos; acompanhamento psicológico pré e pós-cirúrgico e preparo psicológico para alta hospitalar.

O atendimento também se estende aos familiares dos pacientes hospitalizados, oferecendo suporte psicológico e orientação, além do apoio e aconselhamento aos funcionários, realização de atividades em grupo, promovendo a discussão e reflexão de temas específicos a partir das demandas geradas pelo trabalho.

“Temos hoje o reconhecimento do nosso trabalho a partir das constantes solicitações dirigidas ao setor”, salienta Luciana Monteiro que é auxiliada por mais três psicólogas voluntárias, que são Juralha Souza, Viviane Araújo e Tamiles Soares.

“O ambiente hospitalar não é fácil para enfermos e familiares e por conta disso, buscando minimizar o próprio impacto causado pela enfermidade, e para isso contamos este importante serviço, que tem sido muito fundamental para muitos usuários do HGVC. A nós do HGVC, em nome de todos os funcionários, os nossos parabéns a estes profissionais na passagem do seu dia”, parabenizou o diretor geral, Gerado Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário