quarta-feira, 10 de agosto de 2011

SÁBADO É DIA DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Programa Estadual de Imunização, realizará neste sábado (13), a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, com o objetivo de imunizar, no mínimo 95% das crianças menores de cinco anos (1.026.680 crianças). Estarão funcionando 8 mil postos (fixos e volantes) em todo o estado, com a atuação de 27.400 trabalhadores e voluntários, além da utilização de 2.500 veículos.

Na primeira etapa da campanha, realizada em junho, 98,59% das crianças foram vacinadas. Para a segunda etapa, a coordenadora do Programa Estadual de Vacinação, Fátima Guirra, espera que os pais e/ou responsáveis pelos menores compareçam em massa aos postos para que eles tomem a 2ª dose da vacina.

A vacinação será indiscriminada, independente do estado vacinal prévio em relação a qualquer vacina. Todas as crianças com idade entre 0 e menores de 5 anos de idade deverão receber a 2ª dose da vacina oral contra a poliomielite independente de tê-la recebido anteriormente.

Dados da Organização Mundial de Saúde demonstram que 26 países no mundo ainda registram casos de poliomielite, sendo quatro desses endêmicos: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Em 2010 ocorreram 1.286 casos no mundo.

Manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva e a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente é o objetivo do Ministério da Saúde para a realização da campanha anualmente no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário