terça-feira, 30 de agosto de 2011

Nutricionistas do HGVC são parabenizados pelo seu dia

Nutricionistas do HGVC: Ana Carolina de Aguiar, Liliane Cardoso, Luciene Teixeira e Sheila Nogueira

Por Maurício Sena e Ana Carolina de Aguiar Sirino

Em nosso país, o desafio do nutricionista em oferecer qualidade de vida por meio da boa alimentação passa basicamente pela questão cultural. Isso porque o brasileiro se alimenta mal, comprovado em pesquisa recente do IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde, que indicou que a população brasileira se alimenta inadequadamente, pois combina a tradicional dieta à base de arroz e feijão com alimentos altamente calóricos e pouco nutritivos.

Os dados da “Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil”, alerta que o consumo de frutas, legumes e verduras está abaixo dos níveis recomendados pelo MS (400 gramas/dia) para mais de 90% da população. Na contramão, a ingestão de bebidas com adição de açúcar (sucos, refrescos e refrigerantes) têm consumo elevado, sobretudo entre os adolescentes, que consomem o dobro da quantidade registrada para adultos e idosos, além de apresentarem alta frequência de consumo de biscoitos, linguiças, salsichas, mortadelas, sanduíches e salgados e uma ingestão menor de feijão, saladas e verduras.



A atuação do Nutricionista no HGVC

Nesse 31 de agosto, dia do nutricionista, está dado o desafio, que vem de longas datas, mas que obviamente estimula estes profissionais, como é o caso do nutricionistas que exercem sua profissão no Hospital Geral de Vitória da Conquista, cuja função é para cuidar dos internos com base nos princípios da Ciência da Nutrição.

O HGVC possui nutricionistas atuando em diversas áreas e conta com uma equipe de quatro profissionais atuando na área de Nutrição Clínica Hospitalar, que tem como atividades realizar histórico clínico e alimentar do paciente, determinar o diagnóstico nutricional e elaborar a prescrição dietética, além de fazer o acompanhamento nutricional durante todo o período de internação e orientações nutricionais no momento da alta hospitalar.


Professora Drª Analícia Rocha e as estagiárias do curso de Nutrição da UFBA

Cabe também ao nutricionista da clínica a prescrição de suplementos nutricionais e dietas enterais (alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes), prescrição de fórmulas infantis e acompanhamento da confecção destas dietas, além da distribuição entre os pacientes.

Segundo a coordenadora do Serviço de Nutrição Clínica, Luciene Oliveira Teixeira, o Serviço de Alimentação e Nutrição serve cerca de 1300 refeições diárias distribuídas entre as principais refeições (desjejum, almoço, jantar e lanches), atendendo aos servidores, pacientes e acompanhantes. “Contamos diariamente com três nutricionistas da área de produção, realizando planejamento, organização, direção, supervisão, avaliação e o controle higiênico-sanitário do Serviço de Alimentação e Nutrição (SAN), tendo como objetivo fornecer uma alimentação saudável e segura aos seus clientes”, explica Luciene.

Tâmara Guimarães, nutricionista do ID



O HGVC também conta ainda com a presença de um nutricionista na equipe de Internação Domiciliar (ID), responsável pelo acompanhamento nutricional de todos os pacientes do programa, orientando em domicílio toda a alimentação do paciente, seja por via oral ou sondas, inclusive realizando trabalho de reeducação alimentar com os mesmos.

Os convênios firmados entre o HGVC, UFBA e a FTC, de acordo com a coordenadora, propiciaram o início das aulas práticas e dos estágios de Nutrição Clínica e de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), trazendo profissionais com trajetória conslidada, mostrando o papel do nutricionista na área da docência.

“No decorrer dos anos houve avanços na área da Nutrição, demonstrando que o nutricionista é um profissional versátil e um aliado à qualidade de vida do indivíduo”, avaliou Luciene.

Para o diretor geral do HGVC, Gerardo Junior é de extrema importância que existam estes momentos para parabenizar e homenagear os profissionais da área de saúde. “No caso dos nutricionistas, não podemos esquecer sua relevante importância na recuperação de tantas pessoas que dependem do nosso sistema e a eles os nossos agradecimentos e felicitações pela data”, concluiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário