terça-feira, 2 de agosto de 2011

Semana de Aleitamento Materno

Seja um amigo do peito". Esse foi o tema escolhido pelo Ministério da Saúde para as atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que começou ontem (1º), até o próximo dia 7. A campanha de incentivo ao aleitamento materno, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria e secretarias estaduais e municipais de Saúde, tem uma mensagem especial para as mães, que é "Amamentar faz bem para o bebê e para você".

Na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da área Técnica de Saúde da Criança, realizou uma videoconferência amanhã (2), das 14 às 18 horas, com transmissão nos auditórios de videoconferência da Rede Educação e transmissão on line através do site do Instituto Anísio Teixeira (IAT): www.iat.educacao.ba.gov.br .

Voltada para profissionais de saúde que prestam assistência às crianças e alunos da área de saúde, a videoconferência enfocará o aleitamento materno sob o ponto de vista do médico, do enfermeiro, do nutricionista, do psicólogo e do cirurgião dentista, com a participação da pediatra Margareth Randam, da enfermeira Rita Calfa, da nutricionista Valderez Aragão, da odontológa Sandra Mello e da psicóloga Nara Cortês.

"ALIMENTO COMPLETO"

Instituída em 1991, pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), a Semana Mundial de Amamentação é comemorada em mais de 120 países, com o objetivo de sensibilizar profissionais de saúde e a população em geral para a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida. Segundo informações do Ministério da Saúde, o leite materno é considerado um alimento completo, que age como uma "vacina natural" ao proteger o bebê de diferentes doenças. Também melhora a saúde da mãe ao reduzir risco de diabetes e de câncer de mama e ovário. Por isso, especialistas recomendam que a alimentação nos primeiros seis meses de vida seja constituída exclusivamente de leite materno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário