quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Bahia é o 1º estado a aderir à Rede Cegonha

Será lançada na próxima sexta-feira (26), às 9h, no Centro de Convenções, a Rede Cegonha. Este programa é composto por um conjunto de medidas para garantir a todas as brasileiras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal, o parto e o pós-parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê. A Bahia será a primeira unidade federativa a fazer a adesão oficialmente ao programa.

Para isso, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde e o Ministério da Saúde realizarão o “Seminário Estadual de Atenção Integral à Saúde Materna e Infantil: Tecendo a Rede Cegonha”, que tem como objetivo iniciar o debate na Bahia sobre a conformação das Redes de Atenção à Saúde com especial destaque para a Rede Cegonha e informar as ações que serão implementadas pelo programa. A abertura do evento contará com as participações do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do governador, Jaques Wagner, e do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla.

A Rede Cegonha

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao pós-parto e às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis. A Rede Cegonha também tem como objetivo incentivar o parto normal.

Trata-se de um modelo que garante às mulheres e às crianças uma assistência humanizada e de qualidade, que lhes permite vivenciar a experiência da gravidez, do parto e do nascimento com segurança, garantindo o agendamento e realização das consultas e dos exames durante o pré-natal.

Através da ampliação do acesso e da melhoria da qualidade do pré-natal, da vinculação da gestante à unidade de referência e ao transporte seguro, da implementação de boas práticas na atenção ao parto e nascimento, incluindo o direito ao acompanhante de livre escolha da mulher no parto, da atenção à saúde das crianças de 0 a 24 meses, e do acesso às ações de planejamento reprodutivo.

A qualificação da atenção compreenderá a criação de novas estruturas de assistência, com a ampliação de leitos de cuidados intensivos adulto e neonatal para atendimento às gestantes e ao bebê, e acompanhamento das mulheres e reforço na rede hospitalar convencional, com o mote “Gestante não Peregrina”; ou seja, a garantia de sempre haver vaga para gestantes e recém-nascidos nas unidades de saúde.

Entre as novas estruturas estarão as Casas da Gestante e do Bebê, que darão acolhimento e assistência às gestantes de risco, e os Centros de Parto Normal, que funcionarão em conjunto com a maternidade para humanizar o nascimento.

Com a Rede Cegonha, também será garantido à gestante o direito ao transporte para a realização das consultas, dos exames e do parto. A mulher receberá vale transporte para as consultas e uma espécie de vale táxi para o momento do parto, garantindo o deslocamento da grávida até a unidade de saúde.

A Rede Cegonha também prevê a qualificação dos profissionais de saúde que darão a assistência adequada às gestantes e aos bebês. Serão capacitados os profissionais de saúde que atuam tanto na atenção primária como em serviços de urgências obstétricas. Além disso, haverá fomento de cursos de especialização de enfermagem obstétrica para a atuação junto com as parteiras tradicionais.

Centro de Parto Normal

Também na sexta-feira, às 8h30, Alexandre Padilha, Jaques Wagner, Jorge Solla e o fundador da obra social Mansão do Caminho, Divaldo Franco, inauguram, na instituição, o Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira. Para a abertura do centro, a Sesab entregou seis conjuntos para Parto PPP (pré-parto, parto e pós-parto). Cada conjunto é composto por cama de parto PPP, cavalinho, escada de ling (para alongamento), bola de Bobath (para exercícios), berço de acrílico, poltrona para acompanhante, biombo e mesa de cabeceira. Todos esses itens fazem parte do cenário de parto normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário