terça-feira, 29 de março de 2011

Grupo de Feridas: um diferencial do HGVC

O Grupo de Feridas do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), criado em novembro de 2007, vem utilizando a técnica ideal para o tratamento de feridas, em conjunto com curativos interativos de alta tecnologia, que juntos contribuem para uma cicatrização mais rápida, maior conforto do paciente, menor tempo de permanência no hospital e conseqüentemente diminuição dos custos.


O impacto do uso dessas coberturas especiais no tratamento de feridas é grande, daí a importância de o HGVC contar com um grupo especializado nas lesões de pele. Vale lembrar ainda, que é o esforço da equipe multidisciplinar (médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional e psicólogo) que faz a diferença no tratamento das lesões, enxergando o paciente de forma holística.

A equipe do Grupo de Feridas é composta pela enfermeira Adriana Andrade; pela médica infectologista Mônica Trindade e pelas técnicas de enfermagem Érica Viana, Glícia Vanda e Valéria Lima, que faz parte da equipe desde o surgimento do grupo.

Em 2010, o Grupo de Feridas teve a oportunidade de prestar assistência a 71 pacientes internados, cuidando dos mais variados tipos de lesões, como queimaduras, úlceras por pressão, síndromes de Fournier, úlceras venosas, erisipelas, feridas causadas por traumas, entre outras.

Durante o tempo em que os pacientes estão sendo acompanhados pelo grupo, são feitos vários registros fotográficos das lesões mediante prévia autorização, por escrito, do próprio paciente ou familiar. As fotos são utilizadas, dentre outras coisas, para a elaboração de um CD, entregue à família no momento da alta hospitalar.

O trabalho realizado é reconhecido pela maioria dos pacientes e acompanhantes, quando questionados sobre o que acham do Grupo de Feridas. “Eu acho o trabalho ótimo, até adquiri uma grande mãe e duas irmãs aqui. Primeiro, porque as meninas têm um prazer, uma satisfação enorme em trabalhar, a gente sente segurança, confiança, é uma coisa muito positiva. Falo muito bem das meninas pra todo mundo”, disse o paciente Eduardo da Silva Queiroz, internado na clínica Cirúrgica devido a queimaduras por choque elétrico.

“Gostei muito. Acho que fazem um trabalho muito bom, são dedicadas e responsáveis também. Minha irmã, que acompanhou mais, achou que melhorou, diminuiu de tamanho e profundidade a ferida” falou a senhora Carmem Cruz Silva Azevedo, filha de uma paciente internada na Clínica Médica, com úlcera por pressão na região sacra.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Mais de dois mil novos servidores da Saúde vão reforçar atendimento na Bahia

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) vai convocar até o final deste ano mais de dois mil novos servidores, aprovados no concurso público realizado em 2008. Somente nesta segunda-feira (28), no Centro de Convenções da Bahia, foram nomeados 535 médicos de 28 especialidades, como psiquiatria, cirurgia pediátrica, anestesia, otorrinolaringologia, oftalmologia, regulação e ortopedia. Segundo o secretário Jorge Solla, as nomeações vão acontecer até que seja substituído todo o quadro de profissionais contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Ele explicou que todas as 852 vagas para 54 cargos de nível médio e superior, inicialmente previstas no concurso, foram preenchidas no ano passado. O concurso abriu vagas para médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos veterinários, nutricionistas, odontólogos, psicólogos, sanitaristas, terapeutas ocupacionais, técnicos e reguladores de assistência em saúde. Com a ampliação no número de vagas, já foram convocados mais 400 profissionais com curso técnico e 535 com nível superior. Esses últimos nomeados nesta segunda-feira. No total, já foram contratados 1.785 novos servidores da Saúde, que vão trabalhar em hospitais estaduais em Salvador e no interior. “Já temos uma programação pronta e até o final do ano todos os contratos temporários que forem vencendo serão substituídos por concursados. Com isso estaremos ampliando o quadro de servidores efetivos”, ressaltou Solla. De acordo com Antônio Dórea, do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb/BA), a Constituição prevê que todo médico a serviço público deve ser concursado, “e a Bahia está cumprindo o determinado”. Estabilidade Para os representantes do governo estadual, o concurso é uma maneira de valorizar e qualificar os serviços públicos oferecidos à população, mas para quem participa é também conseguir a estabilidade profissional. A ginecologista Patrícia Nascimento Marques de Andrade, 37 anos, foi aprovada para médica reguladora e será responsável pela transferência de pacientes para os hospitais. Ela disse que este é o segundo concurso em que é aprovada – o primeiro foi em Santo Antônio de Jesus, onde atua como auditora de saúde. “A estabilidade é o que todo profissional deseja para sua carreira. Este é mais um sonho que estou concretizando, me efetivando no Estado. Em 2005, fiz residência médica em uma das unidades estaduais e gostei muito da dinâmica. É uma sensação de vitória ser aprovada e nomeada”, contou Patrícia.
fonte: ascom/sesab

quinta-feira, 24 de março de 2011

Equipe da Sesab faz visita técnica ao HGVC

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) recebeu visita técnica do diretor de Gestão da Rede Própria da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Paulo Barbosa, do diretor de Gestão Direta, José Walter; da subsecretária da Sesab, Suzana Ribeiro e da assessora técnica da DGRP, Angélica Araújo de Menezes. Os representantes da Sesab cumpriram uma agenda muito dinâmica, que teve como foco principal analisar a infra-estrutura, o funcionamento interno e os recursos humanos da unidade.

Desde o início de 2010, a Sesab planeja estratégias para melhorar a estrutura da unidade, aproveitando o espaço físico que a mesma oferece. Uma vez efetivada, esta medida vai atender uma grande demanda absorvida pelo HGVC, hospital de grande porte, que conta com profissionais capacitados, tecnologia de qualidade e oferece diversos tratamentos de saúde.

De acordo com o diretor de Gestão da Rede Própria, a visita feita pela equipe da Sesab no HGVC é um momento para conhecer a realidade local e estabelecer uma relação de maior proximidade com o hospital. "A reforma predial e a implantação da oncologia do HGVC é prioridade no planejamento desse ano. Sabemos do número de pacientes que são atendidos no hospital e para continuar oferecendo um serviço de qualidade temos que priorizar a melhoria das condições físicas, principalmente do setor de urgência e emergência", afirma o diretor.

O HGVC oferece, atualmente, condições técnicas satisfatórias para receber pacientes de traumas neurológicos, o que reforça a importância do hospital para região. A próxima meta é que o hospital também ofereça tratamento de oncologia, melhorando ainda mais a saúde de Vitória da Conquista e região.

"O HGVC é de extrema importância para a região sudoeste e localidades próximas. Por isso, mais do que nunca, temos que garantir que o atendimento continue com qualidade e rapidez, proporcionando à população melhores condições na área da saúde", conclui o diretor de Gestão Direta, José Walter.

Segundo Gerardo Junior, diretor geral do HGVC, o diálogo da diretoria da unidade com os gestores da Sesab tem sido contínua e a visita técnica das diretorias da Rede Própria e da subsecretária expressa esta sensibilidade quanto aos desafios a serem superados na unidade. "Estamos discutindo a saúde a partir dos mecanismos que compõem esse sistema, e temos encontrando apoio do Governo do Estado, da Sesab e também do município de Vitória da Conquista, para a efetivação dos projetos que tramitam na Sesab.

Saiba mais - A diretoria de Gestão da Rede Própria (DGRP) faz parte da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SAIS) e é responsável pelo acompanhamento das unidades públicas estaduais de assistência à saúde. Atualmente, estão sob sua responsabilidade 39 Hospitais, sete Centros de Referência e cinco Pronto Atendimentos, totalizando 51 unidades.

A DGRP está dividida em duas diretorias adjuntas, sendo a DIRPGD responsável pelas unidades sob gestão direta, e a DIRPGI responsável pelo acompanhamento das unidades sob gestão terceirizada ou por Organizações Sociais.

terça-feira, 22 de março de 2011

Estado intensifica ações para evitar transmissão da dengue tipo 4 na Bahia

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) identificou dois casos da dengue tipo 4 (DENV4) na Bahia e intensificou as ações para evitar a transmissão da doença. A DENV4 é proveniente da Venezuela e foi identificada pela primeira vez no Brasil em julho de 2010, no estado do Pará. Ela também circula no Piauí, Amazonas e Roraima.

Segundo a superintendente da Vigilância de Proteção à Saúde do Estado, Alcina Andrade, a DENV4 não é mais grave que os outros tipos da doença, mas representa risco, devido à vulnerabilidade da população, que ainda não teve contato com esse vírus.

“Temos uma população inteira suscetível a esse sorotipo. Por isso intensificamos as ações de controle e estamos chamando a atenção da população de que é preciso se manter alerta e se mobilizar, porque só assim conseguiremos evitar a proliferação. Além disso, o trabalho de rotina do programa de controle da dengue está sendo intensificado, com a aplicação de inseticida na área e a eliminação de criadouros do mosquito”, explicou Alcina.

Os dois homens que foram infectados, um de 27 anos e o outro de 30 anos, tiveram a forma mais branda da doença, foram atendidos e estão bem. Eles contraíram a doença em fevereiro e residem nos bairros de Tancredo Neves e Brotas. A Sesab informou que, por se tratar de casos novos, desde a confirmação da suspeita, técnicos do governo e da prefeitura estão em campo realizando uma investigação detalhada das ocorrências, para dimensionar a disseminação e evitar que a DENV4 se espalhe.

Para os especialistas, não é possível determinar como o novo vírus entrou no estado. “Com a dinâmica da vida moderna, onde há grande circulação de pessoas, as barreiras epidemiológicas não dão conta de evitar a chegada da dengue. O vírus vem dentro do corpo, muitas vezes sem sintoma aparente, e se espalha com o mosquito. O importante é que identificamos rapidamente a ocorrência na Bahia e estamos agindo para controlar a DENV4”, destacou o chefe-de-gabinete da Sesab, Washington Couto, que representou o secretário Jorge Solla na coletiva.

Redução no número de casos – Este ano, houve redução no número de casos de dengue no estado – até o dia 12 deste mês, foram notificados 9.584, contra 11.679 no mesmo período do ano passado, numa redução de 17,9%.

As cidades de Salvador, Barreiras, Irecê, Feira de Santana, São Gabriel, Porto Seguro, Gentio do Ouro, Jussara, Eunápolis e Central concentram 54% dos registros.

Nota de Falecimento

O Hospital Geral de Vitória da Conquista, em nome dos seus funcionários, vem manifestar seu sentimento de pesar pelo falecimento da funcionária Kátia Yamada, de 34 anos, na manhã do último domingo (20), em sua residência, em decorrência de infarto.

A notícia pegou a todos de surpresa e gerou comoção entre os todos os servidores. Que neste momento de perda, a família da querida colega Kátia possa encontrar conforto e paz.
Kátia Yamada era funcionária da Secretaria da Saúde do Estado, lotada no Hospital de Base, desde setembro de 2008 e completaria 3 anos de serviços prestados a Saúde em nosso município, nesta unidade.

No HGVC Kátia atuava como Técnica de Enfermagem na Maternidade e na Pediatria



Quinta-feira (24) é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose

“Todos juntos contra a tuberculose na luta pela eliminação. Levante esta bandeira” é o lema, este ano, do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que acontece todos os anos no dia 24 de março. As precárias condições de vida de muitas populações em todo o mundo ainda contribuem para alta ocorrência de casos e muitas mortes por causa da tuberculose. O mais recente relatório da Organização Mundial de Saúde, divulgado no final de 2010, revela que em 2009 foram notificados 5,8milhões de casos de tuberculose no mundo e 75.040 no Brasil. Na Bahia, em 2010, foram registrados 5.393 casos novos e 365 mortes óbitos.

Para chamar à atenção da sociedade em geral, no período de 21 a 25, em todas as regiões do estado, serão realizadas atividades que promovam o conhecimento da doença, tendo como objetivo mobilizar os compromissos políticos e sociais, sensibilizar a comunidade sobre o peso da doença, evidenciando a situação de controle e prevenção nacional, estadual, regional e local.

segunda-feira, 14 de março de 2011

HGVC realiza oficina de planejamento

O Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC realizou nesta sexta e sábado, dias 11 e 12, a reunião de programas de planejamento organizacional. Durante o encontro, cada uma das coordenações administrativas do hospital apresentou suas necessidades e expectativas para 2011, sugerindo melhorias e divulgando o planejamento anual de cada área específica.

Na abertura, o diretor administrativo do HGVC, Luiz Flávio Andrade, parabenizou todos os coordenadores pelo trabalho realizado. “O planejamento é desenvolvido por todas as coordenações e conta com o apoio de toda a equipe do HGVC. É uma ferramenta que contribui de maneira fundamental para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde”, declarou o diretor.

A apresentação dos planejamentos teve como base conhecimentos e técnicas de gestão, visando melhorar o serviço prestado pelo HGVC e atender todas as suas demandas. "Sabemos da necessidade de fazer um planejamento e de dar assistência e suporte para que todos os setores cumpram suas metas. Dessa forma, é possível viabilizar a qualidade das coordenações, permitir a formulação de estratégias e, consequentemente, garantir benefícios na área de saúde", afirmou a coordenadora de Recursos Humanos e uma das responsáveis pela organização do evento, Eliude Tanan.

Os profissionais que participaram do encontro também foram capacitados para utilizar as técnicas adequadas de planejamento administrativo e receberam informações sobre técnicas de gestão, e políticas em âmbito hospitalar. O coordenador de Contratos, Rudival Maturano, participou do evento e afirmou que a modernização do processo de planejamento fortalece ainda mais as coordenações administrativas. "Essa nova proposta nos permite desenvolver uma atividade mais rápida, além de promover a interação entre os diversos setores da unidade", acrescentou o coordenador.

No próximo dia 25, os trabalhos serão finalizados e apresentados para todos os setores. "Devemos sempre motivar e criar estratégias que melhorem nossa administração, pois sabemos que é essencial ampliar a produtividade do HGVC", concluiu o diretor geral, Gerardo Azevedo.

sábado, 12 de março de 2011

Eleita a nova diretoria do Cremeb

Os conselheiros que compõem a nova diretoria do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) acabam de ser eleitos em sessão plenária. O conselheiro José Abelardo Meneses será o novo presidente do Cremeb, tendo como vice a conselheira Teresa Maltez, e os conselheiros Jorge Cerqueira como 1º secretário, Hermila Guedes como 2ª secretária, Luiz Carlos Borges como tesoureiro, Marco Antônio Almeida como corregedor, e José Augusto da Costa e Maria Lúcia Bonfim Arbex como 1º e 2ª vice-corregedores.

A eleição contou com a participação de 35 conselheiros, e a chapa única foi eleita com 91% dos votos. Os eleitos tomam posse no dia 31 de março, após as atividades do VII Seminário sobre Responsabilidade Médica, no Hotel Pestana, em Salvador. A gestão dura até o fim do mandato dos atuais conselheiros, em 30 de setembro de 2013.

Para o presidente eleito, José Abelardo Meneses, o apoio dos colegas reforça a integração entre os conselheiros e o reconhecimento do trabalho que vem sendo feito. "Agradeço a ampla manifestação de confiança dos conselheiros, neste momento, assim como no momento de composição da nossa chapa. Aceitamos o desafio de dirigir o Cremeb nestes 30 meses de forma otimista, pois estamos certos de que com trabalho, dedicação, harmonia e superação, certamente cumpriremos nosso dever de servir à Medicina e à sociedade baiana" - declarou.

O conselheiro Jorge Cerqueira, que transferirá o cargo após duas gestões como presidente, está satisfeito com o resultado das eleições e com a passagem do cargo ao seu atual vice. "O conselheiro Abelardo Meneses tem todos os títulos que o qualificam para exercer uma presidência digna, e elevar ainda mais o conceito do Cremeb". O conselheiro Federal Jecé Brandão, que também faz parte do Cremeb, aproveitou a ocasião para ressaltar o sucesso da gestão que se encerra em abril. "O conselheiro Jorge Cerqueira honrou a luta dos colegas que, desde 2001, assumiram e mantêm o compromisso de elevar o padrão do exercício da medicina no estado e defender os interesses da categoria" - relatou ao fim do pleito.

O médico Antônio Jesuíno dos Santos Netto, ex-conselheiro da casa, membro da Câmara Técnica de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo, profissional altamente participativo nas atividades do conselho, foi convidado para assistir ao processo eleitoral.

sexta-feira, 11 de março de 2011

HGVC: balanço do período de carnaval

O atendimento no Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC durante o carnaval de(05 a 09 de 2011) foi tranquilo. Duzentas e dez pessoas receberam todos os atendimentos necessários no pronto socorro da unidade: 17 por acidentes automobilísticos; 03 por arma de fogo; 02 por arma branca e 02 vítimas de agressão física.

De acordo com a coordenação de enfermagem do HGVC, neste período foram registrados 18 óbitos, sendo três deles por morte violenta.

Direção Geral / Ascom HGVC

http://www.hospitalregionalvc.blogspot.com/

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia da Mulher - Homenagem do Hospital de Base

Mosaico da Mulher
Homenagem do HGVC, neste 08 de março, às nossas companheiras de luta diária.












Oração para o Dia Internacional da Mulher

Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana.

Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro.

Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande. Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida.

Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada.

Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano.

Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida.

Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade.

(G.Quablini)

sábado, 5 de março de 2011

Suzana Ribeiro, Subsecretária Estadual de Saúde confirma investimentos para o HGVC

Cerca de R$ 800 mil serão investidos na infraestrutura do hospital, conforme o projeto de reforma que tramita na Sesab

No final da tarde desta sexta-feira (04), a Subsecretária de Saúde do Estado da Bahia, Suzana Ribeiro, visitou o Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC. O objetivo da visita foi avaliar a infraestrutura do hospital e discutir possíveis mudanças que vão otimizar o atendimento e garantir melhor qualidade para a saúde dos conquistenses e da população de regiões próximas.

De acordo com Suzana Ribeiro, uma das prioridades da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia/Sesab é expandir e aperfeiçoar o HGVC, dotando a unidade de uma estrutura adequada para melhor atender os pacientes, de forma organizada, rápida e eficaz. O projeto de reforma do hospital está sendo avaliado em conjunto com a Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista. “A participação dos mais diversos órgãos é essencial para que tenhamos um projeto amplo e que atenda as expectativas da população”, defendeu Suzana. A subsecretária aproveitou para destacar o empenho da direção do HGVC e de toda a equipe de profissionais para alcançar melhorias no serviço prestado à comunidade.

”Serão investidos cerca de R$ 800 mil nas instalações do hospital . O investimento vai gerar mudanças significativas, proporcionando mais qualidade nos serviços prestados e bem-estar para os pacientes”, anunciou a subsecretária.

Para tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor e atender a crescente demanda que o hospital recebe, ficou definido que a ampliação do Pronto Socorro e da Unidade de Terapia Intensiva/UTI também serão agilizadas. Segundo Suzana Ribeiro, o HGVC cresceu e, graças a isso, se torna necessário superar novos desafios. “As necessidades existem, mas não são obstáculos para aperfeiçoarmos o nosso trabalho. Aumentaremos nos próximos anos a capacidade de atender números ainda maiores de pacientes, garantindo mais qualidade na saúde”, assegurou a subsecretária.

O diretor geral do HGVC, Gerardo Júnior, avaliou a vinda da subsecretária como uma demonstração do compromisso do Governo do Estado com a saúde pública e com todos os projetos encaminhados a Sesab. "Confiamos na qualidade, na melhoria da infraestrutura, e na qualificação dos recursos humanos, através da formação e especialização dos profissionais de saúde", destaca o diretor. Gerardo afirma que a visita de Drª Suzana para o hospital é excelente, pois ela foi secretária de saúde de Vitória da Conquista por mais de seis anos e conhece muito a nossa realidade, e da região sudoeste.

"Tenho certeza que esta permanente parceria, HGVC, Sesab e o Município de Vitória da Conquista se consolida cada vez mais, gerando bons frutos para todos", concluiu o diretor. A secretária de saúde de Vitória da Conquista, Márcia Viviane Araújo, o diretor administrativo do HGVC, Luiz Flávio, o auditor André Luis Moraes de Souza e a assessora técnica do HGVC, Milena Rebouças Andrade também acompanharam a visita.

sexta-feira, 4 de março de 2011

HGVC não altera a rotina de atendimento nesse carnaval


O Pronto-Socorro do Hospital Geral de Vitória da Conquista/HGVC estará realizando atendimentos durante o período do carnaval. Apesar da demanda diminuir, por conta do município não ter as festas de carnaval, mesmo sabendo que a demanda diminuirá, as escalas médicas continuarão, com o intuito de atender a população.

Os atendimentos deverão ser mantidos, desde traumas de maior e menor grau. O que demonstra que, mesmo sendo um hospital para atender casos de alta complexidade, continua sendo referência para a atenção básica, desempenhando o papel essencial de uma unidade de saúde: salvar vidas.

Por conta das festas de carnaval atendimento clínico diminuiu, queda natural em função desse período. “O número de pacientes que procuram o HGVC diminui, mas isso não implica nos nossos serviços, ou seja, estamos cumprindo escalas médicas rotineiras, e isso perpetua o ano inteiro”, concluiu o clínico geral e coordenador do pronto socorro, Evandro de Oliveira Moreira.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Diretor do HGVC concede entrevista ao "Conquista de Todos"



















O diretor do Hospital Geral de Vitória da Conquista, Gerardo Junior, concedeu nesta quinta-feira (03), entrevista ao programa de rádio Conquista de Todos, apresentado pelo jornalista Elton Becker.

O diretor falou do planejamento para 2011; das ações e programas desenvolvidos; dos indicadores nas áreas de cirurgia e bioimagem e dos projetos de reforma e ampliação da unidade.

Gerardo falou ainda da necessidade de se discutir saúde pública de forma responsável, com toda a população e citou como exemplo a postura de programas como o Conquista de Todos, dentre outros, cuja condução sobre temas de interesse da sociedade são tratados com seriedade.

Ao final do programa, alertou a todos para o período do carnaval, principalmente aos que vão pegar a estrada. Acompanhe na entevista a seguir.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Emiliano destaca avanços na área de saúde de Vitória da Conquista

“Vitória da Conquista tem hoje uma das melhores estruturas de saúde pública do Brasil e o município é reconhecido nacionalmente pela qualidade dos serviços oferecidos à população”, destacou o deputado Emiliano José (PT-BA) em discurso na Câmara Federal, na terça-feira (1º).

Segundo o parlamentar, o município tem também a menor taxa de mortalidade infantil do Nordeste e toda criança tem vaga na escola, merenda e transporte escolar garantidos. “É um Município onde não nasce mais criança com o vírus da AIDS e o único do interior da Bahia que mantém um Hospital Público Materno Infantil com UTI Neonatal. O governo municipal busca manter os avanços e, se possível, superar-se a cada dia”.

Emiliano lembrou que, até 1996, Vitória da Conquista tinha uma Prefeitura fechada à participação popular. E que, a partir de 1997, quando o PT assumiu o governo, passou a haver todo um esforço para aproximar a administração dos verdadeiros interessados, que são os habitantes do município.

Prêmio nacional da área de saúde

“Vitória da Conquista tornou-se um município atraente para negócios e apresenta os melhores índices do Nordeste e do Brasil em dinamismo econômico, redução da mortalidade infantil, justiça social e desenvolvimento humano. Conquista é o único município do interior da Bahia que tem residência médica, com o sistema de saúde que o Prefeito Guilherme Menezes vem construindo com obstinação. Ao todo, são 8 hospitais e 32 clínicas atendendo pacientes de 76 municípios da Bahia e Minas Gerais”, acentuou.

O deputado recordou ainda que, em 2010, Vitória da Conquista recebeu o mais importante prêmio nacional da área de saúde. A 10ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças selecionou 27 trabalhos dos 500 inscritos. Vitória da Conquista foi eleita por um júri popular como a melhor experiência no Brasil.

Emiliano concluiu dizendo que Conquista, apesar da escassez de recursos, tem feito milagres. “E o faz, especialmente na saúde, por conta dos compromissos profundos da administração do PT com todo o povo do Sudoeste Baiano. O Prefeito Guilherme Menezes, que é médico, conhece as dores do povo. E por isso a política de saúde de Vitória da Conquista tem se voltado com tanto carinho para tornar a saúde um direito de todos verdadeiramente”.

Fonte: emilianojose.com.br

HGVC terá novos profissionais de saúde


O Hospital Geral de Vitória da conquista/HGVC finalizou o mês de fevereiro convocando profissionais de saúde. Classificados do concurso realizado pela Secretaria Administrativa do Estado da Bahia/Saeb, edital 02/2008, os profissionais integrarão a equipe do HGVC, logo após o processo de admissão. Foram convocados 18 profissionais de quatro áreas: 14 médicos, 02 enfermeiros, 01 fisioterapeuta e 01 nutricionista.

Com as novas contratações, o HGVC passa a contar com mais uma equipe de profissionais capacitados, para atender ainda melhor a população de Vitória da Conquista e regiões vizinhas. A necessidade de garantir um atendimento de qualidade, estimula o HGVC a criar um serviço individualizado e comprometido, buscando sempre resultados positivos.

Segundo a coordenadora do Recursos Humanos/RH, Eliude Tanan, as novas contratações representam uma nova fase para o hospital. “Estamos sempre procurando melhorar o nosso trabalho, seja na estrutura física em tecnologia e, claro, na contratação de novos profissionais voltados à saúde", concluiu.

terça-feira, 1 de março de 2011

Suzana Ribeiro assume subsecretaria da Sesab

Tomaram posse na manhã de ontem (28), na Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a subsecretária de Saúde, Susana Ribeiro, ex-presidente do Conselho de Secretário Municipais de Saúde (Cosems) e ex-secretária de Saúde do município de Vitória da Conquista, e os novos superintendentes, Alfredo Boa Sorte, na Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (Saftec) e Gisélia Santana, na Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Sais).

Fonte: Ascom/Sesab

HGVC tem projeto para ampliar o pronto atendimento




Diretor Gerardo Jr. discute ampliação do HGVC com técnicos da SESAB




O diretor do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), Gerardo Júnior, retornou de Salvador nesta semana, onde participou de uma série de reuniões na Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), com o objetivo de acelerar processos que vão garantir mais recursos para a unidade. Entre as solicitações que estão sendo analisadas pelos técnicos da Sesab estão a reforma e ampliação do Pronto Socorro, cujo projeto se encontra no Ministério da Saúde (Qualisus) e um novo plano diretor para o HGVC, que engloba o aumento do número de leitos de clínicas médica, cirúrgica, pediátrica, na perspectiva de adequar o hospital para a implantação da oncologia e reforma geral do hospital.
"O Hospital de Base de Vitória da Conquista tem sido contemplado com muitas ações do Governo Estadual, por meio da Sesab, e é muito importante a busca permanente por mais serviços e melhorias para o SUS, na unidade", afirma o diretor Gerardo.

O Hospital de Base é a única unidade referenciada em neuro trauma e de diversas enfermidades que acometem a população da região sudoeste. A unidade recebe, em média, 200 pessoas diariamente apenas no Pronto Socorro, vindas de mais de 80 municípios. "Atendemos a uma população de mais de 2 milhões de habitantes e mesmo com esta grande procura, a unidade garante o atendimento a todos os usuários, pois estes buscam o atendimento porque sabem que serão atendidos”, , informou Evandro Oliveira, Coordenador Médico do Pronto Socorro.

Nos últimos anos, o Hospital de Base alcançou importantes números e recentemente, conseguiu superar até em quatro vezes alguns indicadores. A fila de espera para cirurgias reduziu de forma significativa, sendo registrados mais de 4 mil procedimentos cirúrgicos ano passado. Os números cresceram também nos serviços de bioimagem, como raio X, tomografia, endoscopia, mamografia e ultrasonografia.

Programas do governo do Estado tornaram Vitória da Conquista referência, como o Internamento Domiciliar, que garante uma equipe de profissionais de saúde na casa do usuário, tratando de várias enfermidades, com capacidade para atender até 60 pessoas mensalmente, e que em dois anos já prestou atendimento para mais de 280 pessoas.Esta ação garante conforto, comodidade e rápida recuperação, além de reduzir o fluxo de atendimento na própria unidade.

O Hospital de Base é referência ainda nas ações da Comissão Intra Hospitalar de Captação e Doação de Órgãos e Tecidos, programa que possui os melhores números do interior do Estado, com mais de 200 captações de córneas e mais de 25 captações de múltiplos órgãos. Esta atuação dedicada e continuada já melhorou e salvou vidas de mais de 200 pessoas.

"Estes são números que mostram o comprometimento do governo Estadual, da Sesab e também da gestão da unidade. Estamos trabalhando para melhorar a cada momento, garantindo, além do atendimento que já acontece, mais qualidade e mais serviços", concluiu Gerardo Jr.