terça-feira, 28 de agosto de 2012

Mutirões da Sesab viabilizarão cirurgias bariátrica e plástica reparadora

Na oportunidade, será lançado edital para credenciamento de serviços para um mutirão de cirurgias plásticas reparadoras, voltado para o atendimento de pacientes já submetidos à cirurgia bariátrica, e que tem indicação para esse tipo de procedimento. Com os dois mutirões, a Sesab deverá beneficiar em torno de 600 pacientes que se encontram em fila de espera.

 
O período previsto para execução do mutirão de cirurgias bariátricas é de um ano, e a expectativa é atender 100% da fila de espera do Estado, reduzindo a morbidade/mortalidade decorrente de doenças causadas ou agravadas por excesso de peso. As cirurgias envolvem recursos estimados em cerca de R$ 2,39 milhões.
 
Bariátrica
 
O mutirão de cirurgia bariátrica deverá viabilizar a realização de 300 cirurgias. O procedimento é destinado ao tratamento da obesidade e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ele, e indicada quando o tratamento conservador se mostrar insuficiente. Entre 2007 e o ano passado, o Cedeba encaminhou 669 pacientes para cirurgia bariátrica.
 
Os dados atuais relacionados à obesidade são considerados alarmantes: o número de obesos no Brasil e no mundo vem crescendo com muita rapidez. Pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou que o aumento da obesidade é um problema que atinge dezenas de países. Estima-se que a taxa de mortalidade entre os obesos é 12 vezes maior em adultos, entre 25 e 40 anos, quando comparada a indivíduos de peso normal.
 
Com relação à cirurgia plástica reparadora, a médica Teresa Arruti, coordenadora do Núcleo de Obesidade do Sesab, revela que existem em torno de 330 pacientes já submetidos à cirurgia bariátrica, acompanhados no pós operatório na unidade, e muitos precisam ser submetidos à retirada de excesso de pele decorrente do emagrecimento.
 
Fonte: www.saude.ba.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário