terça-feira, 28 de agosto de 2012

NEP comemora sucesso de Oficina de Acompanhamento Pedagógico no HGVC

A Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), por meio da Coordenação de Integração da Educação e Trabalho na Saúde (CIET), realizou na semana passada, no Hospital Geral de Vitória da Conquista, as Oficinas de Acompanhamento Pedagógico com estagiários e supervisores do programa "O cotidiano do SUS enquanto princípio educativo".

A oficina, voltada para estagiários e supervisores técnicos, teve como objetivo acompanhar os processos de aprendizagem dos estagiários na rede Sesab e foram agendadas junto ao Núcleo de Educação Permanente da unidade, reunindo estudantes de escolas de ensino superior dos cursos de enfermagem, fisioterapia, farmácia, medicina, nutrição e psicologia.

A proposta contida no processo de supervisão reconhece a dimensão coletiva como de suma significância para a formação das profissões na área de saúde e como aspecto fundamental para o processo de profissionalização de alunas e alunos. O espaço é também uma estratégia de socialização da aprendizagem e de trabalho com a dimensão coletiva das individualidades.

O estágio ocorre em consonância com a Lei Federal Nº11.788, de 25 de setembro de 2008, e Decreto Estadual Nº 11.342, de 1º de dezembro de 2008. Tem duração máxima de um ano, obedecendo ao regime de 20 horas semanais, mediante contraprestação pecuniária, a título de Bolsa Estágio, não gerando vínculo empregatício.

Na avaliação de Valdenice Rocha, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do HGVC, a experiência compartilhada por este grupo confirma que o processo de formação da aprendizagem busca cada vez mais formas interativas e participativas, com o objetivo de despertar o elemento ativo e criador, permitindo possibilidades para a promoção e construção do conhecimento. "A questão da formação da aprendizagem nos faz reconhecer que o processo de aprender e ensinar implica em instaurar propostas onde o aluno passa a ser o ator, o sujeito participativo e que precisa interagir com o professor e colegas para que o conhecimento seja um objeto a ser construído e elaborado".


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