Em sua primeira formação, a coordenação da UTI 1 era composta pelos médicos Luiz Cláudio Carvalho (coordenador), Marco Antônio (diarista) e pela enfermeira Isabela Fontes. Atualmente, respondem pelos cargos, respectivamente, os médicos Sandro Bahia Marchesini, Wesley Burgos e Ana Clara Mendes.
Maior UTI pública da região sudoeste da Bahia, sendo responsável por atendimento de pacientes críticos até do norte de Minas Gerais, a UTI 1 possui equipe formada por médico, enfermeiros e fisioterapeuta, todos intensivistas experientes, e conta com o apoio de equipe multidisiciplinar, como neurocirurugia, cirurgia geral, nutricionista, endocrinologista e cardiologista.
Segundo o coordenador geral da UTI 1, Sandro Bahia, a unidade, para o que se propõe, tem boa resolutividade, com nove leitos, e oferecendo suporte a pacientes na área de neurointensivismo, cardiointensivismo, politraumas e pacientes críticos de uma maneira geral.
Os principais avanços dos últimos anos foram a ampliação da UTI, associada à experiência da equipe e a implantação de protocolos usados largamente em todo o país, "tornando-a segura e confiável", ressalta Marchesini, lembrando ainda que o uso de novos ventiladores artificiais micro processados otimizou o atendimento a pacientes críticos.
Sandro Bahia lembra que a unidade foi inaugurada em 2002 e teve profissionais importantes, que solidificaram a imagem da UTI 1 como um serviço de referência a pacientes críticos na região, caso do então diretor geral Joás Meira e o coordenador Luiz Cláudio Carvalho. "Hoje, estamos ao lado de profissionais como a coordenadora de Fisioterapia, Graziele Costa, a coordenadora de enfermagem Ana Clara, e contamos com o apoio da direção Geral, por meio de Milena Andrade e de todos os outros profissionais que atuam nesse serviço, que procuramos manter no mais alto nível", concluiu.
Na opinião da diretora geral do HGVC, Milena Rebouças Andrade, a UTI 1 é um equipamento que tem prestado grandes serviços à comunidade, "e nestes dez anos de história salvou muitas vidas", concluindo que o HGVC está prestes a viver um momento especial de melhorias em sua infraestrutura, e que a UTI 1 terá ampliada sua qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário