quarta-feira, 12 de maio de 2010

HGVC realiza primeira cirurgia de aneurisma em Vitória da Conquista

Primeira paciente com um aneurisma, operada no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), a senhora M. N. S. (40), saiu acordada do centro cirúrgico, após ser submetida ao procedimento que durou 4h, recebendo alta 72h depois. Este foi o resultado positivo da primeira cirurgia de aneurisma em Vitória da Conquista, realizada no HGVC, na semana passada, procedimento feito pelos médicos Antônio Roberto Campos Junior e Gustavo Bilate Porto Souza, pertencentes ao quadro de neurocirurgiões da unidade.

Segundo o neurocirurgião Gustavo Bilate, a paciente apresentou hemorragia subaracnóide aguda, manifestada clinicamente por cefaléia intensa e incapacitante e perda da consciência, e que o tratamento cirúrgico, com todo o processo de neuroanestesia e tratamento cirúrgico microcirurgia vascular para clipagem de aneurisma cerebral, durou cerca de 4h.

"A paciente já saiu acordada no pós-operatório imediato, sem déficit neurológico e foi encaminhada a UTI para tratamento intensivo e pós-operatório por 24h, e recebeu alta 72h depois", afirmou Bilate. Segundo informações obtidas por familiares a paciente encontra-se bem, recuperando-se a cada dia e se alimentando adequadamente.

O procedimento só foi possível após a aquisição de material cirúrgico necessário para realização, disponibilidade de vaga em UTI e anestesista para a realização de cirurgia eletiva. Segundo Bilate, com a reestruturação dos serviços clínicos UTI, anestesiologia e também de infra-estrutura da unidade como serviços de fisioterapia, enfermagem e fonoaudiologia, o HGVC estará capacitado para realização de outras intervenções desta natureza de acordo com cada caso clínico/cirúrgico.

Segundo Gerardo Junior, diretor da unidade, esta é mais uma conquista para a população, graças ao empenho do governo do estado, via Secretaria da Saúde, que tem dado todo o suporte necessário para a realização de procedimentos desta natureza. "Isto significa mais facilidade na vida do usuário, que recebe em seu próprio município o tratamento, facilitando inclusive sua total recuperação", avaliou. O diretor ressalta que é "mais um serviço inédito implantado no HGVC, e que muitos pacientes chegavam a esperar por seis meses por esta cirurgia e que esta realidade começa a mudar", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário