sexta-feira, 28 de maio de 2010

Dia Mundial sem Tabaco tem foco principal nas mulheres

A Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu esse ano o tema Tabaco e Gênero, com ênfase no tabagismo feminino, para as ações do Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, com o objetivo de alertar sobre as estratégias que a indústria do tabaco utiliza para atingir o público feminino e os males que seus produtos causam à saúde da população e ao meio-ambiente. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) está desencadeando uma campanha, com o slogan "Mulher, você merece algo melhor que o cigarro!".

Na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado, através do Programa de Controle do Tabagismo, está desenvolvendo uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial sem Tabaco, entre elas o envio do Manual de Orientações, elaborado pelo INCA, para as diretorias regionais de Saúde (Dires) e secretarias municipais de Saúde. Na próxima segunda-feira, dia 31, a partir de 14 horas, na Biblioteca Central dos Barris, o pneumologista Francisco Hora, do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, profere para sobre o tema "A Mulher e o Tabagismo".

Ainda no dia 31, a Sesab estará realizando um "papo" interativo, com distribuição de material educativo, das 11h30min às 14 horas, no restaurante do Sesc, no Comércio, e apoiando o VIII Simpósio Anti Tabagismo, no Hospital Aristides Maltez, e o evento Salvador Saudável, iniciativa da secretaria municipal de Saúde de Salvador, que acontecerá na Praça da Piedade, das 9 às 12 horas.

DADOS PREOCUPANTES


De acordo com a OMS, o controle da epidemia do tabaco entre as mulheres é parte importante de qualquer estratégia global na promoção da saúde, e o Dia Mundial sem Tabaco será destinado a chamar atenção para os efeitos nocivos do tabaco em relação às mulheres e meninas. Ainda conforme dados da OMS, as mulheres representam cerca de 20% dos fumantes no mundo, ou seja, mais de um bilhão, e enquanto a prevalência de fumantes homens atingiu o pico, as taxas do sexo feminino estão em ascensão.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Teresinha Paim, revela que mulheres fumantes de dois ou mais maços de cigarro por dia tem 20 vezes mais chances de morrer de câncer de pulmão do que as mulheres que não fumam, e que o tabagismo também está associado ao câncer de colo de útero, 2º tipo mais comum de câncer entre as brasileiras.

O pneumologista Francisco Hora, do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, explica que independente do sexo, o tabagismo é uma doença crônica, causada pela dependência do tabaco, e que os produtos derivados do tabaco, especialmente os cigarros, são construídos para criar e manter dependência química nos consumidores. Ainda conforme o pneumologista, o fumo é responsável por cerca de cinco milhões de mortes por ano no mundo e, de acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2005 os custos totais do SUS atribuídos ao tabagismo só com hospitalizações de alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias foram de R$ 338.692.516,02, ou seja, 36% do custo total das hospitalizações com câncer foram relacionadas ao tabaco.

OUTRAS ATIVIDADES

Buscando alcançar o público feminino, técnicos do Programa Estadual de Controle do Tabagismo realizaram ontem (27), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, no Engenho Velho de Brotas, para cerca de 150 lavadeiras de lavanderias comunitárias. Hoje, durante todo o dia, está sendo distribuído material educativo para funcionários da Secretaria de Educação e Cultura, no Centro Administrativo da Bahia. No próximo domingo, dia 30, durante a campanha de vacinação contra meningite, serão distribuídos folderes, chamando atenção para os problemas causados pelo tabagismo.

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário